TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte da Glicose através da Membrana Celular

Por:   •  19/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  3.168 Visualizações

Página 1 de 2

Transporte da Glicose através da Membrana Celular

A princípio glicose não pode difundir-se através dos poros da membrana tão facilmente, visto que seu peso molecular é de 180, e o máximo das partículas permeáveis é cerca de 100. No entanto a penetração da glicose é possível e acontece através da DIFUSÃO FACILITADA ou co-transporte ativo glicose.

DIFUSÃO FACILITADA: 

A difusão facilitada é bem mais rápida que a difusão simples...

Por que na difusão facilitada vamos ter várias proteínas transportadoras (as glut’s) que vão levar a molécula de glicose de um lado para o outro da membrana celular, liberando a molécula no lado com menos concentração de glicose.

INSULINA:

A insulina é como uma chave que abre as fechaduras das células do corpo, para que a glicose entre e seja usada para gerar energia em forma de ATP.

Quando o pâncreas secreta grande quantidade de insulina a velocidade de transporte é aumentada em 10 a 20 vezes,em relação à velocidade observada na ausência da secreção de insulina. Mas isso só se aplica a difusão facilitada, porque o co-transporte não recebe influencia da insulina, porque os tecidos onde o co-transporte atua não são sensíveis a insulina

Transportadores de glicose GLUT: As gluts são proteínas carregadoras que levam a glicose para dentro das células. Atualmente é proposta a presença de doze tipos de transportadores de glicose, ate pouco tempo essa família era composta apenas de cinco tipos.

#LERSLIDE

CO-TRANSPORTE ATIVO DE GLICOSE

O transporte de glicose na maioria das células é feito por difusão facilitada tendo o aumento da velocidade do transporte por conta da insulina.

 No entanto, na membrana gastrointestinal e no epitélio dos túbulos renais o transporte de glicose é feito através do co-transporte ativo.

O mecanismo de co-transporte não sofre influencia da insulina e tem a função de captar a glicose da dieta para levar à corrente sangüínea e prevenir a perda de glicose pela urina.

FOSFORILAÇÃO DA GLICOSE

Logo após a a entrada da glicose nas células, ela se liga a um radial fosfato e se transforma em glicose6fosfato através da enzima hexoquinase. Na maioria dos tecidos do corpo fosforilação tem como finalidade manter a glicose no interior das células e impedir sua difusão de volta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com