TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Limbico

Ensaios: Sistema Limbico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Límbico é a nomenclatura atribuída às estruturas cerebrais que coordenam o comportamento emocional e os impulsos motivacionais. Por ser um sistema, é composto por varias estruturas localizadas na base do cérebro.

Centralmente localiza-se o hipotálamo e este é envolvido por estruturas como: o septo, a área paraolfatória, o epitálamo, núcleo anterior do tálamo, porções dos núcleos da base, o hipocampo e a amígdala, ou corpo amigdalóide. Estas são envoltas por um anel cortical, nomeado como lobo límbico (de limbo, contorno) por Paul Broca, em 1878, subdividido em córtex orbitofrontal, giro subcaloso, giro cingulado, giro parahipocâmpico e uncus.

A partir do estudo de algumas das funções das estruturas do sistema límbico é possível observar que as emoções não são apenas respostas dos estímulos externos, mas possuem interferência na função metabólica do nosso organismo - diversas interações entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, promovendo as interações das percepções córticocerebrais com o hipotálamo - e as demais estruturas e principalmente pela interconexão de funções, e por isso a grande interferência de um abalo emocional em uma função visceral. Torna-se mais fácil entender, também, que muitos distúrbios emocionais graves resultam em afecções viscerais, sendo um exemplo clássico o caso das úlceras gástricas e duodenais.

O ser biológico e portanto o ser humano também é definido pelo que é e pelo que faz.

Considera-se que um ser humano está vivo, quando está em atividade biológica, física, química e elétrica e mais recentemente eletromagnética. Todos estes fenômenos devem trabalhar em conjunto para que a vida possa existir, e tanto é assim que para definirmos a morte de um indivíduo, determinamos se há ou não morte cerebral ou seja, investigamos com auxílio da semiologia e de exames subsidiários quais são as condições da vascularização cerebral, atividade reflexa de tronco cerebral e atividade elétrica cerebral.

As diferentes partes do corpo precisam funcionar em conjunto. Para realizar estas funções, o corpo humano depende de mecanismos de coordenação e controle das suas funções orgânicas, e que entram em ação o tempo todo, dependente ou independente da nossa vontade. Quase todo o mecanismo de coordenação e controle das funções orgânicas funcionam graças ao Sistema Nervoso (SN).

Marguerite Maury (1989) observou que os óleos essenciais afectam diretamente a consciência, a qual influencia diretamente o comportamento, segundo as suas observações o poder de percepção, com o estimulo das moléculas aromáticas, torna-se mais claro e mais apurado - podem ver-se coisas e eventos na sua real perspectiva; a mente consciente torna-se mais alerta e rica em criatividade. Eles induzem sentimentos verdadeiros e a liberdade de se expressar de forma direcionada no nível mental. O senso olfativo humano é um sistema tão primitivo quanto sofisticado e é fundamental para a sobrevivência, assim como também na contribuição para a boa saúde e o bem-estar geral do individuo. As células do nervo olfativo são as únicas com capacidade de se regenerar.

O sistema límbico é a parte do cérebro humano responsável por regular os sentimentos, emoções, memória, aprendizagem e energia física, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com