TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Do Filme Tempos Modernos

Artigo: Teoria Do Filme Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  1.128 Visualizações

Página 1 de 2

Crítica ao filme Tempos Modernos

O filme aborda o início de uma ideologia que vai posteriormente gerar os princípios da Administração Científica. O personagem principal é um empregado de uma grande fábrica (Charles Chaplin), que realiza o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e perde a razão sendo necessário interná-lo em um Hospital. Embora seja um filme antigo (início do século XX), ele traz temas intrínsecos a nossa realidade atual.

Ou seja, a eterna ameaça de estafa que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria... Dentre outros.

Devido às confusões que ele causa no trabalho diante de seu quadro de estafa, o operário vai preso por irresponsabilidade e na cadeia ele encontra tudo aquilo que ele deveria ter mediante horas de esforço físico no trabalho, ou seja, comida, segurança e abrigo. Ao sair da prisão, desempregado, ele encontra a fabrica fechada por motivo de greve. A greve representa a Teoria das Relações Humanas de Mayo que reagia a teoria clássica de Taylor.

Na sua busca por emprego ele sempre era instruído a fazer algo, mas fazia errado e era novamente demitido. Nesse ponto demonstra a importância da necessidade do treinamento das pessoas antes de ingressarem na empresa.

O filme faz uma crítica ao sistema de trabalho adotado na época (Taylor) onde as pessoas se submetiam a enormes jornadas de trabalho, péssimas remunerações e condições de trabalho, a falta de incentivos aos trabalhadores, ou seja, uma crítica ao sistema capitalista desigual, que na época acabou por contribuir para a marginalização das pessoas.

Existe outra personagem do filme, uma menina do cais que se recusa a passar fome, vive na miséria e tem de roubar alimentos para comer, pois, além disso, mora com as suas duas irmãs menores, seu pai está desempregado e as três são órfãs de mãe. O pai morre durante uma manifestação de desempregados e as duas pequenas são internadas em um orfanato. A moça foge para não ser internada e volta a roubar comida. A sua história cruza com a do operário: depois de roubar o pão de uma senhora, a polícia vai prendê-la e o operário assume a autoria do assalto. Ela representa a situação de marginalização das pessoas.

Portanto, o filme que faz uma crítica ao sistema desigual da época, mostrando a realidade dos operários e a dos patrões, e a desordem encontrada nos centros das cidades. A racionalização do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com