TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Límbico

Por:   •  4/7/2016  •  Abstract  •  3.244 Palavras (13 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 13


O Sistema Limbico lida com as nossas emoções que surgem por ativação dos circuitos desse Sistema. Nossa memoria, as formas como armazenamos conhecimentos se devem também ao Sistema Limbico e a Motivação, pois tudo que fazemos é em resposta à algum tipo de motivação.

A homeostase é a manutenção de condições mais ou menos estáveis, equilibradas do meio interno, tais como pressão sanguinea, temperatura corporal, niveis de nutriente no sangue. Estes são varios exemplos de variaveis que precisam ser mantidas constantes para promover a saúde.  Portanto, para manter a homeostase deve-se existir 4 sistemas de controle homeostático.
O primeiro é o
SN Autonomo que modula/organiza as respostas rápidas e nervosas dos nossos orgaos internos/viscerais, um exemplo desta estrutura fazendo a manutenção da homeostase é quando a pressão sanguinea aumenta, o SN Autonomo detecta este aumento de pressão arterial e imediatamente envia um comando para o Sistema Parassimpático que atua desacelerando o coração e diminuindo a ação do Sistema Simpático, corrigindo de fato a pressão arterial.
O segundo sistema seria o
Sistema Endócrino, liberador de hormônios que apresenta uma resposta lenta comparados a resposta obtida por neurônios. Um exemplo deste agindo para controle da homeostase seria quando nos alimentamos, ao digerir o alimento ocorre a absorção de nutrientes e o sangue acumula glicose. Para que se tenha um nivel de glicose sanguineo estável, imediatamente o hormônio insulina é liberado por uma glandula endócrina pancreática cuja função é fazer com que a glicose presente no sangue comece a entrar dentro das células, sendo utilizadas da forma que elas bem entenderem, saindo do sangue. Logo, a insulina ajuda a baixar os niveis de glicose presentes no meio interno e com isto controla a homeostase da glicose.
O terceiro controlador da homeostase se dá quando é ativado o
Sistema Motor Somático, ativando o controle de musculos, ou seja, mudando nossos movimentos/comportamentos,  que geralmente são ativados por algo. Um exemplo seria quando passaram-se algumas horas da ultima refeição, logo começo a ter uma sensação de fome causada por nutrientes que começam a baixar no sangue (baixar glicose sanguínea). Logo, isto é detectado pelo Sistema Nervoso, o que leva a liberação de hormonios que visam levantar esses nutrientes no sangue, mas tambem provocam movimentos de procura de alimento. Portanto, o ato de procurar alimentos e em seguida comer, é um ato que envolve musculos esqueléticos, provocado pela falta de algo (nutrientes). Sendo que o ato de comer serve para manter a homeostase dos nutrientes do nosso corpo.
Por fim, o
Sistema Limbico também participa do controle homeostático, pois quando temos alguma alteração homeostática, nós sentimos algo. É o caso de quando estamos com poucos nutrientes circulando no sangue, sentimos uma sensação desagradável (no caso a fome), logo quem produz essa sensação é o sistema limbico ou a reação do sistema limbico a uma falha homeostática.  Podemos pensar no sistema limbico (em partes) produtor de emoções para provocar a manutenção da homeostase. Logo este sistema participa do controle da homeostase atraves da geração de emoções que nos fazem se comportar de acordo com elas. E a memória, que serve para registrar de fato aquilo que fizemos (ao comermos por exemplo). Quando situações agradáveis como lembrar de uma alimentação que de fato foi prazerosa quando havia a sensação de fome, este armazenamento e recuperação do acontecimento no momento em que eu falo é feito pelo Sistema Límbico. Portanto, a memória também serve para manter a homeostase.

Resumindo toda a introdução de Homeostase
Pequenos ajustes, alterações homeostaticas produzem sinais de erro que rapidamente podem ser corrigidos por ativação do SN Autonômico e Endócrino, ou seja, de forma que se quer tenha experiencia emocional consciente. Eventualmente houverá um desajuste homeostático, uma alteração maior de homeostase que gera sinal de erro que ativa o sistema autonomico e endócrino. Só que agora esses sitemas sozinhos nao conseguem retornar a normalidade, então uma alteração de pressao arterial maior do que a rotina, e o sistema autonomico e endocrino nao conseguem corrigir aquilo e ai eu vou precisar de ativar outros sistemas.
Exemplo:
Caso de uma pessoa que comeu e passou um certo tempo após a alimentação, os tecidos e celulas passam a usar os nutrientes do alimento ingerido e os niveis de glicose no sangue começam a dimunir. Quando diminui uma quantidade muito pequena, o sistema autonimico e endocrino retornam ao nível normal atraves (cortisol ou adrenalina) que o sistema autonomico libera.  Então pode-se corrigir pequena queda de glicose do sangue com o sistema autonomico (adrenalina) e hormonios como o Cortisol. Quando a queda de glicose for muito maior (por ter passado muito tempo após a refeiçao), então a queda da glicose sanguinea nao vai ser revertida  para normal somente com o sistema autonomico e endócrino, surge então a ativação do Sistema limbico, causada por um desconforto (no caso uma experiencia emocional ativada pelo Sistema Limbico). Logo se o desajuste homeostático for maior do que a capacidade do sistema autonomico endocrino de corrigir, a queda da glicose passa a ser tão longa que ativa um segundo sistema, o Sistema Limbico que registrará um problema homeostático que perdura por muito tempo (alteração homeostática grande). Então surge a sensação de que algo está errado (no caso da queda da glicose sentimos fome, desconforto, irritação), sendo todo este desconforto chamado de MOTIVAÇÃO (fazendo com que procuremos uma solução para tal desconforto, no caso da motivação da fome> a resposta é o comportamento motivado de comer sobre o sistema somatomotor).
Sendo os 4 sistemas ativados de participaçao no controle homeostático> alem do sistema autonomico e endocrino, o sistema limbico e somatomotor passam também a ser ativados.

Estrapolamos o controle homeostático que é comer quando estamos com fome e parar de comer quando estamos saciados. Pois quando temos uma memoria de coforto e de satisfação de certos alimentos, passamos a comer para sentir prazer e não por problemas homeostáticos. Logo, quando começamos a usar o sistema limbico e comer por motivação e comportamento motivado passa a não ser mais somente para saciar o controle de homeostase.

MOTIVAÇÃO não é somente uma experiencia de desconforto. Pensando homeostaticamente, o que faz um animal sair da toca para comer é o desconforto que ele sente, porém em humanos, pode ser mais do que um desconforto. Como o fato de ir encontrar um amigo num restaurante sendo esse o motivo para o ser humano ir comer, que de fato não é uma motivação desagradável e desconfortavel, pois há toda uma expectativa de encontrar com pessoas agradáveis e diversão. Motivação para humanos pode ser uma experiencia agradável não somente para controle de homeostase.

Sair para uma festa seria um
comportamento motivado, que é a resposta a uma motivação agradavel e não é homeostáticamente provocada. Mas também o fato de ir a festa (comp. motivado) também leva a ativação do sistema autonomico, somatomotor e límbico. Pois quando ocorre o pensando de >ir para a festa, a pressão arterial começa a subir, o coração acelera um pouco, há maior ativação simpática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (175.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com