TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tampões Biológicos

Dissertações: Tampões Biológicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

● Tampões Biológicos

Os tampões biológicos são necessários em aplicações farmacêuticas, química de proteínas, análise enzimática, engenharia de tecidos, aplicações tecnológicas e pesquisas terapêuticas.

Os sistemas de tampões podem ser usados como tampões padrão para processos de produção e métodos bioanalíticos, para a preparação de meios de cultura, para aplicações bioquímicas em baixa temperatura e como eluente em cromatografia. Os tampões são usados em quase todos os experimentos realizados porque oferecem vantagens para o controle das condições de reação e rendimento em síntese orgânica. A tarefa do tampão é criar um ambiente definido para as biomoléculas para que elas possam ser mantidas em uma forma estável e nativa e permaneçam totalmente ativas.

● Variação do tampão com contra o pH

Durante o metabolismo celular ocorre liberação ou consumo de muitos ácidos e que são constantemente liberados no meio celular ou extracelular. O organismo neutraliza estes ácidos para prevenir alterações na quantidade de H+ ácidos para prevenir alterações na quantidade de H e preservar a+e preservar a função celular.

A variação do pH também pode ocorrer por meio de administração de medicamentos ou então serem geradas devido a problemas fisiológicos ou doenças. A forma como o organismo regula a concentração de H+ é de fundamental importância e ocorre no interior das células (líquido intracelular), entre as células (líquido intersticial) e no sangue (líquido intravascular).

Os mecanismos de defesa do organismo contra alterações do pH, são químicos ou então fisiológicos e ambos estão interligados. Os mecanismos químicos são representados pelas substâncias químicas que se encontram dissolvidas no plasma, líquido intersticial ou líquido intracelular e que agem como ácidos e bases neutralizando o aparecimento de quaisquer ácidos ou bases oriundos do próprio metabolismo, medicamento ou distúrbiosfisiológicos (sistemas-tampão).

● Tabela com a relatividade dos tampões em organismos

Composição do sistema Percentual / %

Bicarbonato/gás carbônico 64

Hemoglobina/Oxihemoglobina 28

Proteínas ácidas/Proteínas básicas 7

Fosfato monoácido/fosfato diácido 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com