TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síndrome De Down

Trabalho Escolar: Síndrome De Down. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 2

Nos dias de hoje, é possível identificar a síndrome de Down a partir da décima segunda semana de gestação, através de um marcador ultrassonográfico que pode sugerir o diagnóstico antes mesmo do nascimento.

É identificada pela seguinte apresentação nas crianças:

- tônus muscular diminuído,

- faces achatadas,

- boca pequena,

- lábios grossos com fissuras transversais,

- nariz pequeno,

- língua obstrusa

- baixa estatura ,

- prega única na mão

Curiosidade:

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.

Metodologia:

Devido á dificuldade que o grupo encontrou para visitação em instituições na região, entramos em contato com duas instituições localizadas na cidade de Santa Maria RS via telefone e realizado a entrevista com a diretora, coordenadora pedagógica e uma das psicólogas via skype.

Escola Especia Antônio Francisco Lisboa

A escola nasceu oficialmente em Santa Maria em 26 de junho de 1954 sendo a pioneira e referência em educação especial, no estado do Rio Grande do Sul.

A primeira turma de alunos da escola era formada por alunos portadores de deficiências físicas, que naquele momento tinham dificuldades de integração e inclusão nas escolas regulares.

Hoje a instituição atende portadores de síndrome de Down, deficiência intelectual, deficiência física, deficiência auditiva, deficiência múltipla e condutas típicas, totalizando trezentos e setenta alunos, sendo cento e cinquenta na parte pedagógica e duzentos e vinte na parte clínica. Entre eles quinze são portadores da síndrome de Down.

APAE Santa Maria RS

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Maria foi fundada em 30 de abril de 1966 (mil novecentos e sessenta e seis) como mantenedora da Escola Antônio Francisco Lisboa citada anteriormente. Apenas em 1983 se desvinculou levando apenas a sua bandeira.

Atualmente é uma sociedade civil, beneficente de assistência social, de caráter cultural e educacional voltada ao atendimento dos Portadores de Necessidades Especiais.

Este atendimento inclui a defesa de causas referentes aos direitos assegurados constitucionalmente e servir de órgão articulador com outras entidades.

A escola conta com cento e vinte portadores de síndrome de Down, deste 46 semanalmente nos turnos da manhã, 29 tarde, 20 recebem atendimento individualizado, 25 estão no Grupo de Convivência e todos participam das atividades complementares.

Conclusão:

Além de poder conhecer profissionais e instituições, é nítido a dificuldade para acesso á recursos para melhor desempenhar as atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com