TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecidos Do Corpo Humano E Suas Funções

Ensaios: Tecidos Do Corpo Humano E Suas Funções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  1.106 Visualizações

Página 1 de 4

TECIDOS DO CORPO HUMANO E SUAS FUNÇÕES

Os quatro tipos de tecidos do corpo humano são os conjuntos de células que possuem diversas e imprescindíveis funções no organismo.

Dentro do corpo humano existem muitos tipos de células, cada uma realizando determinadas funções dentro dele. Com isso, ocorre um trabalho entre elas, com o intuito que o corpo humano funcione corretamente, cada conjunto especializado com suas funções.

O conjunto de células é chamado de tecido e o corpo humano possui quatro tipos de tecidos, que em conjunto são denominados órgãos, que formam sistemas e finalmente um organismo.

Cada um dos tecidos é formado não só por células, mas também por substâncias intercelulares e que são produzidas por ações das próprias células dentro do organismo do corpo humano. Esses tecidos podem ser classificados em quatro grupos: tecidos epiteliais, conjuntivos, musculares e nervosos, que possuem funções distintas e imprescindíveis para o perfeito funcionamento do corpo humano.

TECIDO CONJUNTIVO

Conhecido como tecido conjuntivo ou tecido conectivo, estes importantes tecidos do corpo humano possuem duas funções importantes no organismo: unir e separar os órgãos do corpo humano, além de nutrir e protegê-los também. Dentro das duas funções principais, unir e separar os órgãos do corpo humano, os tecidos conjuntivos encarregam-se também de transportar nutrientes, armazenar gordura, amortecer impactos e espalhar células de defesa pelo corpo humano.

Formado por células reticulares imersas em uma matriz semiliquida com fibras reticulares entrelaçadas.

Localização: no interior de alguns órgãos (fígado, baço, linfonodos), em torno de vasos sanguíneos e músculos.

Função: sustentação de órgãos e união de fibras musculares lisas.

TECIDO ADIPOSO

O tecido adiposo é formado por adipócitos, isto é, células que armazenam gordura. Esse tecido encontra-se abaixo da pele, formando o panículo adiposo, e também está disposto em volta de alguns órgãos. As funções desse tecido são: fornecer energia para o corpo; atuar como isolante térmico, diminuindo a perda de calor do corpo para o ambiente; oferecer proteção contra choques mecânicos (pancadas, por exemplo).

TECIDO CARTILAGINOSO

Tecido cartilaginoso forma as cartilagens do nariz, da orelha, da traqueia e está presente nas articulações da maioria dos ossos. É um tecido resistente, mas flexível.

TECIDO ÓSSEO

O tecido ósseo forma os ossos. A sua rigidez (dureza) deve-se à impregnação de sais de cálcio na substância intercelular

O esqueleto humano é uma estrutura articulada, formada por 206 ossos. Apesar de os ossos serem rígidos, o esqueleto é flexível, permitindo amplos movimentos ao corpo graças à ação muscular.

TECIDO MUSCULAR

Os tecidos musculares possuem funções muito importantes para o corpo humano, como possibilitar a movimentação do corpo, como o batimento do coração, artérias e os movimentos do esôfago, estômago e intestinos. As células presentes nesses tecidos têm as funções de se alongarem, recebendo-se assim o nome de fibras musculares ou miócitos, constituídas de dos filamentos proteicos que são a actina e a miosina, responsáveis principalmente pela contração e relaxamento dos músculos.

TECIDO NERVOSO

Um dos mais complexos e imprescindíveis tecidos do corpo humano, os tecidos nervosos são responsáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com