TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Tegumentar

Artigo: Sistema Tegumentar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  1.711 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O sistema Tegumentar, também conhecido como “pele”, é responsável por cobrir todo o corpo, protegendo-o contra fatores externos. A pele humana é formada por duas camadas distintas firmemente unidas entre si: a Epiderme e a Derme. Além de englobar pêlos, unhas e glândulas.

• Epiderme

A epiderme é o tecido mais externo, constituído por tecido epitelial de revestimento “multiestratificado”, ou seja, com várias camadas de células justapostas, possuindo assim, pouca substância intercelular. A camada mais interna da epiderme é denominada “estrato germinativo” e é formado por células que se multiplicam continuamente, de forma que as novas células que são formadas empurram as mais velhas para a superfície do corpo. À medida que envelhece, as células da epiderme tornam-se achatadas e passam a fabricar e acumular dentro de si, uma proteína resistente e impermeável, a queratina. Assim, as células mais superficiais, quando se tornam repletas de queratina, morrem e passam a constituir um revestimento resistente ao atrito e altamente impermeável, que é denominado “camada queratinizada” ou “córnea”.

• Derme

A derme localiza-se imediatamente sob a epiderme. Trata-se de um tecido conjuntivo que contém fibras proteicas, vasos sanguíneos, órgãos sensoriais e glândulas.

os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa, na qual os elementos dérmicos estão mergulhados.

http://www.afh.bio.br/tegumentar/tegumentar.asp

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/revestimento.php

https://www.portaleducacao.com.br/estetica/artigos/14209/epiderme

http://www.auladeanatomia.com/tegumentar/tegumentar.htm

https://www.google.com.br/search?q=epitelio&es_sm=93&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=nqpXU8rmJqmvsASO5YHYAQ&ved=0CDYQsAQ&biw=1366&bih=643#facrc=_&imgdii=MnNuljwq9jKX_M%3A%3BE0gY5lD4g3fZIM%3BMnNuljwq9jKX_M%3A&imgrc=MnNuljwq9jKX_M%253A%3BVN2OLCfsxNU4yM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F_5-rAU3YGjU0%252FSR8HXlwA1-I%252FAAAAAAAAACc%252FHx549KJIuTQ%252Fs320%252Fepit%2525C3%2525A9lios.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Faprendizdabiologia2008.blogspot.com%252F2008%252F11%252Fos-epitlios.html%3B250%3B320

OBJETIVO

Com base emestudos e análise minuciosa de casos,objetivou-se através deste artigo, a responder as questões relativas ao tema de forma a ampliar o leque de conhecimento a respeito de tal assunto e propiciar novas investigações que venham, de alguma forma, a contribuir com a comunidade acadêmica e o profissional de enfermagem e demais áreas que atuam constantemente com possíveis situações que envolva a temática aqui descrita.

METODOLOGIA

Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfico voltado a área da saúde, de forma que a partir de uma pergunta elaborada sobre uma determinada temática, tende-se a responder diversas questões envolvidas no assunto, de tal forma que, torna-se possívelelucidar a questão e o desenvolvero raciocínio critico.

Para a elaboração deste estudo seguiu-se os seguintes critérios:

A pergunta formulada para a pesquisa foi: “Como o enfermeiro deve agir diante de uma situação de abuso sexual contra criança?” A busca de artigos foi realizada nas bases eletrônicas Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde(LILACS), ScientificElectronic Library Online (SciELO) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF) por meio das palavras-chaves selecionadas segundo a classificação dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Abuso sexual infantil. Enfermagem.

Para seleção dos artigos para o presente estudo, realizou-se primeiramente, a leitura dos resumos das publicações selecionadas com o objetivo de “garimpar” as amostras. Como critério de inclusão usou-se: artigos originais publicados entre 2006 e 2012 e feitos a partir de estudos desenvolvidos no Brasil. Os critérios de exclusão foram: ausência de resumo nas plataformas de busca on-line, artigos publicados anteriormente ao ano de 2006. Porém, apesar do tema ser bastante debatido, houve uma extrema dificuldade de encontrar artigos relacionados e que atendesse os critérios deste estudo. Inicialmente, chegou ao resultado de 12 artigos, os quais foram lidos e relidos exaustivamente para melhor analise. A partir desse processo, chegou à conclusão da inviabilidade de 07 artigos, restando assim, apenas 05 artigos para a elaboração do presente estudo. Devido à quantidade insatisfatória de material teórico, fez se necessário à inclusão de artigos datados do ano anterior a 2006 e de pesquisa em outros sites para a busca de novos materiais, sendo escolhidos sites governamentais como o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça, dando credibilidade aos dados pesquisados.

O estudo prosseguiu com a avaliação dos artigos e matérias dos sites escolhidos. Assim, foi feito a leitura de todo material e em seguida a elaboração deum quadro com os dados coletados com informações de cada pesquisa, sendo:autor/data; tipo de estudo/aspectos metodológicos, quando possíveis; principais resultados e resposta da pergunta elaborada.

RESULTADOS

A análise de dados, feita a partir de referencial teórico selecionado de base de dados eletrônicos já descritos anteriormente, nos possibilitou responder a pergunta proposta, que serve como norteadoradesse estudo, que busca compreender, como as crianças e seus familiares lidam com a situaçãoda hospitalização.

Através da análise de dados obtemos resultados variados, sobre o tema. Como podemos perceber no quadro I, é possível acompanhar e comparar esses resultados:

Quadro I – Resultados

Autor/ Ano Metodologia “Como o enfermeiro deve agir diante de uma situação de abuso sexual contra criança?”.

ROCHA (2005) Qualitativa O uso de brinquedos terapêuticos pode ajudar a criança vitima de abuso sexual a se relacionar com o ambiente, além de dá a criança a liberdade de se expressar e revelar suas preocupações, ajudando o profissional a perceber suas necessidades e sentimentos.

WOISKI; ROCHA (2010)

Qualitativa É de suma importância o enfermeiro e equipe de enfermagem, transmitir confiança e segurança a criança vitima de abuso sexual.

CIUFFO (2008) Revisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com