TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Dissertações: SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  3.765 Palavras (16 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 O QUE É O ISE-BOVESPA 4

2.1 A EMPRESA GANHA ALGO EM INTEGRAR ESSE TIPO DE ÍNDICE 4

2.2 QUANTAS EMPRESAS INTEGRAM ATUALMENTE ISE-BOVESPA 5

3 EM TERMOS GERAIS QUE TIPO DE INVESTIMENTOS NA AREA SOCIAL OU AMBIENTAL SE PERCEBE NOS SITES QUE VOCÊ PESQUISOU? 7

3.1 AS INFORMAÇÕES ESTAVAM CLARAS? O ACESSO ÀS INFORMAÇOES FOI FACILITADO PELA ESTRUTURA DO PORTAL QUE APARENTEMENTE PRIORIZA ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO AOS USUARIOS 11

3.2 ALGUM INDICE DE INFORMAÇÃO CONTABIL RELACIONADO AO ASSUNTO INVESTIMENTO NA AREA SOCIAL OU AMBIENTAL 12

4 BALANÇO SOCIAL 13

4.1 QUANTAS EMPRESAS PUBLICAM O BALANÇO SOCIAL................................13

4.2 PERCEBEU SE QUE EXISTE UMA PREOCUPAÇAO EM SE PRESTAR CONTAS COM A SOCIEDADE COM A QUAL A EMPRESA SE RELACIONA. 13

5 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

Foi e ainda é cada vez mais necessária a reflexão sobre os problemas e desafios globais que tem feito parte de nossa sociedade nas últimas décadas. Os modelos de consumo, produção e desenvolvimento escolhido por nós desde a revolução industrial tem desencadeado uma série de desigualdades, concentradas, principalmente, na distribuição de renda e no decesso aos diretos, garantias e condições fundamentais para a sobrevivência digna do ser humano.

Neste sentido, o conceito de desenvolvimento sustentável surge propondo um novo paradigma ético e holístico da ação humana. Isso permeia todas as pessoas e setores da sociedade, e passa, necessariamente, pelo reposicionamento político e pala adoção de novas práticas, principalmente no setor empresarial.

O cenário vivido pela humanidade nos implica numa árdua missão de reconstruir a sociedade. Neste sentido, se faz necessário uma mudança de paradigma por parte dos cidadãos e das organizações e isso passa por uma reinvenção dos modelos de produção e consumo adotados pelo ser humano. Pata tanto são necessárias novar formas de organização, como a sustentabilidade empresarial. Proposição que inova e desafia organizações e administrares a respeito da necessidade de conciliar as econômicas, ambiental e social nos negócios.

Este artigo objetivou evidenciar como a sustentabilidade empresarial pode ser uma oportunidade de novos negócios para as empresa.

2 O QUE É O ISE-BOVESPA

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela Internatational Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do centro d estudos em sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).

O ISE é uma ferramenta para analise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciados em termos e qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeiras, social ambiental e de mudanças climáticas.

2.1 A EMPRESA GANHA ALGO EM INTEGRAR ESSE TIPO DE ÍNDICE

Diversas pesquisas mostram resultados convergentes no sentido de comprovar ganhos tangíveis do investimento sustentável e responsável. São ganhos para os investidores, por meio de prêmio no valor das ações, e para as empresas, observador especialmente por meio de rentabilidade e maior valor de mercado.

Foram identificados algumas abordagem que buscam quantificar os ganhos decorrentes da participação da empresa em iniciativas de sustentabilidade, como a participação da empresa no ISE.

Uma abordagem testa a relação entre o desempenho financeiro da empresa e seu desempenho socioambiental. Ou seja, utilizam indicadores financeiros, tais como o retorno sobre o patrimônio e retorno sobre ativos para verificar sua influencia sobre indicadores socioambientais, tais como retenção de pessoas ou qualidade de produtos e serviços, ou vice e versa.

Outro estudo compara o valor de mercado de um grupo de empresas integradas da carteira ISE de um grupo controle, de empresas semelhantes, que não fazem parte do índice. A conclusão deste é que as empresas da carteira apresentam um valor de mercador de 10% a 19% superior em relação as demais.

Talvez a mais importante abordagem procura observar variações anormais das ações no mercado, devido a eventos específicos. Um estudo verificou retorno acumulado anormal para empresas da carteira do índice numa janela de tempo de dois anos antes ou depois do anuncia da carteira.

2.2 QUANTAS EMPRESAS INTEGRAM ATUALMENTE ISE-BOVESPA

A Bovespa anunciou a nova carteira de ISE 2013, a oitava carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que começou a vigorar 07 de janeiro de 2013. A carteira reúne 51 ações de 37 companhias. Elas representam 16 setores e somam R$ 1.07 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 44,81% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA, valor calculado em 26 de novembro de 2012.

Das 37 empresas da carteira atual, 35 foram selecionadas para a nova. E duas companhias ingressaram: Telefônica e WEG, esta última trazendo para o ISE o setor de maquinas e Equipamentos/Motores, compressores.

A BM&FBOVESPA informa ainda que 14 delas autorizaram a abertura das respostas do questionários de seleção: AES Eletropaulo; AES Tiete; Banco do Brasil; BicBanco, CCR, Cemig, Coelce, EDP, Eletrobrás, Natura, Sul América, Vale e WEG.

Ao anunciar a carteira do ISE de 2013, a diretoria de Sustentabilidade da BM&BOVESPA e presidente do conselho Deliberativo de ISE, Sônia Favaretto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com