TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Exames: Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 2

O filme "Tempos Modernos" desperta reflexões sobre o mundo moderno e o capitalismo.

Conta a história de um empregado de uma indústria baseada no fordismo (criado por Henry Ford), na qual os trabalhadores eram submetidos a um grande esforço físico, mental e emocional, trabalhando de modo excessivo, sempre com os mesmos movimentos, e eram tratados como animais e vigiados o tempo todo.

O filme deixa evidente o esforço para a redução de tempo na execução das tarefas e a tentativa de aumentar a produção e o trabalho dos operários, mostrando uma característica forte do modelo fordista, o que ficou evidenciado com a invenção de uma máquina que alimentava automaticamente os funcionários.

A criação cinematográfica demonstrou que o trabalhador se automatizou tanto que o trabalhador parecia à própria máquina ou fazia parte dela, em um das cenas Carlitos, o personagem principal, acaba sendo engolido pela máquina, demonstrando isso. O personagem chega ao ponto de não conseguir desempenhar outra função, preferindo ficar preso na cadeia para ter uma vida mais tranquila. A única cena do filme que Carlitos consegue ser ele mesmo é na hora de dançar, visto que é um momento de liberdade e de fazer o que realmente gosta.

O filme faz uma crítica em relação à desigualdade entre as classes sociais, em que os pobres produziam para os ricos.

Nos dias atuais a desigualdade social ainda faz parte da vida de muitas pessoas, pois o desemprego, a fome e a exploração continuam. Greves e protestos aparecem todos os dias espalhados pelo mundo, mostrando que o ser humano está tentando sobreviver ao mundo moderno e industrializado até hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com