TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho FInal TGA

Trabalho Escolar: Trabalho FInal TGA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A administração japonesa nasceu no chão de fábrica, com a filosofia básica de evitar qualquer tipo de desperdício – muda – e de promover o melhoramento contínuo – kaisen. Com esta filosofia, agregada a permanente busca de conhecimentos e tecnologias avançadas de produção (controle estatístico de processos, planejamento de produção, engenharia de produtos) e aliados ao favorecimento da política econômica governamental, os produtos japoneses alcançaram um diferencial competitivo no mercado internacional. Foi esta diferenciação que resgatou o foco da comunidade empresarial à área de produção, que até então era visa pelos outros setores na organização como um mistério insondável e desinteressante, barulhento, muitas vezes sujo, onde trabalhavam pessoas inexpressivas. A partir disso, a gestão da produção passou a ser novamente incluída na discussão das estratégias do negócio. Buscou-se, então, adaptar o sistema de produção japonês a outros ambientes, desprendendo-o de sua origem na manufatura, buscando implementá-lo amplamente em qualquer tipo de indústria e em outros setores.

O sistema de produção japonês, tal como é estruturado atualmente, surgiu nos vinte e cinco anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, na Toyota Motor Co. Seu maior idealizador foi o engenheiro Taiichi Ohno. Daí decorrem as duas outras denominações do método: Sistema Toyota de Produção ou Ohnoísmo. São características básicas do Ohnoísmo:

JUST-IN-TIME – o sistema de just-in-time envolve uma tentativa de reduzir custos e melhorar o fluxo de trabalho através da programação de materiais que devem chegar à uma estação de trabalho no momento certo de seu uso. Permite cortar custos de manter estoque, maximizar o uso do espaço e contribuir para melhorar a qualidade dos resultados.

Os principais fatores de sucesso do JIT são:

 Alta qualidade de fornecimento: os usuários devem receber apenas bons materiais dos fornecedores. As relações devem ser construídas e mantidas com fornecedores confiáveis.

 Cadeia de fornecedores: um número mínimo de fornecedores é melhor.

 Concentração geográfica: tempos de trânsito e de transporte pequenos das fábricas do fornecedor para o cliente são necessários.

 Transporte e manuseio de materiais eficientes: o transporte entre os fornecedores e os usuários deve ser confiável.

 Forte compromisso da administração: a administração deve assumir suas ações e fazer os arranjos necessários para assegurar que o sistema funcione.

KANBAN – é um método de autorização da produção e movimentação do material no sistema JIT. Na língua japonesa a palavra Kanban significa um marcador (cartão, sinal ou placa) usado para controlar a ordem dos trabalhos em um processo seqüencial. O objetivo do sistema é assinalar a necessidade de mais material e assegurar que tais peças sejam produzidas e entregues a tempo de garantir a fabricação ou montagem subsequentes.

O sistema de controle da produção pelo sistema de kanbans deve funcionar, através dos diversos centro produtivos da empresa, como se fosse uma corrente contínua fechada. O resultado será que todos os centros de fabricação do sistema produtivo receberão no momento exato as quantidades necessárias de itens para que se cumpram os objetivos do programa de produção.

MUDA – busca da eliminação total de qualquer tipo de desperdício.

KAISEN – ênfase na qualidade através da melhoria contínua, onde cada pessoa é responsável pela qualidade e pela solução dos problemas em seu trabalho. Porém, a busca da melhoria não se limita aqui à esfera da produção mas constitui uma filosofia de vida e comportamento, dentro e fora da organização, envolvendo todos, inclusive executivos e operários. Esta filosofia assume que nossa forma de vida – seja nossa vida profissional, social ou pessoal – merece ser constantemente aperfeiçoada.

Qualidade e melhoria contínua - A ênfase na melhoria contínua reflete a tentativa de manter uma vantagem de qualidade ao longo do tempo, sempre buscando novos meios para melhorar incrementalmente o desempenho atual. A filosofia básica da melhoria contínua é que cada pessoa nunca deve estar satisfeita com o que faz, mas estar sempre na busca constante do aperfeiçoamento – Kaisen. Uma maneira de combinar o envolvimento das pessoas e a melhoria continua é a utilização do conceito de círculos de qualidade. O círculo de qualidade é um grupo de pessoas – não mais do que dez – que se reúnem regularmente para discutir meios de melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços. É através dos círculos de qualidade que se realiza a melhoria contínua a partir das operações diárias

1º Passo – Escolher uma área de melhoria

2º Passo – Organizar equipe de melhoria da qualidade

3º Passo – Idebtificar os benchmarks

4º Passo – Analisar o desempenho do método atual

5º Passo – Desenvolver estudo piloto da melhoria

6º Passo – Administrar a implementação das melhorias

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO JAPONESA

Administração Participativa – A administração japonesa se baseia na forma participativa de gestão, envolvendo a participação dos funcionários no processo decisório, negociação de metas, trabalho em grupo, controle exercido através de liderança, comunicação bilateral, participação nos resultados. Através dela, o subordinado compartilha um significativo grau de poder na tomada de decisões com seus superiores imediatos. O resultado é a obtenção de melhores decisões.

Prevalência do Planejamento Estratégico – O planejamento estratégico é um, processo organizacional compreensivo de adaptação através da aprovação, tomada de decisão e avaliação. Procura responder a questões básicas como: porque a organização existe, o que ela faz e como faz.

A falta de planejamento desperdiça mão-de-obra, recursos materiais e tempo, elevando os custos de produção, gerando perdas de mercado e desemprego. Através do estabelecimento de um planejamento estratégico a empresa ganha flexibilidade, utilizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com