TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Empresarial

Trabalho Escolar: Sustentabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

Reciclagem e Compostagem de Lixo

Reciclagem

Reciclar, sustentabilidade, aquecimento global, ecológicos e muitas outras palavras têm se ouvido com bastante frequência em diversas formas de mídia e comunicação, tudo isso não é à toa, uma palavra se encaixa na outras e todas fazem muito sentido, possuem muita importância e tem a ver com o que estamos vivenciando atualmente. Primeiramente podemos dizer que a reciclagem é uma das formas mais sustentáveis do mundo, o ato do reuso de um material que poderia ir para o descarte significa muito mais do que apenas gerar outro material, é também fonte de emprego para milhares de pessoas, um ato ecológico de grande importância que colabora para diversos setores tanto para a economia, para o meio ambiente e muitos outros.

A importância da reciclagem do papel para o meio ambiente

A importância da reciclagem do papel para o meio ambiente é fundamental, pois são extraídas muitas arvores por conta disso. O processo de reciclagem garante o seu reaproveitamento e ao mesmo tempo evita tanto desperdício. Produzidos através da celulose de determinadas árvores é feito o papel, mas se contribuirmos com a reciclagem deixou de modificar o meio ambiente e principalmente as árvores que são responsáveis pela purificação do oxigênio, pois sem elas seria impossível ter um ar limpo com tanta poluição.

A importância da reciclagem do lixo para o meio ambiente

Separar todo o material que iria para o lixo e descarte, analisar o que pode ser reaproveitado e o mais importante destinar corretamente cada tipo de material é um ato completamente sustentável e de grande importância que colabora com sua vida e você colabora para o Planeta. Os rios e o meio ambiente no geral são prejudicados e com isso vem os malefícios aos homens como doenças e o aquecimento global, todos devem se conscientizar de que a reciclagem é um modo de preservar também a espécie humana.

A importância da reciclagem do plástico para o meio ambiente

O plástico é um dos produtos mais utilizados em todo o mundo e ao ser descartado devidamente pode ser aproveitado e reutilizado para muitas coisas como bolsas, cadeiras, objetos de decoração, sapato e muito mais. Outro material que também pode ser reaproveitado é o lixo orgânico como o resto de alimentos descartados servindo de adubo, o óleo que maioria das pessoas costuma descartar no ralo da pia da cozinha, além de danificar todo a rede de esgoto irá prejudicar onde este esgoto será descartado, provavelmente em algum rio ou córrego, este óleo tem diversas funções como o sabão e até mesmo para combustíveis segundo pesquisas realizadas.

Seja você também um contribuinte para a reciclagem no meio ambiente, se cada um fizer a sua parte o planeta se tornará mais saudável e os homens mais conscientizados e felizes.

O que é compostagem?

Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.

A compostagem é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.

Importância para o meio ambiente e saúde das pessoas

A compostagem, usada principalmente na zona rural, é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. O lixo orgânico, muitas vezes, é descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que causam doenças nos seres humanos. Além disso, favorece o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenças aos homens.

Com a compostagem, além de se evitar a poluição e gerar renda, faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil.

A coleta seletiva do lixo orgânico

Para que ocorra a compostagem de forma adequada, é necessário que as pessoas realizem a coleta seletiva do lixo, encaminhando o lixo orgânico para usinas de compostagem e os resíduos sólidos para recicladores. A compostagem também pode ser realizada em casa, seguindo algumas orientações técnicas básicas.

Qual a importância da responsabilidade para as empresas

Em três décadas de evolução, a agenda ambiental vem conquistando importância crescente na vida social, na economia das empresas e no planejamento do desenvolvimento. A arrancada iniciada em 1972, em Estocolmo, quando a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano defendeu pela primeira vez a incorporação do zelo ambiental ao desenvolvimento econômico, consolidou-se em 1980 com o documento A Estratégia Mundial para a Conservação, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Em 1987 o relatório Nosso Futuro Comum, conhecido como Relatório Brundtland, da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, lançou o conceito de desenvolvimento sustentável.

Em 1989, outra resolução da ONU propôs a elaboração de estratégias para deter a degradação ambiental e promover o desenvolvimento sustentável, induzindo à criação da Agenda 21, um programa global aprovado em 1992, durante a Conferência sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento do Rio de Janeiro, para ser implementado pelos países ao longo do século 21. A ONU também promoveu, em 2000, a Cúpula do Milênio, durante a qual 191 países aprovaram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, as chamadas Metas do Milênio, com o compromisso de cumpri-las até2015. Uma delas —a sétima — é garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

O Compromisso das Empresas com o Meio Ambiente—foi concebido pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social para fomentar e ampliar as discussões em torno da questão ambiental, relacionando-a à responsabilidade social empresarial e ao desenvolvimento sustentável. Dada a grandeza do tema e a diversidade dos enfoques, decidimos concentrar esforços em duas empreitadas: num primeiro momento promovemos uma consulta ampliada a uma vanguarda de empresas e instituições comprometidas com o tema a fim de recolher recomendações para uma Agenda Ambiental das Empresas; e, num segundo esforço, averiguamos o alcance dessas propostas na realidade específica de um setor da economia brasileira, apresentando um diagnóstico sobre a Sustentabilidade da Economia Florestal.

Para a primeira parte do trabalho, convidamos entidades e empresas a falar sobre suas experiências e expectativas em relação à questão ambiental. Dessa discussão, gravada durante dois dias de reunião na sede do Instituto Ethos, em São Paulo, selecionamos um conjunto de intervenções que, do nosso ponto de vista, propõem uma agenda ambiental para as empresas que participam do movimento de responsabilidade social empresarial ou que a ele desejam integrar-se. As intervenções selecionadas para compor as 31“Recomendações” apresentadas foram reproduzidas quase que literalmente. Optou-se por não identificar seus autores nem a organização que representam para manter uma visão mais abrangente da discussão, abrindo espaço também para eventuais contradições.

A segunda parte focaliza a indústria florestal e madeireira, um dos setores econômicos mais pujantes e dramaticamente envolvidos com a questão ambiental no Brasil. Esse trabalho também partiu de uma consulta a empresas e organizações do setor, realizada na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), cujos depoimentos permitiram um levantamento amplo das dificuldades e desafios da economia florestal. O diagnóstico busca mapear tanto os problemas enfrentados pelas empresas quanto as soluções disponíveis, analisando iniciativas e impasses na busca da sustentabilidade.

...

Baixar como  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »