TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síndrome De Down E Sua Inclusão Escolar

Trabalho Escolar: Síndrome De Down E Sua Inclusão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  3.849 Palavras (16 Páginas)  •  967 Visualizações

Página 1 de 16

Síndrome de Down e sua inclusão escolar

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .............................................................................................. 3

2 O QUE É SÍNDROME DE DOWN? ............................................................... 5

2.1 RELACIONAMENTO FAMILIAR E SOCIAL DO PORTADOR DA SD........ 6

2.1.1 A família com o portador da SD ...........................................................7

2.1.1.1 A educação inclusiva (portadores da síndrome de down)............. 8

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................... 10

REFERÊNCIAS ................................................................................................10

3

1. INTRODUÇÃO

Para melhor entendermos do assunto a ser tratado devemos começar a pensar no significado da palavra inclusão e sua colocação junto à educação. Apenas após tal análise poderemos nos aprofundar nesse assunto.

Inclusão segundo o dicionário nada mais é que a ação ou efeito de incluir, ao qual denominamos o ato de incluir os seguintes significados: compreender, abranger, fazer constar de uma lista, relacionar.

Por outro lado temos o significado proposto pelo Ministério da Educação (MEC) afirma a educação inclusiva como uma modalidade de ensino que visa promover o desenvolvimento global a alunos portadores de deficiência, que necessitam de atendimento especializado, respeitando as diferenças individuais, de modo a lhes assegurar o pleno exercício dos direitos básicos de cidadão e efetiva integração social.

“É possível descrever e conceituar a educação inclusiva de forma sublime, atendendo o sentido apresentado pelo MEC, mas enfatizando o principal objetivo desta modalidade. A inclusão é a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes, uma vez que a diferença é a principal característica do individuo, ou seja a sua individualidade. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção, é para o estudante que tem comprometimento mental, no caso o portador de Síndrome de Down, um estar comum, interagindo com o outro.”

(MANTOAN,Maria Teresa Eglér 2005)

A inclusão dos estudantes com necessidades especiais (NEE), nos diversos níveis de ensino, depende de inúmeros fatores, especialmente da capacidade de seus professores de promover sua aprendizagem e participação.

E ai surge o questionamento. “Os professores estão preparados para assumir tal responsabilidade?”

“O argumento mais freqüente dos professores, quando resistem à inclusão, é não estarem ou não terem sido preparados para esse trabalho.”

(MANTOAN, Maria Teresa Eglér – 203)

Na perspectiva da educação inclusiva, o foco não está direcionado somente para a deficiência do aluno, mas também para os espaços, os ambientes, os

recursos que devem ser acessíveis e responder a especialidade de cada aluno.

Portanto, a acessibilidade dos materiais pedagógicos, arquitetônicos e nas comunicações, assim como o investimento no desenvolvimento profissional criam condições que asseguram a participação dos alunos com deficiência.

4

“O desenvolvimento de escolas inclusivas que ofereçam serviços a uma grande variedade de alunos em ambas as áreas rurais e urbanas requer a articulação de uma política clara e forte de inclusão junto com provisão financeira adequada - um esforço eficaz de informação pública para combater o preconceito e criar atitudes informadas e positivas - um programa extensivo de orientação e treinamento profissional - e a provisão de serviços de apoio necessários. Mudanças em todos os seguintes aspectos da escolarização, assim como em muitos outros, são necessárias para a contribuição de escolas inclusivas bem-sucedidas: currículo, prédios, organização escolar, pedagogia, avaliação, pessoal, filosofia da escola e atividades extra-curriculares.”

( SALAMANCA, 1994)

A proposta da inclusão educacional apresenta a necessidade de transformação, que não cabe ao aluno se adaptar à escola tal como foi construída, a escola é que deve se reconstruir para receber e atender todos os alunos e a toda a comunidade, da qual fazem parte pessoas com e sem deficiência.

Como já nos interamos em tal assunto, ao decorrer deste trabalho estaremos descobrindo novas informações, sobre todo o meio que cerca um indivíduo especial e sua inserção na comunidade, na família e na escola.

5

2. O QUE É A SINDROME DE DOWN?

Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.

Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome de em 1862

A sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune, que descobriu uma cópia extra do cromossoma 21.

A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.

Pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno número de afetados possui retardo mental profundo. É a ocorrência genética mais comum, estimada em 1 a cada 800 ou 1000 nascimentos.

Muitas das características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com