TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sustentabilidade - Organização da esteira em um cooperativa de reciclagem

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 6

São Paulo, 01 de Novembro de 2014

Aplicação Técnica do Projeto “Sistema Produtivo Sustentável”

À Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 90 – Vila Olímpia

04546-001 – São Paulo – SP

At.: Professor Luis Henrique

Prezados Senhores:

Visando dar continuidade ao trabalho iniciado no primeiro semestre letivo de 2014, chamado de “Projeto Sustentabilidade”, mediante a solicitação de V.Sas., temos a satisfação de submeter para a vossa análise e julgamento, a segunda parte do nosso projeto, para a melhoria da Unidade de Triagem de Materiais Reciclados, também denomidado de Cooperativa Viva Bem oferecendo uma possível melhoria a ser implementada na unidade atual.

Atenciosamente,

Diego Tiago da Silva         20265588

Felipe Giudice Stella         20309741

Jessica Lima da Silva         20135903

Thiago A. S. Fernandes        20112369         


1.         OBJETIVO

O trabalho inicial foi desenvolvido pela analise do trabalho nas correias transportadoras existentes, vimos quais os procedimentos que trazem inoprodutividade, e ineficiencia do processo.

Neste semestre fomos até a cooperativa apresentar nosso trabalho aos cooperados e ver quais implicações teríamos para a implementação do proposto. Recebemos as criticas, tanto boas quanto ruins da parte dos cooperados e de seu corpo técnico e assim chegamos a novas conclusões para apresentar como solução para a coleta dos resíduos na esteira.

2.        O Local e os Cooperados

Os cooperados são pessoas de baixa renda, que se propuseram a iniciar a coleta seletiva e através dos lucros gerados na venda dos resíduos reutilizáveis pela indústria, são remunerados proporcionalmente.

O local de trabalho não tem níveis de higiene, vivencia e salubridade esperado a um local de trabalho, pois os resíduos recicláveis que chegam a eles muitas vezes contem resíduos orgânicos ou produtos que não podem ser reciclados, poluindo o ambiente.

Para pessoas que saíram de faixas as vezes muito abaixo da linha da pobreza, e hoje estão ganhando salários superiores ao mínimo nacional, qualquer modificação, tanto na rotina quanto no espaço físico é difícil de implementar, pois a desconfiança e a falta do conhecimento técnico resultam num bloqueio por parte dos cooperados.

[pic 3]

Fig 1 - Imagem mostra a desorganização dos postos de trabalho e da localização dos bags

3.        PROPOSTAS APRESENTADAS E SUAS MELHORIAS

3.1         Proposta de definição dos postos de trabalho.

Analisamos anteriormente o Lay-out das esteiras e tínhamos o seguinte cenário: Esteira 01, com 14 metros de extensão e 0,95m de largura, andando com uma velocidade de aproximadamente 0,25m/s

Esteira 02, com 12 metros de extensão por 1 metro de largura, com uma velocidade de aproximadamente 0,25m/s.

Para a esteira 01, distribuiríamos da seguinte maneira: 12 postos de trabalho com 24 bags dispostos aos lados dos catadores, divididos pelos 2 lados da esteira

Para a esteira 02, distribuiríamos da seguinte maneira:  10 postos de trabalho com 20 bags dispostos aos lados, divididos pelos 2 lados da esteira.

Verificamos que desta forma o operador iria trabalhar somente com 2 bags de coleta.

3.1.1        Melhorias

Foi observado que os postos de trabalho continuam sem definição ao longo da esteira, e sem uma padronização do número de materiais coletados por operador. Este fato continua trazendo um acúmulo de bags em certa região e sobra de espaços em outras, fato que demonstra a necessidade desta melhoria. O que nós nos propusemos a fazer é demarcar os postos de trabalho marcando com tinta o espaço de cada operador, fazendo com que se organizem, assim os bags poderiam ser colocados ao lado dos operadores aproveitando mais o espaço.

[pic 4][pic 5]

                Área livre para passagem de operadores e retirada de bags

                                        [pic 6]

[pic 7]

        Fig. 2 – Estudo de novo Lay-Out para posicionamento dos operários e big-bags


3.2        Implementação da gestão visual

Devido à má organização e dificuldade de identificação dos bags cheios ou que necessitam de ajustes, propomos a implementação de um Andon simples: uma bandeira cuja sua haste retrátil seria fixada na lateral da esteira, em local que não atrapalhasse o operador, em duas cores diferentes, uma na cor verde para bags cheios que necessitam da retirada para a pesagem e outra vermelha para bags que necessitam de ajustes e compactação do material estocado, quando se fizer necessário sua utilização, seria içada manualmente a uma altura de aproximadamente 2,00 metros, o que facilitaria o reconhecimento dos ajudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (246.5 Kb)   docx (157.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com