TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tampões Biólgicos

Ensaios: Tampões Biólgicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  4.974 Visualizações

Página 1 de 4

TAMPÕES BIOLÓGICOS

São tampões encontrados nos seres vivos para manutenção do pH ( Por exemplo Sangue ou das Células).

Os Tampões no organismo humano

Tampões Ácidos Bases Conjugadas Principal ação de Tamponamento

Hemoglobina HHb Hb Eritrócito

Proteína Hprot Prot Intracelular

Tampão Fosfato H2 PO4 HPO4-2 Intracelular

Tampão Bicarbonato CO2- -H2CO3 HCO3- Extracelular

A regulação do pH nos fluídos intracelulares e extracelulares é atividade essencial dos organismos vivos. Mesmo pequenas mudanças na concentração do íon hidrogênio podem afetar grandemente as estruturas e as funções biológicas. A Concentração do H+ é mantida relativamente constante por meio de soluções tampões que resistem a alterações bruscas de pH quando adicionadas quantidades relativamente pequenas de ácido (H+) ou base (OH-). São formados por ácidos fracos e suas bases conjugadas.

A resistência a mudanças no pH de um tampão depende de dois fatores: (a) a concentração molar do ácido fraco e sua base conjugada e (b) a relação entre suas concentrações. Em outras palavras, quanto maior a quantidade de tampão presente, mais íons H+ e OH- podem ser absorvidos sem grandes mudanças do Ph.

TAMPÃO PROTEICO

Muitas proteínas agem como tampões ao todo, as proteínas dos líquidos corporais compreendem o sistema de tampão proteico que é o tampão mais abundante no líquido intracelular e no plasma.a hemoglobina é um tampão especialmente útil dentro das células vermelhas, e a albumina é o principal tampão proteico no plasma sanguíneo. Lembrando de que as proteínas são compostas de aminoácidos, moléculas orgânicas que contem pelo menos um grupo carboxila (-COOH) e pelo menos um grupo amigo (-NH); esses grupos são os componentes funcionais do sistema de tampão proteico. O grupo de carboxila libera h+ quando o ph aumenta. O h+ é capaz de agir com excesso de oh- formando um grupo –NH, quando o ph diminui. Portanto, as proteínas podem tamponar tanto os ácidos quanto as bases.

Proteico

“Apesar do ácido carbônico ser um ácido fraco, o H+ liberado deve ser tamponado no sangue venoso”. O tampão mais importante para essa função é a hemoglobina.1. a hemoglobina é melhor tampão que a Oxihemoglobina. Toda vez que descarregamos O2 nos tecidos, oportuniza-se esse tampão “melhor”. 2. o aumento da acidose desvia a curva de dissociação para mais descarga (efeito Bohr): “relações mutuamente benéficas”

TAMPÃO FOSFATO

Consiste de um ácido fraco / base conjugada

H2PO4−/HPO4 2-

H2PO4− H+ + HPO42-

O sistema tampão fosfato é formado pelo fosfato de sódio e ácido fosfórico, possuindo pk de 6,86 e exercendo uma faixa de tamponamento entre 5,9 - 7,9.Com essa pk o sistema fosfato tem a possibilidade de operar próximo da capacidade máxima de tamponamento. O tampão fosfato é importante no organismo e compõe 1% do sistema de tampões.O tampão fosfato é eficaz nos líquidos intracelulares, plasma e nos túbulos renais.

Em relação aos túbulos renais é essencial pela existência considerável da concentração de fosfato nos túbulos, aumentando a capacidade de tamponamento do sistema.

HCl + Na2HPO4 NaH2PO4 + NaCl

Substituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com