TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Escolar

Trabalho Escolar: Trabalho Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 9

0001.DN.CCS.MT.10.C.O.14

RELATO DE CASO DE CONDUTA DIETOTERÁPICA PARA PACIENTE COM PATOLOGIA RENAL.

Paloma Oliveira Antonino de Assis(1); Vanessa Mota Filgueiras (2); Vanessa Resende de Luna (2); Thaisa do Nascimento Rodrigues (2); Sônia Cristina Pereira de Oliveira (3); Maria José de Carvalho Costa (4); Fernanda Cristina de Lima Pinto (4).

Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Nutrição/MONITORIA

RESUMO

Trata-se de um estudo de caso de uma paciente que se encontrava internada no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU) - UFPB. Os dados foram coletados de um prontuário da clínica médica. Este trabalho tem por objetivo apresentar um caso clínico, avaliando o estado nutricional da paciente, propondo uma dietoterapia adequada ao seu caso, visando uma melhora no seu quadro clínico e na sua qualidade de vida. A paciente em questão apresentava patologia renal, com diagnóstico provável ou definitivo Síndrome Nefrótica, Glomerulonefrite Rapidamente Progressiva (GNRP), Insuficiência Renal Crônica (IRC) e Doença de Berger. Foi realizada a avaliação nutricional da paciente, onde foi observado que a mesma estava com seu estado nutricional classificado em magreza grau II e apresentava desnutrição moderada, segundo a adequação da circunferência do braço (CB). Foi proposta uma dietoterapia tomando por base a patologia da paciente, com macronutrientes, micronutrientes e ingestão hídrica adequados ao seu caso.

PALAVRAS-CHAVES: Estudo de caso; Patologia Renal; Dietoterapia

INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão abordadas especificamente as seguintes patologias renais: Síndrome Nefrótica, Glomerulonefrite Rapidamente progressiva (GNRP), Insuficiência Renal Crônica (IRC) e Doença de Berger.

A Síndrome Nefrótica é um grupo de sinais e sintomas incluindo proteína na urina, nível baixo de proteína no sangue e inchaço (edema). A urina pode também conter gordura visível ao microscópio e aumento do colesterol no sangue em muitos casos. É causada por distúrbios que resultam em algum tipo de dano aos glomérulos do rim, levando à excreção anormal de proteína na urina.

O principal dado clínico, nos pacientes com síndrome nefrótica não-complicada, é o edema. É inicialmente facial, aumenta gradualmente, atingindo o escroto e os membros inferiores. Além de que a albumina está frequentemente abaixo de 2g/dl. Com a hipoalbuminemia há aumento da solicitação hepática, que acaba produzindo mais lipídios e apolipoproteínas, com conseqüente dislipidemia: hipercolesterolemia (LDL, VLDL), hipertrigliceridemia.

A Glomerulonefrite Rapidamente Progressiva (GNRP) é uma forma de doença renal que causa danos nas estruturas internas (particularmente os glomérulos) e uma perda rápida da função renal. Esta doença pode manifestar-se como uma síndrome nefrítica aguda ou uma insuficiência renal inexplicável. Ela evolui rapidamente para uma insuficiência renal e uma doença renal em estágio final. Os pacientes com GNRP apresentam sangue na urina, proteinúria e, ocasionalmente, hipertensão arterial e edema. O quadro clínico é consistente com uma síndrome nefrótica, ainda que o grau de proteinúria pode, em ocasiões, ser maior de 3g/24 horas.

A insuficiência renal crônica é uma síndrome decorrente da perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais. O quadro clínico que desenvolve com o evoluir da IRC denomina-se síndrome urêmica ou uremia. A síndrome urêmica é o conjunto de sinais e sintomas que começam a surgir quando a filtração glomerular está < 30 ml/min. Ela decorre de dois: acúmulo de várias toxinas que deixam de ser excretadas e perda da função endócrina renal.

Na IRC, com a perda progressiva da capacidade excretora renal, com diminuição da filtração glomerular, uma variedade de solutos tóxicos, sobretudo provenientes do metabolismo de proteínas e aminoácidos, acumulam-se no soro e no plasma. Os mais importantes quantitativamente são ureia e creatinina, na prática clínica estima-se a filtração glomerular calculando-se o clearence de creatinina ou depuração de creatinina.

Os pacientes portadores de IRC estão propensos a apresentar desnutrição, que pode ser causada por uma ingestão insuficiente de nutrientes, por causas secundárias, como a influência da doença base, os fatores psicossociais e a anorexia urêmica. E, frequentemente, o indivíduo com insuficiência renal apresenta hipertensão arterial, pois os rins não conseguem eliminar o excesso de sal e água.

Doença de Berger ou Nefropatia por IgA é um distúrbio caracterizado por sangue na urina, causado por inflamação das estruturas internas do rim e por depósitos de anticorpos IgA no tecido mesangial do rim. O distúrbio pode aparecer de forma aguda, progredindo rapidamente ou como glomerulonefrite crônica ou como hematúria.

A dietoterapia é importante para estes pacientes, pois ela pode auxiliar na melhora do seu quadro clínico, visando o controle sintomatológico urêmico e dos distúrbios hidroeletrolíticos e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida do paciente.

Este trabalho tem por objetivo apresentar um caso clínico, avaliando o estado nutricional da paciente em questão, propondo uma dietoterapia adequada ao seu caso, visando uma melhora no seu quadro clínico e na sua qualidade de vida.

DESCRIÇÃO METODOLÓGICA

O caso clínico foi coletado de prontuário da clínica médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU) – UFPB, associada com revisão da literatura sobre o assunto em questão.

Após a coleta dos dados do prontuário, foi feita uma proposta de conduta dietoterápica para o paciente.

RESULTADOS

E.S.M., do sexo feminino, 23 anos, 39,4Kg, 1,53m de altura, possui um núcleo familiar de 6 pessoas, vivendo com uma renda familiar de um salário mínimo e com bolsa família. Tem antecedentes familiares com dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica (HAS). Tem como doença anterior, síndrome nefrótica.

Foi admitida no HU em 15 de abril de 2010 apresentando dor em abdome superior de forte intensidade, seguidos de vômitos de coloração avermelhada; ainda diarréia sem sangue ou muco; febre de baixa intensidade esporádica sem piora. Com um mês de internamento apresentou aumento da palidez da mucosa e cansaço aos médios esforços. Diurese mantida com presença de espuma por aproximadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com