TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ossos Do Corpo Humano - Sistema Esquelético

Ensaios: Ossos Do Corpo Humano - Sistema Esquelético. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  392 Visualizações

Ossos da perna e suas funções

Fêmur

Osso da coxa que também é o maior do corpo e o primeiro da perna, se localiza na coxa, ficando entre a anca e o joelho, e em sua parte superior encontramos uma cabeça arredondada que fica recoberta de cartilagem e que se junta ao acetúlo do quadril, e na extremidade inferior se articula com a tíbia.

Rotula ou Patela

É um osso pequeno e de formato triangular que protege a articulação do joelho e se situa entre a coxa e o restante da perna, atuando como uma polia.

Tíbia

É o segundo maior osso do corpo e fica na parte que é mais conhecido como canela.

Perônio ou Fíbula

Osso dividido em cabeça, corpo e maléolo lateral, localiza-se na face lateral da tíbia fazendo assim parte da face lateral da perna.

Portanto esses são os ossos que formam nossa perna, e apesar de acharem que o fêmur não faz parte da perna, ele é sim peça constituinte e fundamental da perna.

Ossos do pé e suas funções

Calcâneo:É o maior e mais forte osso do pé. Na posição de pé transmite a maior parte do peso do corpo do tálus para o solo. Dois terços anteriores da superfície superior do calcâneo articulam-se com tálus e a face anterior articula-se com o cubóide. A parte posterior do calcâneo tem uma proeminência grande de sustentação de peso, a tuberosidade do calcâneo, que possui processos

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com