TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecidos Parenquimáticos: Protoderme, meristema fundamental e procambio.

Por:   •  8/5/2016  •  Resenha  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 3

Tecidos parenquimáticos: protoderme, meristema fundamental e procambio.
A protoderme organiza a epiderme, o meristema fundamental forma os tecidos parenquimáticos, colenquimáticos e esclerenquimáticos, e o procambio origina o floema e xilema primários. A atividade dos tecidos meristemáticos primários resulta na estrutura primária.
[pic 1]

O crescimento em espessura, no vegetal, é decorrente da atividade do câmbio, sendo denominado crescimento secundário. O crescimento secundário condiciona a formação de uma periderme às expensas do felogênio. Câmbio e felogênio são denominados meristemas laterais.

- Célula Vegetal
A parede da célula vegetal envolve a membrana plasmática, que circunda o citoplasma, no qual está contido o núcleo. No citoplasma estão presentes organelas, como vacúolo, plastídio, mitocôndria, complexo de Golgi e retículo endoplasmático, citoesqueleto e ribossomos. São consideradas características típicas da célula vegetal: a parede celular, os vacúolos e os plastídios.

Parede celular:
é formada por microfibrilas de celulose, imersas em uma matriz contendo hemiceluloses e pectinas. Muitas substâncias orgânicas também podem ser encontradas em quantidades variáveis, como lignina, proteínas e lipídios. Substâncias lipídicas como suberina, cutina e ceras tornam a parede celular impermeável à água. Também são encontradas sílica e os cristais.
As primeiras camadas formadas constituem a parede primária. Entre as paredes primárias de duas células está presente a lamela média. Internamente à parede primária ocorre a deposição de outras camadas que constituem a parede secundária.
A parede primária possui alto teor de água, já a parede secundária possui um teor de água reduzido, devido à deposição de lignina.
Durante a formação da parede primária, em algumas das suas porções ocorre menor deposição de microfibrilas de celulose, formando pequenas depressões chamadas de pontoações, que são responsáveis pela intercomunicação celular. Podem ser: plasmodesmos, pontoações simples e areoladas.
Funções da parede: A parede celular é uma estrutura permeável à água e a várias substâncias. Tem como função: prevenir a ruptura da membrana plasmática, aturar na defesa contra bactérias e fundos, conferir forma e rigidez a célula.

Vacúolo: É uma estrutura característica da célula vegetal. O vacúolo é delimitado por apenas uma membrana denominada tonoplasto. O conteúdo vacuolar é constituído por água, substâncias inorgânicas (potássio, cloro, sódio etc.) e orgânicas (açucares, proteínas).
Funções do vacúolo: reserva de água, íons, minerais e produção do metabolismo; digestão (contém enzimas chamadas fagossomas e bactérias que podem ser digeridas também); transporte (por difusão, proteínas transportadoras, bombas de hidrogênio); manutenção da turgidez.

Estômatos: Os estômatos estão relacionados com a entrada e saída de ar no interior dos órgãos em que se encontram.
Células subsidiárias: circundam o estômato.

Parênquima: desenvolve-se a partir do meristema fundamental no ápice do caule e da raiz, podem também originar-se do procâmbio ou do câmbio, nos tecidos vasculares, e do felogênio. O parênquima, tecido constituído de células vivas, é considerado meristemático pois conserva a capacidade de divisão celular. É importante no processo de cicatrização ou regeneração de lesões, como união de enxertos. As células parenquimática, geralmente, possuem paredes delgadas, compostas de celulose, hemicelulose e substâncias pécticas. Essas células se comunicam entre si via plasmodesmos.

Colênquima: É constituído de células vivas, origina-se do meristema fundamental. É um tecido que apresenta a função de sustentar as regiões da planta que possuem crescimento primário.

Esclerênquima: É um tecido de sustentação, presente na periferia ou camadas mais internas do órgão, originado do meristema fundamental. Células mortas na maturidade.





...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (132.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com