TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teatro Brasileiro

Dissertações: Teatro Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

1. A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização? Pesquise informações complementares.

R: A privatização da empresa foi conturbada, pois muitos não olhavam com bons olhos o fato de uma grande empresa nacional não pertencer mais ao estado, fazendo com que seu lucro já não fosse mais destinado ao tesouro nacional. Muitos dos defensores da não estatização culpavam a administração ineficaz com viés de interesse político pelo não desenvolvimento total da empresa. Porém, os defensores da privatização alegavam que a própria política de gestão de empresas públicas, indiferente a administração, permitia que esses entraves dificultassem o desenvolvimento da empresa, burocracia desnecessária, lentidão em tomada de decisões, forte influência política e administradores de topo e eram responsáveis por praticamente todas as decisões, fazendo com que a empresa fosse mal vista no exterior, já que as grandes mineradoras do mundo não seguiam esse sistema de administração. O Fato é que CVRD lucra atualmente em média, 10 vezes mais em comparação ao seu último ano como estatal e a contribuição em impostos recolhida pelo governo é maior que o lucro total quando a mesma pertencia a federação. (informações complementares retirados do site da revista EXAME)

2. Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que. Segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD

Primeiramente no que consiste Habilidades Gerenciais:

Robert L. Katz é um escritor americano, roteirista e autor de não ficção. Para ele o desempenho de qualquer papel gerencial, em qualquer nível depende de HABILIDADES. Ele dividiu as habilidades gerenciais em três categorias a técnica, humana e conceitual.

A Habilidade Técnica: É o poder de desempenhar uma tarefa especializada que envolve certo método ou processo, essa habilidade pode ser adquirida em cursos ou na experiência diária.

EX: Gerente de vendas conhece os produtos, o preço de venda, canais de distribuição, clientes, mercado e técnicas de venda.

Habilidade Humana: Abrange a compreensão das pessoas, necessidades, interesses e atitudes.

EX: o gerente possui a capacidade de entender, liderar, trabalhar com pessoas, motivar, conduzir e comunicar-se eficazmente.

Habilidade Conceitual: Envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade de uma organização e usar o intelecto para formular estratégias.

EX: A habilidade conceitual requer do gerente, criatividade, raciocínio abstrato, planejamento e entendimento do contexto.

Roger Agnelli iniciou sua carreira de administrador no Banco Bradesco, em março de 1981, como analista de investimentos. Logo ele se destacou, pois apresentava algumas habilidades gerenciais em destaque:

• Negociador agressivo;

• Alto poder de comunicação interno e externo. Sua fluência em inglês foi crucial, pois a empresa necessitava expandir e internacionalizar o mercado de capitais;

• Network, Agnelli tinha um círculo de amigos poderosos, dentre eles, o presidente do Banco Bradesco Lázaro Brandão, que foi amigo e protetor de Agnelli.

• Visão, Agnelli tinha a capacidade administrativa de enxergar onde era possível chegar com determinada empresa, desenvolvendo seus pontos fortes e corrigindo seus pontos fracos;

• Liderança, desde cedo Agnelli demonstrou perfil de líder, conseguindo comandar e influenciar pessoas, tanto superiores quanto subordinados.

3. De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?

Roger Agnelli teve que usar das suas habilidades de gestão, visão e liderança para conseguir resolver conflitos entre os acionistas e diretores da CSN e da CVRD quanto ao rumo das empresas e seu foco. Inicialmente fora desacreditado pelo fato de nunca ter trabalhado como gestor na área de mineração, porém, ficou provado que os receios quanto a sua capacidade eram infundados. Sua experiência adquirida ainda como administrador do Banco Bradesco foram cruciais para a resolução desses impasses, não pela experiência especifica em mineração, mas pela capacidade visionária e entendimento da interação governo/empresa.

4. Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da CVRD?

Um dos principais problemas que Agnelli enfrentou foi incompatibilidade ideológica com os administradores da CVRD quanto ao rumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com