TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Reprodutor Masculino e Feminino

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  1.861 Visualizações

Página 1 de 3

4.1 - Sistema reprodutor masculino e feminino: origem, organização geral e histologia

        No sistema reprodutor as diferenças entre o sexo masculino e feminino são significativas. Os principais órgãos do sistema reprodutor masculino são o pênis e os testículos, já no feminino são a vulva e os ovários.

O aparelho genital masculino é composto por: Testículos; Epidídimo; Ductos deferentes; Glândulas seminais; Próstata; Ducto ejaculatório e Pênis.

 Pênis: órgão reprodutor e excretor do organismo masculino.

[pic 1]

Bolsa escrotal: cavidade que tem por função alojar e proteger os testículos, mantendo a temperatura adequada à sua fisiologia.

[pic 2]

Testículos: são glândulas que, além de serem responsáveis por produzir os gametas masculinos, também possuem células intersticiais, chamadas células de Leydig, que têm por função produzir o hormônio sexual masculino.

[pic 3]

Epidídimo: ducto responsável por coletar e armazenar os espermatozoides. É nesse ducto também que os gametas atingem a maturidade e mobilidade ficando aptos para a fecundação.

Canal deferente: canal responsável por transportar os espermatozoides do epidídimo até as glândulas anexas.

[pic 4]

Glândulas: são especificamente a próstata, as vesículas seminais e as glândulas bulbouretrais, responsáveis por produzir a secreção que compõem o esperma que irá nutrir e proporcionar um meio de sobrevivência aos espermatozoides.

[pic 5]

Atenção: 

_ A uretra tem tanto a função de via urinária (saída da urina) quanto a função de via sexual (saída do sêmen).

_ Tanto as glândulas seminais quanto a próstata são glândulas anexas que produzem substâncias que nutrem os espermatozoides.

_ Depois de passar pelas glândulas anexas, o esperma ou sêmen é encaminhado à uretra, de onde será expulso.  

_ Quando o homem é estimulado sexualmente, os espermatozoides saem do epidídimo, através dos ductos deferentes, e são encaminhados até as glândulas seminais, e, em seguida, para a próstata.

O aparelho genital feminino é composto por: 2 Ovários; 2 Tubas Uterinas conhecidas como trompas de Falópio; 1 Útero; 1 Vagina e 1 Vulva.

Lábios Vaginais: grandes e pequenos trata-se de dobras externas da pele formadas por tecido adiposo. São responsáveis pela proteção dos órgãos internos desse sistema reprodutor.

Clitóris: trata-se do órgão sensível que permite o prazer no organismo feminino.

[pic 6]

Ovários: são as glândulas responsáveis pela ovulação (é o processo do ciclo menstrual da mulher, em que o folículo ovariano é rompido, liberando o ovócito para que encontre o espermatozoide e ocorra à fecundação. Esse processo é controlado pela ação dos hormônios folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH).) periódica da mulher, no processo de liberação dos ovócitos; pela produção dos hormônios sexuais estrógeno e progesterona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (284.7 Kb)   docx (207.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com