TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE A DOENÇA DE HAFF

Por:   •  23/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

Discente: Darlisson Dias

Disciplina: tec. e inspeção do pescado

TRABALHO SOBRE A SINDROME DE HAFF

A doença de haff é descrita como um tipo de rabdomióse, que se caracteriza pela ruptura das fibras musculares, causando rigidez e dores fortes.

Nos últimos anos tem-se visto noticias de diversos casos da síndrome de haff em algumas localidades do pais. Em 2020 no estado da Bahia foram notificados aproximadamente 45 casos da doença de haff, sendo essas presentes nos municípios de: Salvador, Camaçari, Dias D’Ávila, Candiba, Entre Rios, e Feira de Santana. Destes casos, apenas 40 foram confirmados, sendo que 21 são do sexo feminino e 19 do sexo masculino.

No Amapá, foram confirmados 4 casos de pessoas com a doença de haff, no ano de 2021, nos municípios de Macapá e Santana. Segundo informações absorvidas, essa infecção ocorreu através do consumo de peixes da espécie Pacu. Entre os suspeitos da doença, foram infectados 2 homens e 2 mulheres.

O estado do Pará registrou no ano de 2021, cerca de 17 casos suspeitos, decorrentes dos municípios de Belém, Trairão, Juruti, Almeirim e Santarem, sendo que estes pacientes não foram testados em requisitos laboratoriais. 1 dos suspeito da doença veio a óbito na cidade de Santarém.

Em 2021, no estado do Ceara, foram diagnosticados 9 casos, desses, 4 individuos eram homens e 5 eram mulheres, 3 desses habitavam na região metropolitana do estado e 6 residiam na capital fortaleza. Desses infectados nenhum deles apresentaram estados clínicos graves e nenhum caso de óbito.

Em 2021, no estado do Amazonas ocorreu um surto da síndrome de haff, onde foram confirmados aproximadamente 54 casos, sendo que 1 mulher de 51 anos de idade veio a óbito. Os municípios que apresentaram casos da doença foram: Manaus, Parintins, Caapiranga, Autazes, Maués, Manacapuru, Borba e Silves. Os peixes associados a essa contaminação são: pirapitinga, pacu e tambaqui.

Foram registrados nos últimos 4 anos, aproximadamente 15 casos da doença de haff no estado de Pernambuco. No ano de 2021 em meados de fevereiro, duas irmas foram diagnosticadas com a doença após consumirem um peixe que segundo informações das vitimas foi o peixe Arabaiana, a partr dai as duas foram internadas e infelizmente uma delas veio a óbito.

Geralmente essa infecção ocorre através do consumo de alguns organismos aquáticos, como peixes, crustáceos, algas, moluscos e outros. Essa doença ainda é muito rara, mais já existem formas de tratamento e cura.

Os principais sintomas da síndrome de haff são: ruptura das células, dor e rigidez no sistema muscular e no tórax, insuficiência renal, cãibras, dificuldade de andar, falta de ar, fraqueza, mialgias, dor no estomago, cefaleia, dores nas costas, dormência, diarreia e a coloração da urina escura, é dai que se dá o nome de doença da urina preta.

Como ainda não existe tratamentos específicos, os médicos recomendam que pessoas infectadas bebam bastante agua para que seja feita a diluição da toxina presente no corpo.

REFERÊNCIAS:

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/mapa-monitora-casos-de-doenca-de-haff

https://pebmed.com.br/doenca-de-haff-novos-casos-sao-diagnosticados-no-brasil/

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/09/casos-de-doenca-da-urina-preta-avancam-e-cinco-estados-investigam-suspeitas.shtml

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Fwww.saude.ce.gov.br%2Fwp-content%2Fuploads%2Fsites%2F9%2F2018%2F06%2FNota_de_Alerta_da_Sindrome_de_Haff_REVTCAFJA_14.09.21_12h36m.pdf&clen=1434306&chunk=true

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com