TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO AMARELO

Seminário: TRABALHO AMARELO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Seminário  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO SOBRE AMAMENTAÇÃO

O aleitamento materno é de extrema importância para a saúde do bebê, pois é nele que se encontram todos os nutrientes que seu filho necessita. É um alimento completo para o bebê, nele contém vitaminas, minerais, gorduras, açucares e proteínas, possui muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não contém no leite de vaca, é adequado completo, equilibrado e suficiente para o seu bebê. É o tipo de leite produzido próprio para o seu organismo , é de fácil digestão, é um leite limpo, não apanha sujeira como a mamadeira, está pronto a qualquer hora e na temperatura certa, além de não ter nenhum custo financeiro. O leite materno também fortalece o sistema imunológico do bebê, protegendo ele contra infecções respiratórias e intestinais, com isso ele ganhará peso que o ajudará a crescer forte.

Além de todos esses benefícios para o bebê o aleitamento também beneficia a família aumentando os laços entre a mamãe e o bebê durante a amamentação, ajuda a diminuir o sangramento da mãe após o parto, faz o útero voltar mais rápido ao seu tamanho normal, diminui o risco de câncer de mama e ovários, é econômico e prático.

Muitas mamães pensam que o leite que está produzindo para o seu bebê é fraco, principalmente ao notarem que nos primeiros dias após o parto seu leite é ralo e claro, mas na verdade esse leite ralo e claro chamado de colostro que é produzido nos primeiros dias é importantíssimo para o bebê, pois é neste leite que a mamãe passa inúmeros anticorpos para o seu filho, protegendo-o contra diversas doenças.

O bebê deve ser amamentado somente com o leite materno até o sexto mês de vida, após isso o pediatra irá orientar a introdução de novos alimentos.

Espere a criança esvaziar primeiro uma mama para depois oferecer a outra a ela, pois as mulheres produzem dois tipos de leite, o que se concentra no fundo da mama, que é rico em nutrientes, capaz de estimular o ganho de peso e o crescimento do bebê e o que é localizado na frente da mama que é principalmente rico em água, por isso não é recomendado oferecer água a criança até o sexto mês de vida.

Não deixe de amamentar o seu filho, é muito importante que ele receba todos os nutrientes necessários que você tem a lhe oferecer para ter uma ótima saúde.

VANTAGENS DO ALEITAMENTO

O aleitamento materno só faz bem à criança, e à mamãe também! É um grande aliado contra diversas doenças e é facilmente digerido e absorvido.

O leite materno contém nutrientes e enzimas perfeitamente balanceadas, com substâncias imunológicas que protegem o bebê e provêm tudo o que a criança necessita no seu comecinho de vida. O ato de amamentar também supre as necessidades emocionais e diminui a ansiedade de ambos, por meio desse primeiro contato pele a pele e olhos nos olhos.

Fora a grande vantagem do vínculo afetivo que o ato cria, esse leite ainda protege a criança contra uma infinidade de problemas. Segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo, a lista é extensa. O leite materno protege contra doenças alérgicas, diversos tipos de câncer, desnutrição, diabetes mellitus, doenças digestivas, doenças crônicas como osteoporose, doença cardiovascular e ateroesclerose, obesidade, meningites, sarampo e outras doenças infecciosas, doenças respiratórias e otites, doenças do trato urinário e cáries. E ainda promove, melhor desenvolvimento neuro-psicomotor infantil e cognitivo, aumenta o QI, promove melhor padrão cardiorrespiratório durante a alimentação, melhor resposta às imunizações e melhor equilíbrio emocional.

Não é só o bebê que sai ganhando, a mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa, tem diminuição mais rápida do volume do útero, corre menor risco de hemorragia no pós-parto, ter anemia, contrair câncer de mama e de ovário, é menos propensa à osteoporose, volta ao peso normal mais rapidamente e está protegida de engravidar.

E ainda tem o fator econômico. O leite que a mãe produz é suficiente para alimentar o filho até os seis meses de idade, sem necessidade de gastos com água, gás, bicos, mamadeiras, sabão, açúcar, embalagens etc. O leite materno é de graça e está pronto para servir a qualquer hora!

AVALIAÇÃO DAS MAMAS

Submeter-se a avaliação da “pega” correta com a Enfermeira Obstetra (se o bebê está bem posicionado e pegando adequadamente a aréola e o mamilo), estabelecendo o processo sucção, deglutição e respiração do bebê, satisfatoriamente;

AVALIAÇÃO DAS MAMAS

O Ministério da Saúde do Brasil preconiza que seja realizado o exame clínico das mamas em conjunto com as orientações para o aleitamento materno na primeira consulta de pré-natal.

Exame Físico das Mamas:

- O exame das mamas faz parte da rotina de atendimento às gestantes e nutrizes. O profissional deve ensiná-las a conhecer suas mamas. Durante o exame físico deve-se observar se existe insegurança, resistência à amamentação e anormalidades anatômicas.

- Para o exame, deve-se solicitar à gestante ou nutriz para para desnudar o tronco, sentar numa cadeira e elevar os braços até a cabeça. Verificar: a forma, simetria das mamas, retrações, tipos de mamilos (normal, plano, invertido), rede venosa e aspecto da pele. Com a paciente deitada, apalpar as mamas

com a face palmar dos dedos verificando a presença de nódulos e áreas dolorosas. Em seguida

proceder à expressão da aréola e mamilo, verificando a presença e o aspecto da secreção.

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/37213/000820567.pdf?sequence=1

Dicas para amamentação efetiva

Aprenda a amamentar, mas sem ansiedade, pois a natureza é sábia e lhe deu o instinto materno. No início da amamentação podem ocorrer dificuldades, mas são perfeitamente normais. É uma época cheia de novidades e a ansiedade faz parte desse período.

Se o bebê demorar a aceitar o seio é necessário que a mãe faça a estimulação manual do mamilo para que o bebê estabeleça a sucção efetiva. A enfermeira e consultora em amamentação, Grasielly Mariano, orienta à mãe estar em posição confortável, sentada ou em pé. Para extrair o leite da mama esquerda, deve-se usar a mão direita e vice-versa. O polegar e o indicador devem ser pressionados em direção ao tórax e, na sequência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com