TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Genética é responsável pelo estudo da hereditariedade e iniciou-se com o trabalho de Gregor Johann Mendel

Por:   •  20/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

1.1. Histórico

A genética é responsável pelo estudo da hereditariedade e iniciou-se com o trabalho de Gregor Johann Mendel, monge que entre 1856 e 1865 estudou a transmissão da informação genética a partir do cruzamento de ervilhas. Por meio deste estudo, conceitos base da genética atual foram criados e a compreensão da hereditariedade foi possível.

No entanto, o estudo de Mendel só recebeu a devida atenção no início do século XX, anos após sua morte, quando alguns cientistas passaram a analisar seus escritos e aplica-los em outros experimentos. Com isso, foi criado o Mendelismo e utilizado como ponto de partida para diversas outras descobertas da genética como a genética de populações.

A partir da ideia da hereditariedade transmitida por uma unidade de informação genética, surgiu a necessidade de compreender melhor a natureza do gene, decifrando suas características físicas e químicas, levando assim ao estudo da estrutura do DNA e de sua transferência aos descendentes. Desse modo, em 1953, Watson e Crick publicaram na revista Nature um trabalho sobre a estrutura do DNA, após diversos experimentos realizados, alguns deles por uma biofísica chamada Rosalind Franklin, divulgando sua dupla hélice e a forma como ele se estrutura tridimensionalmente.

Com essas descobertas, foi possível compreender a replicação, a transcrição e a tradução do DNA e suas consequências nos sistemas biológicos, dentre elas a hereditariedade, estudada tanto em organismos isolados como em grupos grandes, a citada genética de populações.

1.2. Genética na área da saúde

O estudo da genética faz-se importante na área da saúde visto que muitas doenças possuem caráter hereditário ou ocorrem por erros no processo de replicação, transcrição e tradução do DNA. Sendo assim, com o conhecimento dos processos e padrões da transmissão dos genes além da compreensão da estrutura do material genético, podemos prever as probabilidades de pessoas afetadas por doenças dessa natureza além das chances de gerar novos descendentes afetados.

Somado a isso, temos um entendimento mais amplo a respeito de como atender pessoas com doenças antes não compreendidas, como as síndromes e outras anomalias, a exemplo o daltonismo e o albinismo. Sendo assim, o avanço nos estudos relacionados à genética leva a um avanço na compreensão e formas de tratamento para pessoas com debilidades decorrentes de alterações hereditárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com