TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teatro Romano

Ensaios: Teatro Romano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

♦ Origem ♦

♦ O teatro romano teve diferentes gêneros. Misturando influências etruscas (influenciados pelos gregos) e de espécie de representações religiosas de caráter sério ou satírico itálicas (curiosamente de forma semelhante ao aparecimento do teatro grego), os romanos tinham uma forma embrionária de teatro quando entraram em contato com a Grécia: esse contato significou a morte do primitivo teatro romano, que imediatamente copiou as formas gregas (tragédia, comédia).

♦ Os enredos são em geral baseados em casos de amor ou confusões decorrentes de troca de identidades, mas apresentam grande originalidade no tratamento dos temas. Os seus personagens são de origem popular: escravos mentirosos, Ladrões, velhos, soldados fanfarrões, cortesãs, etc.

♦ Os romanos construíram vários teatros especificamente para representações, mas na maioria dos casos, nas pequenas cidades, utilizavam os anfiteatros para vários eventos, usando para espetáculos de gladiadores, corridas, representações.

♦ Dedicar-se ao teatro era muito mal visto: os atores eram normalmente escravos ou ex- escravos; raramente mulheres representavam, tendo má reputação as que o faziam. Os papéis femininos eram feitos por homens.

♦ Vários imperadores apresentados como cruéis ordenavam que os espetáculos se tornassem realistas. Quando aparecia, no texto, um personagem que marcado para morrer, dublava-se o ator por um condenado à morte

♦ Com o advento da Igreja, esta viu com maus olhos gêneros artísticos que ou se referiam a deuses pagãos ou riam abertamente dela, como os espetáculos de mimos, levando à sua progressiva perseguição, para além dos aspectos que considerava imorais, tais como representação de cenas licenciosas ou mesmo nudez.

♦ Pão e Circo ("Panis et circensis" - Latim)

Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com