TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Muscular

Trabalho Escolar: Tecido Muscular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 5

1 - Tecido Muscular Estriado Esquelético

São faixas alternadas transversais, claras e escuras. Suas estrias resultam do arranjo regular de microfilamentos formados pelas proteínas actina e miosina, responsáveis pela contração muscular. A célula muscular estriada chamada fibra muscular, possui inúmeros núcleos e pode atingir comprimentos que vão de 1mm a 60 cm.

2 - Tecido Muscular Liso

Está presente em diversos órgãos internos (tubo digestivo, bexiga, útero) e também na parede dos vasos sanguíneos. As células musculares lisas são uninucleadas e os filamentos de “actina” e “miosina” se dispõem em hélice em seu interior, sem formar padrão estriado como o tecido muscular esquelético.

A contração dos “músculos lisos” é geralmente involuntária, ao contrário da contração dos “músculos esqueléticos” que recebem vários comandos.

3 - Tecido Muscular Estriado Cardíaco

Está presente no coração. Ao microscópio, apresenta estriação transversal. Suas células são uninucleadas e têm contração involuntária.

Desenho dos tipos de Tecidos Muscular:

Existe, porém, uma categoria de músculos que é muito encontrada nos animais, são os músculos cutâneos. No ser humano, esses músculos são pouco desenvolvidos e sua maior parte é encontrada na cabeça e no pescoço, são os chamados músculos mímicos.

As células musculares são chamadas de “fibras”. Elas também têm a capacidade de mover-se, portanto o movimento não é característica exclusiva do músculo.

No século XVII, período marcado pelo surgimento do método científico, descobriu-se, com a ajuda de um microscópio, que as células espermáticas possuíam movimento. Portanto, há uma grande variedade de células capazes de mover-se, como, por exemplo, os glóbulos brancos que viajam pelo sangue até os tecidos onde vai atuar e o movimento dos cílios (pelos) na superfície de algumas células como no Sistema Respiratório.

Existem três planos perpendiculares de movimentos que dividem o corpo humano em duas partes ou metades diferentes. Cada um destes tem dois nomes aceitáveis, em razão de sua natureza descritiva. A divisão desta musculatura consiste em:

- Plano Mediano – divide o corpo nas metades direita e esquerda.

- Plano Frontal – divide o corpo nas metades anterior e posterior.

- Plano Horizontal – divide o corpo nas metades superior e inferior.

A seguir, apresentaremos uma lista contendo os principais músculos do corpo humano e suas respectivas funções.

Trapézio: é o mais superficial dos músculos da região posterior do tórax, tem a forma de um trapezóide. Ele eleva, abaixa, retrai e faz a rotação da escápula. Recobre músculos adjacentes como o levantador da escápula e rombóides maior e menor (o levantador da escápula eleva a escápula e os rombóides fazem a sua retração).

Grande Dorsal: É um músculo de grandes dimensões, triangular, que recobre inferiormente a parede póstero-lateral do tórax. Ele produz a extensão, adução e rotação medial do ombro.

Glúteo Máximo: É um músculo volumoso, situado superficialmente na região glútea. Cobre os músculos glúteos médio e mínimo (abdução e rotação medial dos quadris); faz a extensão e rotação externa dos quadris e com os membros inferiores fixos, participa na extensão do tronco. Recobre também mais profundamente os músculos curtos da região: Piriforme, Obturatório Interno, Externo, Gêmeos Superior e Inferior e o Quadrado da Coxa. Esses músculos fazem a rotação lateral dos quadris. Alguns estudiosos discutem quanto à verdadeira função dos 4 acima. Alguns mencionam o piriforme e o obturatório interno como abdutores e o quadrado da coxa e obturatório externo como adutores.

Isquiotibiais: São formados pelos músculos Semitendinoso, Semimembranoso e Bíceps femoral. O semitendinoso é mais a frente do semimembranoso. Com exceção da porção curta do Bíceps femoral, eles agem como extensores dos quadris e flexores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com