TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA TEGUMENTAR

Dissertações: SISTEMA TEGUMENTAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  1.102 Visualizações

Página 1 de 5

Nucléolo

O nucléolo é um dos principais componentes do núcleo. Cadeias de RNAs formam vários DNAs os componentes estruturais do componente da célula.

Ele é composto de componentes granular e fibrilar. Os componentes fibrilares são classificados em centros fibrilares e componentes fibrilares densos.

A principal função do nucléolo é a produção de subunidades que formam os ribossomos. Os ribossomos são conhecidos para produzir / fabricar proteínas e, portanto, o nucléolo desempenha um papel indireto na síntese de proteínas.

Núcleo

O núcleo é a região das células eucariontes, delimitada pela membrana nuclear ou carioteca (karyon = núcleo; théke = invólucro), armazenando em seu interior os cromossomos, contendo também um ou mais nucléolos mergulhados em seu nucleoplasma (cariolinfa). Formada por duas camadas lipoproteicas;

- Apresenta numerosos poros comunicantes com o hialoplasma, por onde saem e entram substâncias moleculares;

- Proteção do material genético;

- E barreira física que limita a região reguladora do metabolismo, através do processo de transcrição.

Ribossomos

Os ribossomos são pequenas granulações presentes no citoplasma da célula e também na parte superficial do retículo endoplasmático, formando o retículo endoplasmático rugoso (granular). São formados a partir das células procarióticas e eucarióticas do núcleo celular. É composto por diversas proteínas e também pelo flagelo ribossomático. Os ribossomos são ricos em ácido ribonucleico.

Uma das principais funções dos ribossomos é atuar na síntese das proteínas. Como a célula necessita de muita proteína para se desenvolver, ela possui milhares de ribossomos em seu citoplasma.

Vesícula

transporte de substância e união com a membrana para eliminar conteúdos para fora da célula.

Retículo endoplasmático rugoso

O retículo endoplasmático rugoso (RER), também chamado de ergastoplasma, é formado por sacos achatados, cujas membranas têm aspecto verrugoso devido à presença de grânulos – osribossomos – aderidos à sua superfície externa (voltada para o citosol). Já o retículo endoplasmático liso (REL) é formado por estruturas membranosas tubulares, sem ribossomos aderidos, e, portanto, de superfície lisa.

O retículo endoplasmático atua como uma rede de distribuição de substâncias no interior da célula. No líquido existente dentro de suas bolsas e tubos, diversos tipos de substâncias se deslocam sem se misturar com o citosol. O é composto por uma rede tridimensional de túbulos e cisternas interconectados, que vai desde a membrana nuclear (a cisterna do RE é contínua com a cisterna perinuclear) até a membrana plasmática

Complexo de Golgi

O Complexo de Golgi é a parte diferenciada do sistema de membranas no interior celular, que se encontra tanto nas células animais quanto nas células vegetais. Esta organela celular se localiza entre o retículo endoplasmático (RE) e a membrana plasmática, situa-se próximo do núcleo celular e é formado por unidades, os dictiossomas, que estão ligados entre si. Cada dictiossoma é composto por um conjunto de sacos ou cisternas discóides e aplanadas, cercadas de vesículas secretoras de diversos tamanhos. A função mais importante do Complexo de Golgi é a secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Durante este processo, as membranas das vesículas se juntam com a membrana plasmática de tal maneira, que esta se regenera.

Citoesqueleto

O citoesqueleto é uma estrutura celular, espécie de rede, composta por um conjunto de três tipos diferentes de filamentos proteicos. São eles: microtúbulos, filamentos intermediários e microfilamentos. O citoesqueleto é formado basicamente por duas proteínas: actina e tubulina.

Os microtúbulos (tubos ocos e compridos) são maiores do que os demais componentes do citoesqueleto. São eles os responsáveis tanto pela forma celular quanto pela movimentação que ocorre nas células. Agem também na movimentação dos cílios e flagelos.

Funções na célula:

- Manutenção e organização celular, tanto em sua forma quanto em seu conteúdo. É responsável também pela movimentação das células;

- Dá forma a célula;

- Possibilita o movimento circular do citoplasma no interior da célula, atuando no processo de transporte de substâncias;

- Permite a união das células;

- O citoesqueleto das células presentes nos músculos atua do processo de contração muscular;

- Formação e movimentação de flagelos e cílios;

- Em amebas e algumas espécies de protozoários, o citoesqueleto é responsável pela movimentação ameboide.

- No processo de divisão celular, participam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com