TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipografia

Tese: Tipografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Tese  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 3

1- Quais modelos de fontes podem ser consideradas clássicas e modernas? Justifique.

R: Garamond, Caslon, Bodoni, Percebi que as fontes clássicas possuem serifas e traços leves que são de fácil leitura e muito utilizados até hoje. As fontes modernas são inúmeras, o simples fato de não possuírem serifas já é um indicativo da evolução das fontes, e como foram se modernizando alguns exemplos são as fontes: Futura, Gill Sans, Copperplate Gothic.

2- Escolha três fontes e conte sua história.

R: A Times New Roman: É uma fonte muito usada por todos nós quando abrimos um documento no Word, ela é uma fonte serifada, criada para o uso em um jornal inglês The times of londos, por este motivo foi bem difundida e ao meu ver é a fonte mais popular do mundo.

Optima é uma família de fontes sem-serifa desenhadas por Hermann Zapf entre 1952 e 1955. Esta fonte é comercializada com outros nomes por outras empresas. A Bitstream comercializa com o nome de Zapf Humanist; a WSI Fonts com o nome de Optane; a Rubicon com o nome de Opulent; CG Omega; Eterna.

A palavra Garamond refere-se aos tipos originais baseados na escrita de Claude Garamond para sua tipografia que derivou mesmo que pouco, muitas fontes disponíveis para computadores.

 Questões do Filme Helvética

1-Gary Hustwit usa a história da Helvética para relatar a história do design gráfico no pós-guerra e demonstrar a eterna tensão estética entre o expressivo e o clássico. Descreve estas tensões estéticas. Argumente sobre os fatos propostos no filme.

R: O filme se destaca, pois mostra inúmeros designers e seus pontos de vista em relação ao moderno e ao contemporâneo, e o uso da helvética e sua banalização em todos as aspectos do design. Particularmente, acho o bom uso da helvética prático e belo em questão de funcionalidade de estética. No filme, há muita tensão, pois alguns designers, principalmente do período moderno, tem grande prazer do uso da Helvética, por ser uma fonte de fácil legibilidade e ser única, ou seja, eles não precisaram inovar a fonte, pois para eles a helvética tem sua funcionalidade bem agradável, porém para outros designes, eles alegam que esse tipo não tem beleza, e como é notável no filme, há um desgosto por parte desses designers.

2-Na lista de entrevistas para o filme encontramos nomes de designers conhecidos como: Massimo Vignelli, Erik Spiekemann, Matthew Carter, Paula Scher, Neville Brody, entre outros. Comente sobre a biografia destes designers (de forma objetiva).

Massimo Vignelli (nascido em janeiro 1931 ganhou inúmeros prêmios relacionados a design, trabalhou com design de produtos, movéis e gráfico. Massimo e Lella Vignelli concordou em doar todo o arquivo do seu trabalho de design em 2008 para o Instituto de Tecnologia de Rochester, perto de Rochester, New York . O arquivo será exibido em um novo edifício desenhado por Lella e Massimo Vignelli, a ser conhecido como O Centro Vignelli Para estudos de concepção .

Erik Spiekemann Nascido em 1947, na cidade Stadthagen, Alemanha, abriu a Metadesign west, em São Francisco, e também em outras cidades, deixou a direção da empresa e foi cuidar de projetos paralelos.É membro do conselho da ATypI e membro do conselho Alemão de Design.

Matthew

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com