TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tudo Sobre A Tipografia

Ensaios: Tudo Sobre A Tipografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a diferença? – Tipografia, Caligrafia e Lettering

Oi pessoal! No post de hoje vamos esclarecer uma dúvida em relação as diferenças da Tipografia, Caligrafia e Lettering! “Mas tio, não é tudo […]

________________________________________

Oi pessoal!

No post de hoje vamos esclarecer uma dúvida em relação as diferenças da Tipografia, Caligrafia e Lettering!

“Mas tio, não é tudo a mesma coisa?”

Meu sobrinho… não, não é. Mas são relacionados.

A tipografia é relacionada com sistema de tipos móveis (aqueles usados na época da prensa) e também com a criação dos tipos. É o que engloba a organização, estilo e aparência dos tipos. Ela é o produto do Lettering, afinal é o resultado da interpretação das letras aplicadas aos tipos móveis.

O lettering pode ser simplesmente definido como a arte de desenhar letras e a principal diferença com a tipografia é que o produto do lettering é a combinação de formas projetadas e desenhadas com um propósito específico, ao contrário da tipografia, que usa formas pré fabricadas. Aplicações da tipografia podem ser encontradas em corpos de textos de livros, folhetos, panfletos etc. Já o lettering é encontrado em marcas como letras decorativas (coca-cola, várias bandas de metal e muitos produtos por ai).

“E a caligrafia?

Acredito no dia em que você vai me deixar terminar de falar escrever

A caligrafia é aquele caderninho chato do pré-escolar a arte de escrever letras, muito mais adequada para longas leituras do que o lettering. Escribas dominavam a arte da escrita e seus livros podem ser consideradas obras de arte! Hoje em dia o uso de tipos para escrita têm dominado um espaço muito grande e a caligrafia vem sido deixada de lado, afinal, tem sido cada vez mais raro as vezes que precisamos escrever algum texto longo a mão.

Então é basicamente isso, para compreender melhor as diferenças confira os posts de inspiração tipográfica onde você vai encontrar grandes exemplos de lettering e também de tipografia misturada ao lettering.

Para caligrafia X lettering, clique aqui e confira o projeto Lettering x Calligraphy.

E para ler mais sobre o assunto, pode verificar neste post (em inglês) onde você vai encontrar informações históricas e um estudo mais aprofundado sobre o assunto.

Obrigado e até a próxima!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com