TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência Da Teoria De Sistemas Na Enfermagem

Artigo: A Influência Da Teoria De Sistemas Na Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  9.671 Visualizações

Página 1 de 4

1 - A Teoria Geral de Sistemas foi postulada por Ludwig Von Bertalanffy e representa um paradigma original do pensamento científico, apresenta três aspectos principais. Primeiramente nasceu a concepção de ser uma teoria como ciência dos sistemas, sendo aplicada em várias áreas do conhecimento tais como a física, biologia, psicologia, ciências sociais, ou seja, tornou-se uma teoria geral, sendo sua aplicabilidade ampla e genérica uma vez que esta reflete um sentido universal de conceitos.

Esta teoria é caracterizada com enfoque na totalidade e nos conjuntos. A essência filosófica relacionada aos valores correlaciona-se à realidade e a uma hierarquia de conjuntos organizados. O ser humano não está associado a um conjunto de partículas físicas dissociadas, é considerado um sistema, sendo colocado numa lógica de sistemas biológicos. Sistema pode ser definido como um todo complexo e organizado.

A abordagem sistêmica não é uma teoria aplicável a todo o universo, mas uma forma de ordenar o processo de pensar a respeito de coisas existentes, especialmente se forem entidades complexas, a exemplo das organizações.

Na visão sistêmica toda ação dentro de uma organização se faz necessária, formando um entrelaçamento de funções, atribuições que no todo se relacionam a fim de uma meta ou objetivo único.

A teoria dos Sistemas nasceu da procura de princípios científicos que ultrapassem os sistemas dinâmicos dando margem a interação. O holismo e a concepção de sistemas físicos , biológicos e sociais se inter-relacionam, e não somente se resume à soma de um todo. Uma organização empresarial constitui um sistema social , ou de máquinas baseadas em homens.

2- A Enfermagem como ciência do cuidar, num contexto biopsicosócio espiritual, tem por finalidade proporcionar ações que contemplem o indivíduo como um ser integral e que suas partes interajam e integram-se entre si. Quando em estados de alteração estas partes podem vir a desencadear processos que desestruturam a totalidade, o que podemos associar ao conceito de doença.

Para a visão sistêmica o estado de saúde ou doença é resultante das condições do ecossistema, da capacidade do sistema biológico e do seu metassistema (ambiente social).

O Sistema de Saúde se estabelece como um conjunto de equipes adaptadas às mais variadas tarefas de saúde , tanto para ações individuais como para ações sobre o ecossistema. Associando-se a esse juízo de valores, o Hospital caracteriza-se como um sistema aberto, que vive em constante ligação com o meio e os componentes que dele fazem parte na totalidade. O ambiente é o meio que envolve externamente o sistema , veiculando desta forma uma interação, para que o sistema sobreviva, portanto este deverá permanecer em um estado constante de adaptação, evolução, sendo associada a um contexto e denominação ecológica de visão.

A estrutura organizacional se enquadra em um subsistema técnico e social, sendo o técnico composto pelas tarefas e o social pelo psicossocial caracterizado pelo potencial humano na empresa.

A visão de empresa como sistema sócio técnico estruturado apresenta-se como um composto de valores e metas. Como exemplo podemos citar o centro cirúrgico que no contexto da ecologia de organização é caracterizado como um sistema sócio-técnico estruturado, administrativo e psicossocial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com