TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Artigos Científicos: SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  2.966 Palavras (12 Páginas)  •  1.038 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................4

2 O QUE É O ISE BOVESPA?....................................................................................5

2.1 A EMPRESA GANHA ALGO EM INTEGRAR ESSE TIPO DE INDICES? ...........5

2.2 QUANTAS EMPRESAS INTEGRAM ATUALMENTE O ISE-BOVESPA?............5

3 EM TERMOS GERAIS QUE TIPOS DE INVESTIMENTOS ESSAS INVESTEM?6

3.1 AS INFORMAÇÕES SÃO CLARAS?...................................................................6

3.2 O ACESSO É FACILITADO AOS USUARIOS?...................................................6

3.3 COMO É AS INFORMAÇOES DE INVESTIMENTO NA AREA SOCIAL.............6

4 BALANÇO SOCIAL...............................................................................................8

4.1 QUANTAS EMPRESAS PUPLICAM O BALANÇO SOCIAL? ..............................8

4. 2 EXISTE UMA PREOCUPAÇÃO PRESTAR CONTAS A SOCIEDADE................8

6.CONCLUSÕES. ................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

ISE – INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL, muitas empresas, municípios e pessoas ainda não sabem o significa SUNTENTABILIDADE. Podemos constatar quando conversamos com os colegas da própria faculdade e clientes do trabalho e até empresários, é um assunto que ainda não entendemos, mas pesquisando sobre o assunto, existe varias vantagens e benefícios aos que se associam as ISE, pois hoje a uma preocupação em massa da parte dos governantes e grandes empresários. Mas a divulgação ainda para os leigos são poucas. Refletindo e sobre o assunto lembramos que já foram falados e muitos temos de discussões sobre o aquecimento global, também podemos ver que vence quem se preocupa e faz algum trabalho de preservação social, chamamos de responsabilidade empresarial. Estar no meio dos grandes empreendedores favorece e muito, podemos destacar uma vantagem de estar agindo dentro dos padrões internacionais, se perceberem nas ruas, nas reportagens que a limpeza e organização faz parte de qualquer qualidade de vida. E sem vida não há negocio nenhum que se sustente então terá uma sociedade mais envolvida e comprometida como é a essência do social e todo movimento que se chama SUSTENTABILIDADE.

Uma das evidencias a qual percebemos ao procurar entender esse assunto, é que as empresas responsáveis e comprometidas divulgam seus Balanços Sociais para uma transparência segura e buscando seus objetivos de estarem entre os melhores, como dizia Betinho, ”o balanço social não tem donos, só beneficiários”.

Objetivo demonstração básicas sobre SUSTENTABILIDE, sabemos que todo assunto novo sempre será motivos de pesquisas e debates, o interessante é que estamos progredindo com essa ferramenta chamada globalização podemos estar sintonizado como futuros contadores.

O que é ISE – BOVESPA? Como diríamos é mais uma das milhões de ferramenta que podemos usar para coparar como anda as empresas na BM&BOVESPA no aspecto de sustentabilidade e comprometimento junto a sociedade, diferencia nos termos de qualidade, ou seja, qual o nível e transparência, tanto na prestação de contas bem como uma justiça social e governança corporativa, também podemos destacar que existe todo um cuidado da parte das empresas e pessoas responsáveis no que diz respeito a mudanças climáticas. O ISE- INDICE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL, este juntamente coligado com o BM&FBOVESPA, para que as empresas possam ser destacadas em varias melhorias, e uma delas é a própria sobrevivência.

Vamos lembrar que cada passo é importante para entendermos todos esses processos. Ambiental ou Ecologia muito falada algum tempo, tem por base a defesa de um uso que permita garantir dos recursos naturais, bem como garantir a sobrevivência de uma forma geral, tanto agora como no futuro, temos que garantir as gerações, no que podemos fazer bom, vamos fazer a nossa parte.

Como vemos na teleaula que veio em boa hora, existem as cinco dimensões da sustentabilidade, ecológico ou ambiental, social e econômico. A economia vem nos garantir equidade na distribuição do recurso econômico disponível de forma mais justa.

Sustentabilidade Social, o objetivo é diminuir as diferenças entre classes sociais e igualdade na distribuição da propriedade. A desigualdade social, o uso excessivo dos recursos naturais por uma parte da população enquanto a outra cresce desregulamente, são fatores a serem combatidos na sustentabilidade social.

De tudo que vemos e ouvimos sobre esse assunto, no papel parece tudo lindo, como um namoro, mas vamos seguir, pois a vida é feita assim mesmo, mas o objetivo aqui é a conscientização e educação por melhorias em todos os aspectos, vemos a muito tempo reportagens de pessoas que vivem do lixo, ou seja de papelão, latinhas, plásticos entre outros. Cada município deveria ter no mínimo um local para abrigar esses principais de produtos vamos chamar assim já que muitos seres humanos fazem disso sua própria sobrevivência.

Conhecer é base de qualquer projeto ou atitude responsável, a empresa aqui citada é para dar exemplos de como deveria ou teria que ser os pilares da sustentabilidade.

DESENVOLVIMENTO CAPITAL HUMANO são as pessoas que impulsionam nossa empresa e o mundo.

RESPEITAR O MEIO AMBIENTE, preservar é garantir o futuro bem como a nossa sobrevivência natural.

NEGOCIOS DCOM ÉTICA E TRANSPARENCIA, criar uma relação de confiança e tranquilidade e claro agradável.

APOIAR A COMUNIDADE é cooperar para a transformação social.

2 O QUE EMPRESA GANHA EM INTEGRAR NESSE TIPO DE INDICE?

Como podemos ver e aprender se buscamos encontramos, também lendo nos sites, especificamente no bmfbovespa.com. br. Que BM&FBOVESPA, é órgão máximo do ISE dando maior confiabilidade para as empresas que se adequarem ao sistema. Nesta questão de responsabilidade e transparência quem se programar e se comprometer com as instituições sairá ganhando, isso tudo leva a um nível melhor qualquer empresa além do mais as empresas grandes se relacionam com a mesma de nível igual, quero dizer que tenham responsabilidades.

As empresas que são integrantes do ISE são selecionadas entre as mais negociadas na BOVESPA em termos de liquidez e ponderadas na carteira pelo valor de mercado dos ativos disponíveis à negociação.

A contribuição para uma sociedade melhor essa uma das regras básicas para as empresas ou pessoas que entendem o que é ser melhor, só assim podemos ver que quem é mais humano e flexível a novas atitudes de conscientização, se dará bem em todos os aspectos.

Podemos constatar que as organizações mais bem sucedidas são aquelas mais organizadas principalmente no que diz repeito á limpeza, ar puro, aproveitamento de energia como já temos visto em muitas propagandas e em todos os lugares vemos o aproveitamento da energia do sol, que são chamadas as energias solar.

Quando vemos as melhoras nas finanças poderemos mostrar com mais intensidade e interesse para que muitos possam copiar, por exemplo, comprarmos papéis recicláveis não jogando compôs e talheres na natureza, enfim existe sempre um jeito para cada um começar já a sua responsabilidade.

Existe um diferencial quem se projeta, a de serem melhores aqueles que se liga em pessoas, melhoras de tudo que se diz o próprio sustento do planeta.

Como diz um ditado, vamos fazer a nossa parte, e nesse começo aqueles se destacarem e armazenarem o melhor como aproveitamento será e sairá na vantagem e estará em destaque.

Então só assim as empresas terá maior lucro, além de economizar gerando uma economia significativa no resultado em longo prazo. Pode-ser que se encontra também em curto prazo toda essa criatividade e novidades, em uma reportagem que um engenheiro alimentar e preocupado com restos de embalagens e alimentos faz reciclagem de tudo, fazendo bolo de restos de comida. De todas a maneiras ele usa formas de caixinhas de leite e todas as outras embalagens que se normalmente outros jogaria na natureza esse homem faz toda a diferença.

Quantas empresas integram atualmente o ISE-BOVESPA? A companhia ALUPAR S.A. (ALUP11) é a sétima do setor elétrica a se listar na Bolsa desde 2004 e a quinta do segmento a ingressar no Nível 2 de governança corporativa. Dados de 24/04/2013. BM&BOVESPA.

Conforme autorização das empresas que publicaram em 2012. O numero de 37 empresas, são elas, AES Tietê, Banco do Brasil, Bicbanco, Bradesco, Braskem, BRF, Cemig, Cesp, Copasa, Copel, CPFL, Coelce, CCR, Duratex, Eletropaulo, EDP, Even, Eletrobrás, Ecorodovias, Fibria, Gerdau, GerdauMET, Itaú Unibanco, Itaúsa, Light, Natura, OI,Sabesp, Santander, Susano, SulAmerica, Telefônica, TIM, Tractebel, Ultrapar, Vale, WEG.

O numero total é de 37 que compõe a nova carteira (no ano passado, 8 companhia de 38 empresas libera a publicação). Representam 1,07 trilhões em valor de mercado.

Em se tratando de tantos valores, e tecnologias que antes nunca vistas, posso pensar, temos que entender cada vez mais essa nova e grande modalidade ou universalidade, desses grandes pesadores e investidores, para assim podermos fazer ou dizer algo mais inteligente.

Em termos gerais que tipo de investimentos na área social ou ambiental se percebe nos sites que você pesquisou?

Conforme informações de outros trabalhos já realizados. Os Balanços Saciais visam divulgar, de forma transparente, as informações contábeis, econômicas, ambientais e sociais, referentes ao desempenho das entidades, aos diversos usuários. (TINOCO e KRAEMER, 2004).

Também podemos apresentar que as informações relacionadas e pesquisadas destacam aquelas sobre gestão ambiental, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente, custos e investimentos ambientais. Varias empresas evidenciam os seus balanços sociais, para melhor credibilidade, percebi que a Petrobras, tem se destacado muito neste quesito, como projetos de saúde, segurança e meio ambiente, entre outros.

De acordo com fonte da própria Petrobras, em 20 anos, de 1991 a 2011, teve um crescimento de 164% nas reservas, e possui hoje uma razão reserva/produção de 19,2 anos. O índice de sucesso da Petrobras nas atividades de exploração em 2011 foi de 59%, muito superior à media mundial, de 30%, sendo que no pré-sal vem superando 80%. Melhores posições no mercado global.

Como empresa preocupada com a Responsabilidade social e ambiental, a Petrobras é uma empresa historicamente comprometida em alinhar o seu crescimento ao desenvolvimento sustentável. Esse compromisso vem sendo reconhecido em diversas iniciativas, como o Dow Jones Sustainability Index (DJSI), o mais importante índice mundial de sustentabilidade, do qual a Petrobras faz parte há sete anos. Desde 1998, a Companhia passou a publicar, de forma pioneira, o seu Balanço Social late ambiental anualmente. Em 2010, o documento foi denominado Relatório de Sustentabilidade.

Também ainda falando da Petrobras diz que investe em programas de patrocínios sociais, ambientais, esportivos e culturais que resultam, de forma efetiva, em contribuição ao desenvolvimento sustentável. Conforme dados de 2011

Investiu R$ 640,9 milhões e cerca de 1,9 mil projetos. A companhia destinará, em dois anos, R$ 102 milhões para patrocínios a projetos ambientais, R$ 145 milhões para projetos sociais e R$ 67 milhões a projetos culturais, a maior de todas as edições dos programas. Seguir mais informações. Petrobras Ambiental, Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e Petrobras Cultural. São muitas as informações, de fossemos aqui descrevê-las poderíamos fazer um grande TCC.

Referente às informações posso dizer que estavam muito bem colocadas, e muitas informações, mas como o tempo e muitas coisas no dia a dia totalmente diferente deste universo, fica um pouco complicado para leigos, uma vez que particularmente nunca me interessei por tecnologia do tipo, ficarem horas com net, ou PC.

Como já mencionado, para quem entende e tem muita pratica neste tipo de leitura tudo fica mais fácil, mas para a sociedade em geral fica um tanto confuso, pensando, em uma instituição a qual tive acesso recentemente, só entende do assunto quem trabalha com o tal e vive daquilo todos os dias.

As informações Contábeis relacionadas ao assunto investimentos na área social ou ambiental, conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade. NBC T 15. Informa-nos a conceituação e objetivos, um dos parâmetros a geração e a distribuição de riqueza; os recursos humanos; a interação da entidade com o ambiente externo; a interação com o meio ambiente. Pelas pesquisas relacionadas ou aqui discriminadas, as empresas que se enquadrarem no ISE-BM&FBOVESPA, terá que divulgar seus relatórios desta natureza social e ambiental.

E ainda pesquisas nos sites como ambientes.ambientebrasil.com.br/ podemos dizer que é cada vez mais árdua a tarefa do administrador no tratamento desses assuntos na Contabilidade e sua divulgação. A complexidade da atividade de certas empresas muitas vezes é fator que fificulta o tratamento a ser dado. Principalmente nos passivos ambientais. Este assunto envolve julgamentos específicos, então existe todo um envolvimento da classe contábil e a alta administração bem como engenheiros, advogados, juristas, e etc.

Mas podemos dizer que a participação da contabilidade é de extrema importância, pois vai despertar o interesse para as questões ambientais, ajudando a classe empresarial a entender e implantar a legislação e a conscientização ecologia.

Todas essas informações e o aprofundamento no conhecimento são de fundamental importância para um bom trabalho dentro desta área, ou até mesmo em todas as áreas as quais nos dispomos a trabalhar. Diante dos pontos apresentados com relação ao orçamento flexível, métodos quantitativos, obrigação tributária e tributos empresariais, conclui-se que o conhecimento desses temas é importante para a formação de um contador e funcionamento de uma empresa e que o planejamento financeiro é de extrema importância como ferramenta necessária para o crescimento, fortalecimento e existência das organizações.

A divulgação tem sido cada vez mais abrangente, só não sabe do assunto quem não se houver interesses o repórter e colunista especializado em sustentabilidade de Rede Globo fará palestra com o tem “Brasil Sustentável”.

Acontece neste ano em julho de 2013, nos dias 2 e 3, das 9h às 18h. Local; centro de convenções Frei Caneca, e São Paulo-SP. WWW.cobee.com.br.

A publicação do balanço social não é obrigatória no Brasil. Há varias formas de elabora-lo. O modelo mais usado é o IBASE muito fácil e simples de fácil consulta e visualização em uma planilha de 43 indicadores quantitativos e 8 qualitativos, organizados em 7 grupos (IBASE, 2010). As informações relevantes quanto ao exercício da responsabilidade social; contém dados sobre a distribição de benefícios e como se realiza a participação interna. Também existem informações como dados que a empresa julgue necessário expor à sociedade sobre suas atividades sociais.

Portanto a contabilidade esta sim relacionada no assunto investimento na área social ou ambiental. Como mencionado, aqui neste pequeno relatório, as empresas e pessoas interessadas, terão sim acesso as essas informações as quais a empresas que são realmente comprometidas estará com suas devidas informações esclarecida. E também podemos evidenciar que o profissional desta área que estiver bem informado, sairá na frente com várias vantagens.

E ainda falando de contabilidade social, entendemos que as informações existem para serem transparente e serem divulgadas, pois se assim não fossem não existiria a razão de não ser.

BALANÇO SOCIAL, quantas empresas publicam o balanço social?

Este é tão somente mais das muitas ferramentas que os profissionais encontraram de manifestar toda sua vida. Ou seja, seus negócios com mais clareza, tem a capacidade de explicitar e medir a preocupação da empresa com as pessoas e a vida do planeta.

História, nos anos 60, nos EUA e na Europa, o repúdio da população à guerra do Vietnã deu início a um movimento de boicote à aquisição de produtos e ações de algumas empresas ligadas ao conflito. A sociedade exigia uma nova postura ética e diversas empresas passaram a prestar contas de suas ações e objetivos sociais. A elaboração e divulgação anual de relatórios com informações de caráter social resultar no que hoje se chama de balanço social.

Quanto ao Brasil só nos 70 que começou a ser discutida, somente nos anos 80 foram surgindo os primeiros balanços sociais de empresas. E logo nos anos 90 as corporações de diferentes setores passaram a publicar o balanço social anualmente.

Então podemos relatar que todas as empresas envolvidas e comprometidas com o social, divulgam seus relatórios ou balanços sociais.

Portanto digo que o balanço social, no modelo IBASE, foram 80% das companhias para evidenciar sua relação com o cliente, o modelo utilizado foi de normas de contabilidade tecnica15.

Verificando, que não há legislação que determine a obrigatoriedade de elaboração do Balanço Social.

CONCLUSÃO

Foram feitas muitas pesquisas online, levando em conta as teleaula da UNOPAR, mas de tudo que se percebe, é que o assunto é abrangente e muito discutível, também um quanto diferente, pois ainda não é nossa cultura, mas com tantas informações e crendo que a cada dia o assunto estará mais divulgado, não ira demorar a que todos se envolvam, e possamos viver, um Brasil melhor, o segredo de como poderá acelerar esse processo, todos já sabem, se doer no bolso, se cada um contribuir em não jogar lixo em qualquer lugar, aprender a guardar, vidros, latas que levam milhões de anos para se decompor, então o projeto andara mais rápido, também as empresas ser mais responsáveis, não pensar em só lucrar dinheiro, pois isso o dinheiro não é a fonte, vemos que o valor de tudo é a vida.

Entretanto, posso concluir que se houver mais rigor com penalidades para quem não cumprir a sua parte, seja pessoa física ou entidades então tudo ira correr melhor.

REFERÊNCIAS

Disponível em <http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero1v4/Custos%20ambientais%20e%20agronegocio.pdf>. acesso em abr 2013.

Atualização; movimento Negocio Sustentável.

<http://www.sucessonews.com.br/atualizacao-movimento-negocio-sustentavel/> acesso em abril 2013.

Disponível em

<http://www.atitudessustentaveis.com.br/> acesso em abr 2013.

Disponível em fatos e dados.

<http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/10/03/> acesso em abr 2013.

Disponível no portal de Contabilidade.

<http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t15.htm> acesso em abr 2013.

Contabilidade ambiental; Relatório para um futuro sustentável, responsável e transparente.

<http://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/artigos/contabilidade_ambiental:_relatorio_para_um_futuro_sustentavel,_responsavel_e_transparente.html> acesso em abr 2013.

Publique seu Balanço Social em

<http://www.balancosocial.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=2> acesso em abr 2013

Lista das empresas elegíveis – carteira do ISE 2012 período base 2011. <http://www.bmfbovespa.com.br/Indices/download/Lista-empresas-elegiveis-ao-ISE-2012-2013.pdf>. acesso em 28 abr 2013.

Disponível em congressos.

<http://www.cobee.com.br/>acesso em abr 2013.

Disponível em

<http://www.abesco.com.br/cobee/cobee-.asp?id=72>. acesso em 28 abr 2013.

SILVA, Aline Gabriela. Responsabilidade Social: Proposta de implantação do Balanço Social para o município de São Pedro de Alcântara.

< http://tcc.bu.ufsc.br/Contabeis291521>. Acesso em abril 2013.

Uma análise dos balanços sociais de companhias abertas listadas nos índices de Sustentabilidade Social (ISE) <http://dvl.ccn.ufsc.br/congresso/anais/4CCF/20101216230643.pdf> Acesso em abr 2013.

Contabilidade Social e Ambiental conceituais da contabilidade ambiental e da Sustentabilidade Empresarial: Prof. Regis Garcia – 22/04/2013 – Modulo 6, 1º semestre de 2013, Aula 1, Noturno.

< http://www.unopar.br/bibliotecadigital/>

CONTABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL: ASPECTOS CONCEITUAIS DA CONTABILIDADE AMBIENTAL E DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: PROF. REGIS GARCIA - 22/04/2013 - MÓDULO 6, 1° SEMESTRE DE 2013, AULA 1, NOTURNO.

...

Baixar como  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »