TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Circulatório

Tese: Sistema Circulatório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  Tese  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  1.124 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema Circulatório

Conceito e Constituintes:

Sistema Circulatório

Conceito e Constituintes:

Compreende um circuito fechado de vasos que através do sangue leva oxigênio e nutrientes a todas as células do corpo, retirando destas, produtos tóxicos para que sejam eliminados. Neste sistema encontramos um órgão central que é o coração; um sistema vascular sanguíneo, representado por artérias, arteríolas, capilares, vênulas, veias; auxiliando esse sistema vascular, há o sistema vascular linfático, constituído por capilares linfáticos, vasos linfáticos e ductos linfáticos. Os elementos figurados do sangue são produzidos pela medula óssea, pelo timo (quando criança), linfonodos e baço.

Bases Anatômicas da Pequena e Grande Circulação:

A pequena circulação, também chamada de circulação funcional ou pulmonar, tem início no ventrículo direito, através da artéria pulmonar. Esta sofre sucessivas ramificações até se capilarizar. Estes capilares, em contato com os milhões de alvéolos pulmonares, permitem uma troca gasosa denominada de hematose ou respiração externa. Após este fenômeno, os capilares confluem e formam quatro veias pulmonares que desembocam no átrio esquerdo.

A grande circulação, também chamada de circulação nutridora ou sistêmica, tem início no ventrículo esquerdo através da artéria aorta, esta sofre sucessivas ramificações até se capilarizar. Estes capilares, em contato com as diversas células do corpo, permitem a troca de nutrientes por escórias, fenômeno denominado de respiração interna. Após este fenômeno, os capilares confluem e formam três vasos: veia cava inferior (drena a metade inferior do corpo), veia cava superior (drena a metade superior do corpo) e o seio coronário (drena o coração), que desembocam no átrio direito.

Observação: Artéria irriga (vaso centrífugo), veia drena (vaso centrípeto).

Curso de Flebotomia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com