TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Histologia Sistema reprodutor masculino e feminino

Por:   •  7/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  1.736 Visualizações

Página 1 de 8

                           Aparelho Reprodutor Masculino:


O aparelho reprodutor masculino é composto dos testículos, ductos genitais, glândulas acessórias e pênis. Os ductos genitais e glândulas acessórias produzem secreções e transportam o espermatozoide para o exterior. O testículo tem uma função dupla que é produzir hormônios como a testosterona, que é importante para a espermatogênese  e a diidrotestosterona  e produção de espermatozoide.

1)Testículo:


1.1)Testículos:
Cada testículo é envolvido por uma grossa capsula de tecido conjuntivo denso(túnica albugínea). A túnica albugínea é espessada na superfície dorsal dos testículos para formar o mediastino do testículo, do qual partem septos fibrosos. Estes penetram no testículo dividindo-o em aproximadamente 250 compartimentos chamados lóbulos do testículo. Cada lóbulo é ocupado por um a quatro túbulos seminíferos eu se alojam como novelos dentro de um tecido conjuntivo frouxo rico em vasos sanguíneos e linfático, nervos e células intersticiais.

-
 Túbulos Seminíferos:
Os espermatozoides são produzidos nos túbulos seminíferos .Os túbulos são enovelados, iniciam em fundo cego e terminam em curtos tubos conhecidos por túbulos retos, conectando os túbulos seminíferos com um labirinto de canais anastomados, revestido por epitélio simples pavimentoso ou cubico , constituindo a rede testicular , que se localiza em um espessamento de albugínea.
Os túbulos seminíferos são formados por uma parede chamada epitélio germinativo envolvida por uma lamina basal e uma bainha de tecido conjuntivo formada por algumas camadas de fibroblasto. A camada mais interna consiste em células mioides. Os espações entre os túbulos seminíferos consistem em células intersticiais ou de Leyding. O epitélio seminífero concite em dois tipos de células : células de Sertoli e células que constitui a linhagem espermatogenica.

-Espermatogenese:

Hormônios FSH E LH são os fatores mais importantes no controle da espermatogênese .O hormônio LH  estimula a produção de testosterona , e o hormônio FSH  estimula a adenil ciclase e aumenta AMP ciclico promovendo a síntese e secreção de proteína ligante de andrógeno .Esta proteína se combina com a testosterona e é transportada nos túbulos seminíferos.
O processo se inicia com uma célula primitiva , conhecida como espermatogonia. Na puberdade elas começam a se dividir por mitose , existem dois tipos de  células filhas . As que se mantem como células tronco de outras espermatagonias e continuam se dividindo, chamada de espermatagonias do tipo A.  Ou eles se diferenciam durante os ciclos de divisão e se tornam espermatagonias do tipo B, estas são as células progenitoras que irão se diferenciar em espermatócitos primários (46cromossomos) , desta  primeira divisão meiótica surge duas células menores chamadas de espermatocitos secundários (23 cromossomos).

-Espermiogênese:
 
É o nome da fase final da produção  de espermatozoides. Esta célula transfere o DNA masculino ao ovócito, neste processo não ocorre nenhuma divisão celula . A espermiogenes  é responsável pela formação do acrossomo e é dividida em três etapa: Etapa do complexo de golgi, Etapa do acrossomo  e a tapa de maturação.

-Células de Sertoli:

Tem uma função de suporte , proteção e suprimento nutricional dos espermatozoides em desenvolvimento

-Tecido Intersticial:
O tecido intersticial do testículo é muito importante para a produção de andrógenos. São as célula inrsticíais do testículo (células de leydig) que produzem esteroides e testosterona .

-Ductos intersticiais:
Se seguem aos túbulos seminíferos e conduzem espermatozoides e fluidos. Sãos os túbulos retos que se continuam na  rede testicular que saem 10 a 20 ductos eferentes.

2)Ductos Genitais Extratesticulares:

2.2)Ductos Genitais Extratesticulares:
Transporta os espermatozoides do testículo para o meato do pênis. São os ductos:
Ducto Epididimário, que juntamente com o tecido conjuntivo  e vasos sanguíneos  forma-se . o corpo e a cauda do epidídimo, o Epitelio do ducto epididimario absorve e faz digestão  dos corpos residuais das espermatides , que são eliminadas durante a espermatogênese. Do epidídimo sai o ducto eferente   e o Ducto Eferente termina na uretra, onde esvazia seu conteúdo.

3)Glândulas Acessórias:


3.3)Glândulas Acessórias:
As glândulas  genitais acessórias são as vesículas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais .Produtoras de secreção essenciais para a função reprodutiva do homem. As glândulas acessórias do sistema reprodutor masculino produzem carboidratos e secreta no liquido seminal constituindo fonte energética para motilidade do espermatozoide.  As vesículas seminais  produz uma secreção amarelada  que contem substancias importante para o espermatozoide como frutose, citrato, inositol , prostaglandinas e outras proteínas, porém , as vesículas seminais não são reservatório para espermatozoides  e sua lamina própria é rica em fibras elásticas e é envolvida por uma delgada camada de musculo liso.
A próstata é um conjunto de 30 a 50 glândulas túbulo alveolares ramificadas. Seus ductos são desembocados na porção da uretra que cruza a próstata (chamada de uretra prostática). A próstata é dividida em três zonas . A zona central, que ocupa 25% do volume da glândula. Zona periférica, que ocupa 70% do volume da glândula, é o lugar principal onde se forma o câncer de próstata ou câncer prostático. A zona de transição, é onde origina a maioria das hiperplasias prostáticas benignas.
A próstata é envolvida por uma capsula fibloelastica rica em musculo liso , os septos desta capsula penetram nas glândulas que produzem secreção e a armazenam para expulsa-lá durante ejaculação, essas glandulas  se dividem em lóbulos,a  estrutura e função da próstata é regulada por testosterona . As glândulas bulbouretais, situa-se na porção membranosa da uretra onde lança sua secreção, agindo como um lubrificante.

4)Pênis:


4.4) Pênis:
Seus componentes principais é a uretra e três corpos cilíndricos de tecido erétil (envolvido por pele ). Dois desses cilindros, chamado corpos cavernosos do pênis, estão localizados em sua parte dorsal e o terceiro, chamado corpo cavernoso da uretra, está localizado ventralmente. Ao dilatar na sua extremidade distal, forma a glande do pênis.  A maior parte da uretra é revestida por epitélio pseudo-estratificado colunar, que na glande se transforma em pavimentoso. Ao longo da uretra são encontrar é , glândulas de Littré, são glândulas secretoras de muco. A ereção do pênis é controlado por impulsos nervosos sobre o musculo liso das artérias  do pênis e sobre músculos lisos das trabéculas que cercam os espaços vasculares dos corpos cavernosos. A ereção acontece quando impulsos vasodilatadores do parassimpático causam o relaxamento dos vasos penianos e musculo liso dos corpos cavernosos (a  contração e relaxamento dos corpos cavernosos depende da taxa de cálcio intracelular).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com