TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Empresarial

Trabalho Universitário: Sustentabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  5.682 Palavras (23 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 23

1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, cada vez mais empresas buscam adotar práticas sustentáveis em seus processos produtivos, acreditando que estas práticas podem trazer maiores ganhos para empresa a médio ou longo prazo (DIAS, 2007).

A questão é complexa e requer uma constante discussão sobre os limites e impactos do crescimento econômico na sociedade – que precisa se conscientizar de seu papel este processo – e no ambiente, cujas necessidades precisam ser respeitadas, sob pena de esgotamento de recursos fundamentais para as gerações futuras.

A reputação social e o temor causado por perdas nos acidentes ambientais podem ser os motivos que levam algumas empresas a buscar a sustentabilidade. As grandes corporações, voluntariamente, adotam práticas acima das exigências legais e lançam uma imagem de serem ambientalmente preocupadas. Estas empresas são recompensadas no mercado por tomarem estas ações, principalmente por meio da redução de seu custo de capital.

Repetto e Austin (2001) destacam que, atualmente, o desempenho financeiro dos negócios é significadamente afetado pelos custos e oportunidades apresentados por problemas ambientais.

A proposta desse trabalho é analisar a importância da sustentabilidade nas organizações, bem como na vida das pessoas como um todo. Para isso analisou-se as relações entre a sustentabilidade e as empresas e seus fatores sociais.

1.1 Justificativa

O objeto desta pesquisa é de nos aprofundar na importância da sustentabilidade na organização.

Em uma perspectiva mais ampla, a relevância do tema está em consonância com a tentativa de diminuir os impactos ambientais que degradam o planeta. Segundo a Agenda 21(CNUMAD), prevê-se que em 2020 a população mundial já tenha ultrapassado os 8 bilhões de habitantes. O crescimento da população mundial, associado aos padrões não sustentáveis de consumo, aplica uma pressão cada vez mais intensa sobre as condições que o a geosfera tem para sustentar a vida.

1.2 Problema

Nos últimos tempos muito se fala em meio ambiente, sustentabilidade, camada de ozônio eo acesso a informações atualizadas, com projeções futuras e ao mesmo tempo de fácil compreensão, tem levado as empresas a buscarem formas de controle, para modificar sua imagem perante o cliente e sociedade.

No mundo globalizado, as organizações tem o dever de serem sustentáveis¿

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral: a pesquisa tem como objetivo geralidentificar como as organizaçõesentendem as práticas sustentáveis.

1.3.2 Objetivos específicos:

o Compreender a importância da sustentabilidade nas organizações;

o Identificar a função social de uma organização;

o Entender a importância de uma organização sustentável.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Sustentabilidade

Sustentabilidade é a capacidade de se auto-sustentar, de se auto-manter. Uma atividade sustentável qualquer é aquela que pode ser mantida por um longo período indeterminado de tempo, ou seja, para sempre, de forma a não se esgotar nunca, apesar dos imprevistos que podem vir a ocorrer durante este período. Pode-se ampliar o conceito de sustentabilidade, em se tratando de uma sociedade sustentável, que não coloca em risco os recursos naturais como o ar, a água, o solo e a vida vegetal e animal dos quais a vida (da sociedade) depende (PHILIPPI, 2001). Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. “Diz o Relatório Brundtland, 1987, ONU (Comissão Mundial Sobre O Meio Ambiente e Desenvolvimento – tema “Nosso Futuro Comum”`). Sustentabilidade é um modelo de gestão de negócios que visa o retorno para os acionistas, ao mesmo tempo em que levam em consideração os impactos das operações no meio ambiente e na sociedade, protegendo recursos humanos e ambientais. Desta forma, uma empresa sustentável deve olhar para três aspectos:

 Gerar lucro sendo economicamente viáveis e eficientes;

 Estar atento ao impacto das atividades, direta e indiretamente, sobre o meio ambiente;

 Cuidar das relações com a sociedade, colaboradores e clientes.

O escritor Luis Fernando do Vale em seu blog aponta a definição do professor holandês Peter Nijkamp como a mais completa. Segundo ele, a sustentabilidade envolve três aspectos, o primeiro ecológico, diz respeito à manutenção do ecossistema em longo prazo; o segundo, econômico, trata da obtenção de renda suficiente para o custeio da vida em sociedade e o terceiro social, aborda o respeito dos valores culturais e a justiça na distribuição de custos e benefícios.

Na área empresarial a preocupação com a sustentabilidade tem se generalizado, e um grupo mais envolvido com esta inquietação criou uma entidade voltada a sustentabilidade empresarial, ligada ao movimento internacional de empresários com este foco (ALTENFELDER, 2004).

Dentro da visão de Tachizawa (2001), um dos maiores desafios que o mundo enfrentará neste novo milênio é fazer com que as forças de mercado protejam e melhorem a qualidade do ambiente, com a ajuda de padrões baseados no desempenho e uso criterioso de instrumentos econômicos, num contexto harmonioso de regulamentação.

Melo Neto e Brennand (2004,p 72) lembram que a sustentabilidade ganhou ímpeto com a eclosão do que denominamos temas emergentes . Dentro dessa visão ambiental, Coral, Rosseto e Selig (2003,p 03)defendem a idéia de que uma empresa será sustentável se não agredir o meio ambiente, detalhando o conceito de sustentabilidade ecológica ou organizações ecologicamente sustentáveis.

As primeiras discussões sobre eco desenvolvimento foram engendradas pelo Clube de Roma, organização formada em 1968 por iniciativa do industrial italiano Aurélio Peccei,com o objetivo de examinar o complexo de problemas que desafiavam a humanidade. Num esforço gigantesco de compreensão e de síntese, a Cúpula Mundial do Desenvolvimento Sustentável, a Rio+10, conseguiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com