TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é BI - business intelligence

Trabalho acadêmico: O que é BI - business intelligence. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2012  •  Trabalho acadêmico  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 4

O QUE É BI - BUSINESS INTELLIGENCE?

Um dos principais conceitos disponíveis atualmente no que diz respeito a gestão empresarial é o BI.

BI é um termo muito utilizado mas ainda pouco compreendido no mundo dos negócios. Podemos notar, pelas diversas definições encontradas, que o assunto está longe de apresentar uma definição única.

No site da Dall Piero – Agência de Inteligência Competitiva (www.dallpiero.inf.br) encontramos uma definição bem focada para BI:

“É o conjunto de softwares que ajudam em decisões estratégicas”

Segundo Carlos Barbieri, BI é, de forma mais ampla, “a utilização de variadas fontes de informação para se definir estratégias de competitividade nos negócios da empresa”.

Soluções em BI SAP

Soluções convertidas em resultados para o seu negócio.

Prover a gestão e promover ainda mais o seu negócio é o compromisso da BIway Consulting, por meio das soluções em Business Intelligence da SAP. Nossas soluções se adéquam às necessidades da sua empresa e colaboradores mantendo-os tecnologicamente alinhados com o que há de mais avançado no segmento de gestão corporativa, dinamizando seus processos de negócios e gerando uma gama completa de diferenciais competitivos em um mercado em ampla expansão.

Business Objects

Ferramentas Business Objects SAP

A SAP BusinessObjects Edge Series é a solução analítica de negócios para empresas que desejam melhorar os processos de negócios, descobrir novas oportunidades e ganhar vantagem competitiva. Este abrangente e versátil pacote, oferece soluções dirigidas a qualquer exigência da análise de negócios – desde relatórios e análises flexíveis e objetivos, passando por painéis e visualização, até uma poderosa integração de dados e qualidade, bem como soluções pré-programadas de data-mart.

Ferramentas Business Objects

* Software Crystal Xcelsius

* Software Crystal Reports

* Web Intelligence

* Infoview

* Desktop Intelligence

* Dashboard Builder

* Voyager

* Live Office

* Business Objects Edge Series

10 regras para implementar BI

1. Definir os requisitos funcionais.

Comparações por indicadores de desempenho (KPI – Key Performance Indicators) são o centro de qualquer aplicação de BI. A equipe do projeto, composta por colaboradores do departamento de TI e de outros departamentos especializados, deve determinar que informação deve ser disponibilizada pelas aplicações de BI, quando é necessário estar disponível e em que formato.

2. Definir os grupos de utilizadores.

A equipe do projeto deve definir quem são os utilizadores da solução de BI. Existem geralmente três grupos de utilizadores: utilizadores gerais de relatórios; os produtores e analistas que avaliam os dados; e finalmente os gestores que decidem os objetivos.

3. Envolver os utilizadores numa fase inicial.

Na fase inicial, o departamento de TI deve criar um protótipo simples da solução. Desta forma, pode ser feita uma revisão para assegurar que os requisitos essenciais serão incluídos desde o início. Na implementação de um projecto de BI, os colaboradores dos departamentos especializados devem sempre ser incluídos paralelamente, uma vez que são esses indivíduos que, no futuro, irão trabalhar com as aplicações. Quando se testar o protótipo, esses colaboradores podem determinar se o projeto segue o escopo.

4. Ter apoio da Gestão.

A equipe do projeto deve ter apoio da gestão. Esta é a única forma de garantir que os objetivos corporativos a curto e longo prazo sejam incorporados. A implementação é monitorizada pela comparação de indicadores de desempenho (KPI) permanentes dos rácios operacionais mais importantes.

5. Identificar os Indicadores de Desempenho (KPI) requeridos.

São necessários valores operativos para a gestão dos processos de uma companhia. A equipa de projecto deve defini-los em conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com