TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Conjuntivo

Trabalho Universitário: Tecido Conjuntivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  1.859 Visualizações

Página 1 de 4

1 – TECIDO CONJUNTIVO

1.1 – Aspectos Gerais

Os tecidos conjuntivos são responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo. Este papel mecânico é dado por um conjunto de moléculas (matriz extracelular) que conecta e liga as células e órgão, dando, desta maneira, suporte ao corpo.

A matriz é uma massa amorfa, de aspecto gelatinoso e transparente. É constituída principalmente por água e glicoproteínas e uma parte fibrosa, de natureza proteína, as fibras do conjuntivo.

1.2 - Tipos de Tecidos Conjuntivos

Os diversos tipos de tecidos conjuntivos diferenciam-se pela quantidade e tipo de células e de fibras proteicas, além de estarem associados a diversas funções especiais:

Tecido conjuntivo propriamente dito.

Existem duas classes de tecidos conjuntivos propriamente ditos: O frouxo e o denso.

Tecido conjuntivo frouxo:

Suporta estruturas normalmente sujeitas à pressão e atritos pequenos. É um tecido conjuntivo muito comum que preenche espaços entre grupos de células musculares, suporta células epiteliais e forma camadas em torno dos vasos sanguíneos. É também encontrada nas papilas da derme, na hipoderme, nas membranas serosas que revestem as cavidades peritoneais e pleurais e nas glândulas. As células mais numerosas são os fibroblastos e macrófagos, mas todos os outros tipos celulares do tecido conjuntivo também estão presentes, além de fibras dos sistemas colágeno e elástico. O tecido conjuntivo frouxo tem uma consistência delicada, é flexível, bem vascularizado e não muito resistente a trações.

Tecido conjuntivo denso:

É adaptado para oferecer resistência e proteção aos tecidos. É menos flexível e mais resistente á tensão que o tecido conjuntivo frouxo. Quando as fibras colágenas são organizadas em feixes sem uma orientação definida, o tecido chama-se denso não modelado. Neste tecido as fibras formam uma trama tridimensional, o que lhes confere certa resistência ás trações exercidas em qualquer direção. Este tipo de tecido é encontrado na derma profunda da pele.

O tecido denso modelado apresenta feixes de colágeno paralelo uns aos outros e alinhados com os fibroblastos. Neste caso, os fibroblastos, em resposta a forças que normalmente atuam sobre o tecido, orientam as fibras produzem de modo a oferecer o máximo de resistência a estas forças. Os tendões representam o exemplo típico de conjuntivo denso modelado. São estruturas alongadas e cilíndricas que conectam os músculos estriados aos ossos.

Tecido conjuntivo sanguíneo (reticular):

Esse tecido tem a função de células típicas do sangue e da linfa. Existem duas varações: Tecido hematopoiético mieloide e tecido hematopoiético linfoide.

Tecido hematopoiético mieloide:

Encontra-se na medula óssea vermelha, presente no interior do canal medular dos ossos esponjosos, responsáveis pela produção dos glóbulos vermelhos do sangue (hemácias), certos tipos de glóbulos brancos e plaquetas.

Tecido hematopoiético linfoide:

Encontra-se de forma isolada em estruturas como linfonodos, a baço, o timo e as amígdalas; tem o papel de produzir certos tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com