TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Genetica

Dissertações: Trabalho Genetica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

Respostas lista de exercícios- 2

1. a) Monoíbrido - Um cruzamento monoíbrido é uma técnica usada em biologia para determinar quais características serão herdadas pela descendência de dois organismos individuais. A progênie de dois parentais que são homozigotos para um dois alelos alternativos do par gênico. um cruzamento entre dois parentais que diferem em apenas um par gênico (geralmente AA x aa) .

b) Diíbrido- herança de duas características com dois pares de estados contrastantes .

c) Dominante - o alelo que se expressa sobrepondo-se ao alelo a lternativo.

d) Recessivo - o alelo cuja expressão é suprimida na presença do alelo dominante .

e) Cruzamento teste - O cruzamento entre qualquer indivíduo e seu parental homozigoto recessivo para determinar se o indivíduo é m homozigoto dominante ou heterozigoto.

3.Primeira lei de Mendel: Lei da Segregação ou Lei da Pureza dos Gametas

A primeira lei afirma que os fatores hereditários ou genes constituem unidades que são passadas de geração para geração sem alterações. Diz que quando há um cruzamento (com linhagens puras), uma unidade se manifesta na geração e outra não. Esta que não se manifesta é denominada gene recessivo e só torna a aparecer na segunda geração. Também foi observado que o gene dominante ocorre em três quartos dos descendentes, enquanto o gene recessivo ocorre em apenas um quarto.

Segunda lei de Mendel: Lei da Segregação Independente dos Genes

Esta segunda lei afirma que em indivíduos de linhagens puras, mas com uma unidade diferente (como a cor das ervilhas e sua textura, por exemplo), os genes distribuem-se (separam-se) independentemente para os gametas, assim, retornam combinando-se aleatoriamente, ao acaso, formando todas as combinações possíveis.

Terceira lei de Mendel: Lei da Distribuição Independente

A terceira e última lei de Mendel trabalha a dominância, afirmando que os seres híbridos (aqueles que são resultados do cruzamento entre os seres que possuem dominantes e recessivos) possuem um gene dominante que irá encobrir em partes o gene recessivo. Isso significa que os seres híbridos devem apresentar as características de dominância.

4. 1ª Lei de Mendel Através da autofecundação e da observação de seus descendentes. Se em sua prole apresentar apenas descendentes com determinada característica, ela será homozigota ou AA, se apresentar descentes com características diferentes, ela será heterozigota Aa.

5. O fato que explica esse resultado é que os pais da prole apresentam genótipo Bb, onde B, característica que condiciona a cor preta, e b condiciona a cor branca. Percebe-se que o gene que condiciona a cor preta é dominante em relação ao gene que condiciona a cor branca. Logo:

Aa x Aa (Pais)

gerará descendentes:

AA(fenótipo preto), Aa(fenótipo preto), Aa(fenótipo preto) e aa(fenótipo branco).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com