TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de transferência de energia anaeróbio e aeróbio

Artigo: Sistema de transferência de energia anaeróbio e aeróbio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Artigo  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA ANAERÓBIO E AERÓBIO.

Vias Metabólicas

Para produção de energia que utilizamos para realizar qualquer atividade, existem processos naturais, dos quais são essenciais para a vida. Analisando os casos em cada distância percorrida, para atleta e não atleta existe um tipo de energia produzida e consumida (Lehninger, 1995).

As vias metabólicas são processos de obtenção, ou produção, de energia requerida para exercer tal atividade. Nas células encontramos uma organela responsável por receber carboidratos, aminoácidos e lipídios que geram energia usada na síntese de ATP. Em detalhe mais a frente, duas reações importantes na produção de energia são o Ciclo de Krebs e a Cadeia respiratória (Lehninger, 1995).

O Ciclo de Krebs trata-se de uma sequência de reações onde substâncias são oxidadas liberando átomos de hidrogênio para a produção de energia na cadeia respiratória. Esse é considerado um processo aeróbico por receber também oxigênio (Lehninger, 1995).

O carboidrato que citamos, degradado em glicose torna-se nossa fonte imediata de energia, ou reserva, isso significa que ele pode ser degradado ou queimado onde ocorre o fenômeno no citoplasma, mediante a ação das enzimas e também dentro da mitocôndria como citado acima (Lehninger, 1995).

Em estudo, as vias glicoliticas se dividem em anaeróbica e aeróbica. A via anaeróbica degrada glicose não necessitando de oxigênio, diferente da via aeróbica que degrada glicose consumindo oxigênio (Lehninger, 1995).

AQUI ENTRA O RELÀTORIO DAS CORRIDAS MEDIDAS ENFIM O QUE FALTA

Diferença de tempos entre integrantes do grupo e recordistas olímpicos para provas de 100 metros rasos e 400 metros rasos

As diferenças dos tempos estão relacionadas diretamente ao treinamento, levando em consideração que o recordista olímpico é um atleta de alto rendimento e tem treinamento específico, uma alimentação regrada e treina mais de 4 horas todos os dias, e às vezes treina em dois períodos no dia. Para as provas de 100 metros rasos esses atletas usam o sistema metabólico anaeróbio e nos 400 metros rasos sistema metabólico aeróbio. E com relação aos integrantes do grupo, estudam de manhã, trabalham a tarde e a noite em atividades variadas sem ligação com exercício físico, alguns fazem academia, acarretando também na má alimentação. Devido falta de treinamento específico foi utilizado o sistema metabólico aeróbio para de 100 e 400 metros rasos.

Considerando todos os pontos acima os integrantes do grupo dificilmente conseguiram chegar próximos dos tempos de recordistas olímpicos.

Principais vias metabólicas de produção de energia (ATP) para provas de atletismo de 100 metros rasos e 400 metros rasos (Pwoer,2000).

Para prova de 100 metros rasos que consiste numa atividade de potência, alta intensidade e curta duração onde os músculos recorrem a fontes de energia imediata, sãorepresentadas pelo fosfagênio, trifosfato de adenosina (ATP) e fosfocreatina (PCr), sendo provável que na corrida em velocidade máxima o suprimento de energia seja consumido por completo dentro de 5 a 8 segundos, e após esse tempo ocorre uma desaceleração do ritmo da corrida (Pwoer,2000).

Na produção de energia o organismo libera e armazena energia de moléculas orgânicas para poder armazenar em forma química, que ocorre em dois tipos de reações químicas, que são: a reação catabólica fornece energia necessária para dirigir a reação anabólica pelas moléculas de ATP (Pwoer,2000).

Metabolismo energético para prova de 10.000 metros das Olimpíadas de Pequim 2008

Tabela: Três primeiros colocados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com