TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sustentabilidade

Artigos Científicos: Trabalho De Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  213 Palavras (1 Páginas)  •  419 Visualizações

Aplicações do conceito de controle estatístico de processo (CEP) em uma indústria do norte catarinense

O processo estatístico CEP, consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, oportunidades de melhorias e riscos. Com o conceito do CEP na indústria Catarinense um produto estratégico (Bloco de motor para caminhões a diesel) foi possível averiguar uma maior qualidade percebida pelo cliente.

A qualidade é medida através do grau de resistência à tração, é feito um processo de inspeção nas amostras e são realizadas estimativas da média e do desvio padrão dos resultados coletados ao longo dos 185 dias que foram estudados.

Feitos gráficos com a finalidade de obter uma maior objetividade no processo de amostragem, o gráfico de showhart (Para as amostras) o CUSUM e o da média móvel exponencial ponderada (EWMA) com esses estudos mais profundos é possível analisar a variabilidade do processo. Esse estudo detalhado demonstrou que uma amostra tamanho “x” teve uma pequena variação no decorrer destes 185 dias, para esse teste é dado o nome de ANOVA. Pode-se concluir que de modo geral o processo não apresentou uma variabilidade que ultrapasse ou seja superior dos limites de controle. É importante analisar que o gráfico de controle é baseado em probabilidades, ou seja, há hipóteses de risco A é o erro

...