TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES SOBRE SISTEMA TEGUMENTAR

Trabalho Escolar: QUESTÕES SOBRE SISTEMA TEGUMENTAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  22.758 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES SOBRE SISTEMA TEGUMENTAR

QUESTÃO 1: Explique porque a pele é considerada um órgão e porque a pele juntamente com os seus anexos tegumentares são considerados um sistema ?

QUESTAO 2: Como a derme e a hipoderme atuam na termorregulação ?

QUESTAO 3: Faça uma relação dos três tipos de glândulas do tegumento e descreva a estrutura e a função de cada uma.

A pele (tegumento) é o maior órgão do corpo e, juntamente com seus órgãos anexos (pelos, glândulas e unhas) constitui o sistema tegumentar. Em certas áreas do corpo apresenta modificações de adaptação que conciliam funções de proteção ou metabólicas. Atuando como uma interface dinâmica entre o ambiente externo, que continuamente apresenta mudança, e o ambiente interno do corpo, a pele ajuda a manter a homeostasia.

A pelo, ou tegumento, e suas estruturas anexas (pêlos, glândulas e unhas) constituem o tegumentar. Incluído nesse sistema estão os milhões de receptores sensitivos da pele e sua extensa rede vascular. A pele é uma interface dinâmica entre o corpo e o ambiente externo, e protege o corpo do ambiente até mesmo quando interage com o ambiente.

A pele é um órgão, já que consiste em vários tipos de tecidos que são estruturalmente organizados para funcionar em conjunto. É o maior órgão do corpo, cobrindo mais de 7.600 cm2 no adulto médio, e ocupa aproximadamente 7% do peso do corpo de uma pessoa. A pele é de espessura variável, em média 1,5 mm, e é mais espessa na partes do corpo mais expostas ao uso e ao desgaste, como as plantas dos pés e as palmas da mão. Nessas áreas, tem aproximadamente 6 mm de espessura. É mais fina nas pálpebras, genitais externos e membrana timpânica, onde tem aproximadamente 0,5 mm de espessura. Até mesmo sua aparência e textura variam da pele áspera, calosa que cobre os cotovelos e as juntas para as áreas finas sensíveis das pálpebras, papila mamaria e genitais externos.

HIDRORREGULAÇÃO

O espessamento, a queratinização e a cornificação da epiderme da pele são adaptações contra a exposição continua ao ar. Além disso, a camadas externas estão mortas e assemelham-se a escamas, e uma proteína polissacáride da membrana adere a camada basal à derme. A pele humana é virtualmente impermeável e protege o corpo da desitratação em áreas secas, e até mesmo da absorção de água quando submerso em água.

TERMORREGULAÇÃO

A pele desempenha um papel importante na regulação da temperatura do corpo. O calor do corpo vem do metabolismo celular, particularmente de células musculares que mantêm o tônus ou um grau de tensão. A temperatura normal do corpo de 37ºC é mantida de três modos, todos envolvendo a pele.

O volume da transpiração produzido é um grande parte uma função do quanto o corpo está aquecido. Esse volume aumenta 100 a 150 ml/dia aproximadamente para cada 1º C de elevação na temperatura do corpo. Durante cada hora de trabalho físico rígido ao ar livre no verão, uma pessoa pode produzir 1 a 10 l de transpiração.

Um sério perigo da exposição continuada ao calor e perda excessiva de água e sais é a exaustão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com