TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro BIS

Pesquisas Acadêmicas: Roteiro BIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

A China é um país com bilhões e que por esse motivo apresenta diversos riscos para o seu crescimento, apesar de ser a segunda maior economia do mundo. Para manter esses altos índices, o governo precisou criar um cenário possível, com perdas nas políticas sociais para ter grandes ganhos na econômica. Assim não há universidades públicas gratuitas, assim como toda saúde deve ser paga particularmente, isso sem contar no controle rigoroso populacional pela política do filho único e de migração do ambiente rural para o urbano.

Essas políticas não apenas permitiram que o país crescesse a níveis exorbitantes como permitiu que mantivesse esse crescimento de forma sustentável por um tempo cada vez mais longo. Isso evidência como todas as políticas são interligadas, uma política de migração rural se tornou posteriormente muito importante para o crescimento econômico do país.

Com bilhões de habitantes, o governo precisou procurar uma forma de se sustentar, permitindo o enriquecimento da China. Com essa população toda na cidade, os custos seriam muito maiores, sem contar outros imensos problemas que seriam um gargalo para a economia (como o trânsito, a falta de moradia, miséria). A solução foi manter grande parte da população no campo e controlar o consumo da população (para que assim o meio ambiente, que já é muito afetado no país, fique cada vez mais diluído) , apenas de manter algumas cidades, chamadas de cidades de primeiro mundo, como mecas do consumo.

Entretanto, esse cenário mudou, e para manter o crescimento no mesmo nível, as políticas também terão que mudar. Citando o novo presidente, a matéria da revista Exame destaca:

O maior desafio de Xi Jinping será manter o país no mesmo rumo que tirou 300 milhões de pessoas da pobreza nas últimas duas décadas e tornou a China um dos motores vitais da economia mundial. As decisões do novo presidente serão acompanhadas com lupa por governos e empresários do mundo todo.

O cenário do país mudou (não apenas dele como também do mundo inteiro), e com ele os desafios. O que a matéria destaca é que o novo presidente deverá encontrar forma de driblar esses desafios para manter o crescimento. Isso tudo se resume no desafio de Xi Jinping de encontrar um novo cenário e novas políticas públicas para um crescimento sustentável, e não irresponsável sem pensar nas consequências de todas as suas atitudes que poderia culminar na quebra do país ou até mesmo no fim do regime do Partido Comunista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com