TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental

Pesquisas Acadêmicas: Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2013  •  3.435 Palavras (14 Páginas)  •  1.412 Visualizações

Página 1 de 14

CONCEITO DE SOCIOLOGIA

È o estudo científico das relações sociais, das formas de associação, destacando-se os caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais, fenômenos que se produzem nas relações de grupos entre seres humanos. Estuda o homem e o meio ambiente em suas interações recíprocas. Ela se baseia em estudos objetivos que melhor podem revelar a verdadeira natureza dos fenômenos sociais. Ela é desta forma, o estudo e o conhecimento objetivo da realidade social. Como exemplos, podemos citar a formação e desintegração de grupos, a divisão da sociedade em camadas, a mobilidade de indivíduos e grupos nas camadas sociais, processos de competição e cooperação.

Todas as pessoas têm um conceito de sociedade. Toda sociedade possui seus mecanismos próprios, ou seja, possui um sistema familiar, um sistema cultural com suas normas ( o que deve ser obedecido, quem de ser respeitado), hábitos e costumes. Neste sentido, a sociologia preocupa-se com a dinâmica das sociedades. A primeira pessoa que usou esse termo foi um eminente pensador Francês chamado Auguste Comte . (1798-1857), o qual designou a sociologia como ciência da sociedade. Depois de Comte há uma tríade classia da sociologia: Émile Durkheim, Karl Marx e Max Werber.

Durkheim conceituou a sociologia como “ a ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento, ou seja, toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade. Weber por sua vez, disse que a sociologia é uma ciência que se propõe compreender por interpretação a atividade social e com isso explicar causalmente seu desenvolvimento e seus efeitos.

Assim, a sociologia é uma ciência que não reduz a estudar os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais.

Existe a sociologia do conhecimento, sociologia da educação, sociologia das organizações, sociologia da religião, enfim, muitas sociologias que se dedicam a entender a dinâmica de milhares de seres humanos que vivem em relações nesse mundo que habitamos. Portanto, pelo grau de complexidade que reside no ser humano, a ciência social foi obrigada a se especializar e subdividir-se um pouco.

Enfoque da sociologia do conhecimento

Analisar a construção do conhecimento como processo articulado aos contextos sociais não se caracteriza como um empreendimento novo. No início do século XX, vários estudiosos de diferentes países interessavam-se, por essa discussão.

Após longo período de descaso com a temática da sociologia do conhecimento, aparecendo apenas um ou outro trabalho produzido esporadicamente, esta ganha nova força a partir da década de 1960 com os estudos de Lévi-Strauss, na antropologia, de Thomas Kuhn, na história da ciência, e de Michel Foucault, na filosofia.

Sociologia e suas Contribuições para a Educação

Precisamos de sociologia porque ela é uma disciplina fundamental para o educador compreender como se dão o funcionamento e a estrutura da instituição educacional. Afinal, a educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas.

Dizer que a sociologia da educação estuda os fenômenos educacionais parece ser muito redundante. Relacionamos algumas coisas que são tema de estudo da sociologia da Educação. A educação como processo social global ocorre em toda a sociedade, porque viver sem se relacionar é impossível; os sistemas escolares, ou seja, o conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação, como partes do sistema social mais global; a escola como unidade de sociologia, lógica; a sala de aula como subgrupo de ensino; - lembre-se que no final do curso o professor estará enfrentando a sala cheia de alunos; o papel do professor, ou melhor, o papel que você irá exercer. A sociologia da educação abrange também o estudo dos processos e das influências sociais envolvidos na atividade educativa, em especial na escola. Inclui-se, aqui os processos de interação dos indivíduos e de organização social e as influências exercidas pela sociedade, pela comunidade e pelos grupos sobre a educação.

.

Enfim, a sociologia permite ao aluno uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais, analisa a escola como um grupo socialmente estruturado, explica a influência da escola no comportamento e na personalidade dos alunos, e também estuda os padrões de interação entre a escola e os demais grupos sociais.

A discussão sociológica colabora para a escola e o professor enfrentarem o desafio que lhes está colocado a partir da sua realidade social, garantindo ao aluno a possibilidade de despertar sua consciência e expandir seus conhecimentos, de forma que atue como sujeito sociocultural, voltado para a busca de caminhos de transformação social. Gravem isso, pois será o desafio que devemos superar durante o nosso curso.

As Contribuições de Durkheim para a educação

Émille Durkheim é considerado por alguns teóricos contemporâneos, como o “Pai da Sociologia” e como o primeiro sociólogo, porque ele foi o primeiro professor de Sociologia em uma Instituição de Ensino Superior. Foi numa Universidade Francesa. Sua obra foi influenciada por Comte e contribuiu para a consolidação do funcionalismo através do seu impacto sobre as obras de Radcliffe-Brown e Malinowski.

O seu objeto de estudo foram os Fatos Sociais, estes que só podem ser observados através dos seus efeitos sociais. Para Durkheim, fato social é “toda maneira de agir fixa ou não, susceptível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior, ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”.

Os Fatos Sociais possuem três características essenciais: (a) generalidade - é geral, ou seja, está no âmbito de toda a sociedade independente da vontade individual que possa ter o indivíduo; (b) exterioridade - eles são exteriores à consciência individual das pessoas, independente das manifestações que ele possa fazer; e (c)coercitividade - ou seja, eles mantêm uma relação de coerção exterior sobre a consciência individual. Este tipo de coerção pode estar relacionado às sanções repressivas (ex.: processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com