TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema reprodutivo de homens

Trabalho acadêmico: Sistema reprodutivo de homens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Estadual do Maranhão

Centro de Ciências Exatas e Naturais

Curso de Ciências Biológicas

Histologia

Aparelho Reprodutor Masculino

Universidade Estadual do Maranhão

Centro de Ciências Exatas e Naturais

Aparelho Reprodutor Masculino

APARELHO REPRODUTOR MASCULINO

O aparelho reprodutor masculino é composto por: testículos, ductos Intratesticulares (túbulos retos, rede testicular e ductos eferentes), ductos genitais extra testiculares (ducto epididimário, canal deferente, uretra), glândulas acessórias (vesículas seminais, próstata, glândula bulbo-uretral), escroto (envolve os testículos) e pênis.

Figura 1. Esquema geral do aparelho reprodutor masculino

Testículos

Os testículos tem uma função dupla de produzir hormônios e espermatozoides, sendo que a testosterona é o seu principal hormônio que é importante para a espermatogênese na diferenciação sexual durante o desenvolvimento embrionário, por conseguinte a diidrotestosterona, o metabólito da testosterona, também tem sua importância na fisiologia dos homem, haja vista que a mesma é responsável pela formação e fixação dos caracteres sexuais relativos ao homem como por exemplo: a quantidade de pelos e assim sucessivamente.

Características dos testículos:

Glândulas Exócrinas e Endócrinas contidas no sacro escrotal.

• Porção Exócrina excreta espermatozoides;

• Porção Endócrina – células intersticiais e células de sustentação de Sertoli.

Componentes dos testículos:

• Bolsas escrotais: estruturas revestidas por pele e contêm camada de músculo liso;

• Túnica albugínea: Cápsula de tecido conjuntivo denso espessada na superfície dorsal dos testículos para formar o mediastino do testículo;

• Mediastino do testículo: septos fibrosos que penetram no testículo dividindo-o em em aproximadamente 250 compartilhamentos piramidais chamados lóbulos testiculares;

• Lóbulos testiculares: tubos contorcidos e retos;

Cada lóbulo é ocupado por um a quatro túbulos seminíferos que se alojam como novelos dentro de um tecido conjuntivo frouxo rico em vasos, nervos e células intersticiais.

• Túbulos seminíferos: produzem os espermatozoides;

• Células intersticiais: secretam andrógeno testicular.

• Túnica vaginal: membrana serosa derivada do peritônio

Os testículos desenvolvem-se retroperitonealmente, isto é na parte dorsal da cavidade abdominal. Durante o desenvolvimento eles migram e se alojam dentro da bolsa escrotal.

Túbulos seminíferos

Os túbulos seminíferos são enovelados, iniciam em um fundo cego e terminam em curtos tubos conhecidos por túbulos retos. Estes conectam os túbulos seminíferos com um labirinto de canais constituindo a rede testicular no mediastino do testículo. Da rede testicular saem 10 a 20 ductos eferentes.

Os túbulos seminíferos são formados por uma parede formada por um epitélio germinativo ou epitélio seminífero, que envolvido por uma lâmina basal e por uma bainha de tecido conjuntivo que é formado por algumas camadas de fibroblastos e células mioides (camada mais interna aderida a lâmina basal) achatadas e contráteis que possuem características de células musculares lisas.

O epitélio seminífero consiste em dois tipos de células:

• células de Sertoli e

• células que constituem a linhagem espermatogênica – produzem espermatozoides.

Ductos Intratesticulares

São, os ductos que se seguem aos túbulos seminíferos e conduzem espermatozoides e fluidos, túbulos retos, a rede testicular e os ductos eferentes.

• Túbulos retos

Possuem um segmento inicial formado por células de Sertoli e um segmento principal revestido por um epitélio de células cuboides apoiado em uma envoltura de tecido conjuntivo denso. Os túbulos se continuam na rede testicular.

• Rede testicular

Situada no mediastino do testículo, a rede testicular é composta por uma rede de canais revestidos por um epitélio de células cuboides. Da rede testicular saem os ductos eferentes.

• Ductos eferentes

São formados por grupos de células epiteliais cuboides não ciliadas que se alteram com grupos de células cujos cílios batem em direção do epidídimo, dando a este epitélio uma característico aspecto com saliências e reentrâncias.

As células não ciliadas absorvem muito do fluido secretado (fluido testicular) pelos túbulos seminíferos, o que, juntamente com atividade de células ciliadas, cria um fluxo que conduz os espermatozoides para o epidídimo.

Ductos Genitais Extra testiculares

Os ductos genitais extracelulares, que transportam os espermatozoides do testículo para o meato do pênis, são: o ducto epididimário, o ducto deferente e a uretra.

• O ducto epididimário

É um tubo único altamente enrolado, que mede 4 6 m de comprimento, apresentando o tecido conjuntivo e vasos sanguíneos. É formado por um epitélio pseudoestratificado composto de células basais arredondas e de células colunares. A superfície das células colunares é coberta por longos e ramificados microvilos de formas irregulares, chamados esteriocilios. As células

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com