TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoristas De Enfermagem

Dissertações: Teoristas De Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  1.079 Visualizações

Página 1 de 9

1. NECESSIDADES E PROBLEMAS

1.1 Florence Nightingale

Teoria Ambientalista

Considerada a precursora da Enfermagem Moderna,nasceu em 12 de Maio de 1820, na cidade de Florença, Itália. Aos 33 anos começou sua carreira como superintendente de Enfermagem na Casa de Gentlemen, na Inglaterra, em 1854 atuou como voluntaria na epidemia de cólera em Londres. No mesmo ano, ocorreu a Guerra da Criméia, onde permaneceu por 21 meses, virou lenda como a “Dama da Lamparina”, mas também destaque como sanitarista e administradora conseguiu reduzir de 42% para 2% a mortalidade entre os soldados feridos, conhecida também por ser muito inteligente, com consideráveis conhecimentos em estatísticas, sanitarismo, logística, administração, saúde publica e nutrição.

Para Florence, o meio ambiente é o conceito principal, pois as influencias externas afetam a vida e o desenvolvimento de um organismo, capazes de prevenir, suprir ou contribuir para a doença ou a morte. Ela também tende a dedicar maior atenção ao ambiente físico do que ao ambiente psicológico e social do paciente.

Alguns elementos externos destacam-se para Nightingale, pois para ela quando esses elementos estão adequados, pode-se dispensar maior atenção às necessidades emocionais do doente e a prevenção de doenças. São esses elementos: Ventilação, iluminação, limpeza, calor, ruídos, odores, alimentação.

Ela descreve dois tipos diferentes de enfermagem;

- enfermagem da saúde: requer algum ensino prático, tem por objetivo a prevenção de doença e pode ser praticada por todas as mulheres;

- enfermagem da doença: arte e ciência que requer uma educação formal, organizada e cientifica para cuidar dos que sofrem com a doença.

A influência de alguns conceitos se dá pela seguinte maneira: a Enfermagem influencia o ambiente humano, o qual afeta a saúde, o individuo é afetado pelo ambiente e pela Enfermagem que, por sua vez, influencia a saúde do individuo; saúde é um processo influenciado pela Enfermagem, pelo ambiente e pelas condições do individuo.

Nightingale valoriza a pratica, como observação, a experiência e o registro de dados.

O foco principal da Teoria de Nightingale é o meio ambiente, especialmente o ambiente físico do paciente. O meio ambiente atua sobre o ser humano produzindo doenças, cabendo ao ser humano reunir forças pra resistir a elas ou a recuperar-se delas.

1.2 Dorothea Orem

Teoria do Auto-Cuidado

Dorothea Elizabeth Orem nasceu em Baltimore, Maryland, em 1914, concluiu sua faculdade de Enfermagem em 1930. Foi uma grande teorista e sua pesquisa serviu como base para diversos estudos. Orem ocupou inúmeros cargos públicos e em 1965 une-se à várias Enfermeira influentes para formar o comitê modelo de Enfermagem. Em 1968 participa do NursingDevelopmentConferenceGroup –NDCG, com o objetivo de produzir uma estrutura conceitual para a Enfermagem e estabelecer a disciplina de Enfermagem.

Em 1971 Orem publicou suas ideias sobre o processo de Enfermagem, propondo 3 teorias articuladas: Teoria do Autocuidado, Teoria do Déficit de Autocuidado e Teoria dos Sistemas de Enfermagem.

Teoria do Autocuidado

É a capacidade de executar atividades e satisfazer as necessidades pessoais. Cada pessoa possui a necessidade e a responsabilidade de cuidar de si mesma.

Teoria do Déficit de Autocuidado

Limitado de prover o autocuidado ou incapacitado para realizá-lo. A pessoa experimenta a incapacidade de satisfazer as necessidades do autocuidado.

Teoria dos Sistemas de Enfermagem

Capacidade do Enfermeiro para auxiliar no atendimento das demandas de autocuidado. Propõe e implementa sistema para desempenho do autocuidado.

1.3 Wanda Horta

Teorias das Necessidades Humanas

Wanda de Aguiar Horta nasceu em 11/08/1926,em Belém do Pará. Recebeu o diploma de Enfermeira pela escola de Enfermagem da USP,em 1948,em 1953,recebeu o diploma de licenciada enm História Natural,na faculdade de Filosofia,Ciência e Letras da Universidade do Paraná. Recebeu o certificado de pós-graduação em pedagogia e didática aplicada á enfermagem pela escola de Enfermagem da USP,em 1962. Em 31 de outubro de 1968,conquistou o titulo de Doutor e Docente Livre em fundamentos de Enfermagem,na escola Ana Néri,da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi aprovada em concurso realizado em 2 de abril de 1974,recebendo o titulo de professor adjunto. Exerceu funções didáticas,técnicas e administrativas.

Realizou palestras,aulas,conferências e ministrou inúmeros cursos. Obteve bolsa de estudos e viagens culturais para Portugal,Espanha,Bélgica,Itália,Suíça,Estados Unidos. Realizou outras atividades profissionais como participação em bancas examinadoras,orientação de teses de Doutorado e Mestrado.

A teoria de Horta se fundamenta em uma abordagem humanista e empírica,a partir da teoria da motivação humana,de Maslow. Admite o ser humano como parte integrante do universo e desta integração surgem os estados de equlibrio e desequilibrio no tempo e no espaço. Os seres humanos ten necessidades básicas que buscam satisfazer neste processo interativo.

1.4 Sister Callista Roy

Teoria da Adaptação

Sister Callista Roy Mestre e Doutora em Sociologia e Bacharel em Enfermagem, teorista que acreditava que as pessoas se adaptam as mudanças em seu desenvolvimento. Essa teoria tem como objetivo, promover a adaptação do homem em situação de saúde e doença. Seu sistema baseia-se em comportamentos adaptativos e no conjunto de processos pelos quais uma pessoa se adapta ao ambiente.

Callista Roy desenvolveu o Modelo de Adaptação, em 1976, modelo vê a pessoa como “um ser biopsicossocial em constante interação com um ambiente em mudança” (RAMBO, 1984). Ela acreditava que a adaptação considerava a pessoa de forma holística. O trabalho desenvolvido por Roy e colaboradores tem sido muito dinâmico na atualidade, pois estão refinando as dimensões filosóficas de pesquisa e prática.

Acredito que o conceito da teoria de Callista Roy que por causa de uma enfermidade os pacientes tenham que mudar suas rotinas e hábitos e esse conceito trás a ideia de que temos que fazer um mambiente para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com