TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Tegumentar

Monografias: Sistema Tegumentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 7

Sistema tegumentar.

1)O sistema tegumentar é composto pela pele e seus órgãos acessórios ,tais como pelos ,unhas, glândulas e receptores especializados. As funções atuam na proteção de todos os sistemas do corpo, incluindo o sistema ósseo, auxilio da regulação na temperatura corporal, proteção do corpo, produção de vitamina D, além de receber estímulos como temperatura, pressão e dor.

A pele é o órgão do corpo mais exposto a infecção, lesões e a doenças por ser o que possui maior visibilidade para o meio externo. A pele é um dos maiores órgãos e mais pesado. As suas principais funções é a regulação da temperatura corporal, proteção, sensações relacionadas a estímulos como temperatura, tato, pressão e dor, excreção, imunização e produção de vitamina D por causa da exposição da pele a radiação ultravioleta.

A sua estrutura é composta por duas partes que é a epiderme e a hipoderme. A epiderme e constituída por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado de origem ectodérmica ,e está fixada á partedo tecido conjuntivo chamado de derme,sob ela esta a hipoderme que fixa a pele a estruturas subjacentes.

Os pelos fazem parte dos anexos do sistema tegumentar e são estruturas delgadas e queratinizadas e são crescimentos da epiderme que se distribuem variavelmente no corpo,que crescem descontinualmente intercalando em fases de repouso com fases de continuamento.Sua função principal é a de proteção.

As unhas também conhecidas como os órgãos acessórios deste sistema são laminas de células epitelias firmemente aderidas,sendo que a porção proximal da unha e chamada de raiz da unha,e a camada do epitélio que cobre a raiz da unha forma a cutícula.A unha e constituída por escamas córneas compactas,elas crescem deslizando o leito ungueal .A transparência da unha permite observar os vasos da derme sendo assim uma maneira de se avaliar a oxigenação do sangue.

O outro tipo de anexo são as glândulas sebáceas e sudoríparas.As glândulas sebáceas localizam-se na derme e os seus ductos compostos por epitélio estratificado desembocam nos folículos pilosos,essas glândulas sebáceas são acinosas e vários ácinos desembocam em um ducto curto,os ácinos são formados por uma camada de células achatadas que repousam sobre a membrana basal. As células mais centrais do ácino rompem e formam a secreção sebácea,a atividade de secreção é pequena ate que chegue a puberdade,pois nessa fase ocorre uma maior estimulação por causa dos hormônios sexuais.Já as glândulas sudoríparas são dividas em glândulas merocrinas e apocrinas. As merocrinas são encontradas em toda a pele e existem células escuras e claras que atuam na secreção,as apocrinas atuam em algumas regiões do corpo e estão localizadas na derme e hipoderme.

2)A pele é constituída pela epiderme cujo é uma porção epitelial de origem ectodérmica ,derme que é uma porção conjuntiva de origem mesodérmica, e a hipoderme ou tecido subcultâneo que serve para unir os órgãos subjacentes.

A epiderme é composta por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado .Apresenta quatro células como os melanócitos, células de Langerhans, células de Merkel e a mais abundante que são os queratinócitos.

Os melanócitos são responsáveis pela produção da melanina, que é um pigmento de cor marrom-escura,e se encontra na junção da derme com a epiderme. As células de Langerhans localizam-se na epiderme entre os queratinócitos , sendo mais frequentes na camada espinhosa,elas são capazes de captar antígenos ,processa-las e apresenta-las aos linfócitos ,além de terem um papel importante nas reações imunitárias cutâneas.A células de Menkel estão em maior quantidade na pele espessa, se localizam na parte profunda da epiderme ,são apoiadas na membrana basal e presas aos queratinócitos por meio dos desmossomos e possuem sensibilidade tátil, ou seja, são mecanorreceptores. Os queratinócitos formam as cinco camadas da epiderme ,da derme até a parte superficial tais como a camada basal, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea..

A camada basal se repousa sobre a membrana basal que separa a epiderme da derme,é responsável pela renovação da epiderme ,acontecendo essa renovação da pele de 15 a 30 dias. Contém células com filamentos intermediários de queratina que são mais abundantes a medida que a célula avança para a superfície.

Na camada espinhosa ,há o citoplasma com curtas expansões na qual contem feizes de filamentos chamados de tonifilamentos, estes se mantem unidos com as células vizinhas através do desmossomos .Esses componentes citados têm a importância na manutenção da coesão entre as células da epiderme e na resistência ao atrito. Nessa cada há células-tronco dos queratinócitos e mitoses que ocorrem em menor numero .

A camada granulosa é carregada de grânulos basófilos chamados de querato-hialina fosforilada, responsáveis pela basofilia da querato-hiealina e contendo também cistina. Possui grânulos lamelares que contém disco lamilares formados por bicamadas lipídicas e envoltas por membrana. Esses grânulos contribui para a formação de uma barreira contra a penetração de substancias e parar tornar a pele impermeável a agua,impedindo a desidratação.

A camada lúcida é evidente na pele espessa que envolve palmas e plantas das mãos e dos pés. O citoplasma apresenta numerosos filamentos de queratina compactados e envolvidos por material eletro-denso ,além de terem desmossomos entre as células .

Acamada córnea possui o citoplasma repleto de queratina que contem seis polipeptideos diferentes. Os tonofilamentos se aglutinam junto com uma matriz formada pelos grânulos de querato-hialina,assim os queratinócitos são transformados em placas sem vida e descamam

O outro tecido é a derme que é o tecido conjuntivo onde se apoia a epiderme e une a pele a hipoderme, possui uma superfície irregular e contém papilas dérmicas ,tem a capacidade de aumentar a área de contato da derme com a epiderme reforçando a união entre elas. A derme é constituída por duas camadas.

A camada papilar conhecida como a superficial é delgada e constituída de tecido conjuntivo frouxo ,nessa camada há fibrilas de colágeno que se inserem de uma lado na membrana basal e do outro lado na epiderme.Os vasos sanguíneos nutrem e oxigenam a epiderme.A outra camada é a reticular que é mais espessa e constituída por tecido conjuntivo denso.As duas camadas contem bastante fibras do sistema elástico que são responsáveis pela elasticidade da pele,são encontradas na derme estruturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com