TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido conjuntivo livre

Seminário: Tecido conjuntivo livre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Seminário  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  413 Visualizações

Tecido conjuntivo frouxo: Preenche espaços entre grupos de células musculares, suporta células epiteliais e forma camadas em torno dos vasos sanguíneos.

Tecido conjuntivo reticular: É rico em fibras reticulares que formam uma rede tridimensional a qual suporta células livres em suas malhas. É encontrado nos órgãos linfóides e hematopoiéticos e será visto com detalhes em outros módulos.

Tecido conjuntivo sanguíneo: O sangue é um tecido altamente especializado, formado por alguns tipos de células, que compõem a parte figurada, dispersas num meio líquido – o plasma -, que corresponde à parte amorfa. O plasma é composto principalmente de água com diversas substâncias dissolvidas, que são transportadas através dos vasos do corpo.

Vasos linfáticos: O sistema linfático compreende o conjunto formado pela linfa e órgãos como os linfonodos, o baço, o timo e as tonsilas palatinas. A linfa é um líquido claro, ligeiramente amarelado, que flui lentamente em nosso corpo através dos vasos linfáticos.

Macrófagos: Os macrófagos são células de grande dimensão, possuindo características morfológicas variáveis que depende de seu estado de atividade funcional e do tecido que habitam. Os macrófagos originam-se de células precursoras da medula óssea que se dividem produzindo os monócitos, os quais circulam no sangue.

Condrócitos

Condrócitos são células residentes do tecido cartilaginoso são células esféricas ou poliédricas chamadas condrócitos.

Como a matriz extracelular é relativamente rígida, os condrócitos se localizam em pequenas cavidades existentes na matriz, denominadas lacunas ou condroplastos.

Condroblastos: Os condroblastos são originários de células estaminais mesenquimais e condrogênicas, possuem a forma arredondada e formam a matriz da cartilagem.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com