TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Histologia

Ensaios: Trabalho De Histologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  2.936 Palavras (12 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO__________________________________________________________3

2. TECIDO ÓSSEO_________________________________________________________4

3. OSTEÓCITOS___________________________________________________________5

4. OSTEOBLASTO_________________________________________________________6

5. MATRIZ ÓSSEA_________________________________________________________7

6. OSTEOCLASTO_________________________________________________________8

7. PERIÓSTEO E ENDÓSTEO_______________________________________________9

10. TIPOS DE TECIDO ÓSSEO_____________________________________________ 10

11. TECIDO ÓSSEO OU IMATURO________________________________________ _10

12. HISTOGÊNESE________________________________________________________13

13. OSSIFICÇÃO INTRAMEMBRANOSA____________________________________13

14. OSSIFICAÇÃO ENDOCONDRAL________________________________________14

15. CRESCIMENTO E REMODELAÇÃO DOS OSSOS_________________________19

16. CONCLUSÃO_________________________________________________________ 20

17. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA________________________________________21

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade apresentar o tecido ósseo como um tipo de tecido conectivo forte como o aço e leve como o alumínio. Ele é composto por células especializadas e fibras de proteínas, como o colágeno que é a proteína mais abundante em todo o organismo.

Nem imóvel nem morto, o osso se decompõe e se reconstrói constantemente. Cada osso ajusta seu tamanho e formato durante o processo de crescimento, após uma lesão e em resposta à tensão.

Durante o desenvolvimento ultrauterino e a primeira infância, a maioria dos ossos se desenvolve a partir de estruturas de cartilagem. A ossificação é um processo pelo qual o tecido cartilaginoso dessas estruturas é transformado em tecido ósseo, pela deposição de sais minerais e cristais, principalmente fosfatos e carbonatos de cálcio. Grande parte do aumento da estatura na infância decorre do crescimento dos ossos longos. Perto de cada extremidade de um osso longo existe uma área conhecida como placa de crescimento, onde se processam o crescimento longitudinal e a ossificação. Células cartilaginosas se multiplicam, aumentam de tamanho e morrem, o espaço que elas ocupavam é preenchido por células ósseas novas.

Dessa maneira a placa de crescimento se move ao longo do corpo do osso em crescimento, permanecendo entre o corpo e a cabeça do osso. É o que apresentaremos em seguir com mais riquezas de detalhe e termos técnicos.

Tecido ósseo

Os tecidos ósseos formam uma parte do sistema musculo esqueléticos (esqueleto), dando sustentação aos tecidos moles, protegendo órgãos vitais e auxilia na movimentação do corpo. É neste tecido que encontramos a medula óssea, formadora das células do sangue.

Os ossos armazenam sais minerais (cálcio, fosfato e outros íons), que serão utilizados nas atividades metabólicas do organismo e dar um certo grau de rigidez a este tecido. Ajudam a combater intoxicações por metais pesados e toxinas absorvendo estas substâncias, minimizando os sinais e sintomas por todo o organismo.

O tecido conjuntivo especializa se originando o tecido ósseo, constituído por células e material extracelular calcificado (matriz óssea). As células encontradas neste tecido são: osteócitos célula adulta presentes nas cavidades ou lacunas no interior da matriz (figura 8.1); osteoblastos célula jovem que produz os componentes orgânicos da matriz e ficam na sua periferia; e os osteoclastos células grandes, multinucleadas que se movimentam reabsorvendo o tecido velho, fazendo a remodelagem dos ossos.

A nutrição do tecido é feita por canalículos, trocando as moléculas e íons entre os osteócitos e os capilares sanguíneos. As camadas internas e externas dos ossos são recobertos por membranas conjuntivas que contem células osteogênicas, periósteo e o endósteo, respectivamente.

OSTEÓCITOS

Os osteócitos são células encontradas no interior da matriz óssea, ocupando as lacunas das quais partem os canalículos. São células achatadas, com forma de amêndoa, possui pequena quantidade de retículo endoplasmático rugoso, complexo de golgi pequeno e núcleo com cromatina condensada. São células essenciais para a manutenção da matriz óssea.

OSTEOBLASTOS

Osteoblastos são células que sintetizam a parte orgânica da matriz óssea – colágeno tipo l, proteoglicanas e glicoproteínas. São capazes de concentrar fosfato e cálcio, participando da mineralização da matriz. Estão na superfície óssea, lado a lado, lembrando um epitélio e, quando aprisionado pela matriz, o osteoblasto passa a ser chamado osteócito.

Matriz Óssea

A matriz óssea possui uma parte inorgânica que representa 50% do seu peso. Os íons mais encontrados são o fósforo e o cálcio, e em menos quantidade o bicarbonato, o magnésio, o potássio, o sódio e o citrato. O cálcio e o fósforo formam os cristais e, em torno desses cristais existe uma camada de água e íons, passando a se chamar capa de hidratação.

A parte orgânica é formada por fibras colágenas, constituída por colágeno tipo l e por pequena quantidade de proteoglicanas e glicoproteínas.

Osteoclastos

Os osteoclastos são células móveis, gigantes, com ramificações irregulares e partes dilatadas que contém de seis a cinquenta ou mais núcleos. Possuem citoplasma granuloso, algumas vezes com vacúolos, fracamente basófilo nos osteoclastos jovens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com