TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Conjuntivo De Necessidades Especiais

Dissertações: Tecido Conjuntivo De Necessidades Especiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Tecidos conjuntivos de propriedades especiais não se encaixam nos tecidos conjuntivos propriamente ditos, pois desempenham papeis especiais, a seguir vamos verificar quais são, onde se localizam e quais suas funções.

TECIDO CONJUNTIVO DE NECESSIDADES ESPECIAIS

São tecidos variados que ao longo do tempo se especializaram e se desenvolveram em certa função. Podemos classificar em tecido adiposo, cartilaginoso, ósseo, hematopoiético e sanguíneo.

TECIDO ADIPOSO

O tecido adiposo é encontrado principalmente sob a pele, constituindo a tela subcutânea chamada hipoderme. Atua principalmente como reservatório energético, as gorduras armazenadas podem ser facilmente utilizadas pelo organismo, assim são continuamente renovadas. Outra função é o isolamento térmico, fazendo a defesa do organismo contra perdas excessivas de calor. Assim, entendemos por que os animais de clima frio conseguem sobreviver, pois tem uma grande camada gordurosa sob a pele, adaptando-se assim ao frio intenso. O tecido adiposo serve também para proteção contra choques mecânicos, como por exemplo, a palma da mão e a planta dos pés.

TECIDO CARTILAGINOSO

O tecido cartilaginoso está localizado em pequenos espaços escavados na substância intercelular, como por exemplo, nariz, articulações, anéis da traquéia e dos brônquios, na região auditiva e nos discos intervertebrais. Cartilagem é um tecido conjuntivo de sustentação, onde não possui vasos sanguíneos e nervos. No pericôndrio (tecido que envolve a cartilagem) existem células capazes de promover o crescimento e a regeneração do tecido cartilaginoso.

TECIDO ÓSSEO

Esse tecido confere rigidez ao osso e constitui um reservatório de cálcio para o organismo, estabelecendo com o sangue uma comunicação constante desse elemento químico.

É mais resistente do que o tecido cartilaginoso, é constituído por uma matriz rígida – formada principalmente por fibras colágenas e sais de cálcio e de fósforo – e composto por vários tipos de células: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos.

TECIDO HEMATOPOIÉTICO

Tem a função de produzir as células do sangue e da linfa. Existem duas variações:

Tecido hematopoiético mielóide: Encontra-se na medula óssea vermelha, presente no interior do canal medular dos ossos esponjosos. Produz glóbulos vermelhos, certos tipos de glóbulos brancos e plaquetas.

Tecido hematopoiético linfóide: encontra-se de forma isolada em estruturas como os linfonodos, o baço, o timo e as tonsilas palatinas ou em órgãos diversos como os das vias respiratórias e do sistema digestório. Produz certos tipos de glóbulos brancos.

TECIDO SANGUINEO

O sangue é um tecido conjuntivo que percorre o corpo distribuindo substâncias e nutrientes, também tem a função de recolher resíduos. É formado pelo plasma e pelos elementos figurados.

O plasma é uma solução aquosa clara constituída mais de 90% de água, sais, aminoácidos, glicoses, vitaminas, hormônios, uréia entre outros. Os elementos figurados são glóbulos vermelhos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com