TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Parasitologico

Casos: Trabalho Parasitologico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 8

FILO ARTHROPODA

Reúne o maior número de espécies do Reino Animal, compreendendo cerca de ¾ do total de espécies conhecidas. Podem ser encontrados em todos os ambientes, desde 6 mil metros de altitude até mais de 9 mil metros de profundidade em oceanos  cosmopolitas. †

Exemplos: abelhas, borboletas, cigarras, siris, camarões, lagostas, aranhas, escorpiões, ácaros, cracas, lacráias etc.

CARACTERÍSTICAS EMBRIONÁRIAS

†* Simetria bilateral † *Triblásticos

†*Celomados † *Protostômios

†* Metaméricos  tendência à fusão de segmentos, formando unidades funcionais denominadas tagmas  cabeça, tórax e abdome dos insetos, por exemplo.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

† Apêndices articulados  pernas, antenas, apêndices bucais (mandíbulas, quelíceras)  a presença de pernas articuladas deu o nome ao grupo (arthro = articulação; poda = pé).

Exoesqueleto quitinoso: formado por placas que se articulam, propiciando os movimentos do corpo e de seus apêndices - atua como estrutura de proteção e de suporte do corpo, não Impedindo a mobilidade.

Crescimento: mudas ou ecdises  regulado pelo hormônio da muda ou ecdisona.

GRAFICO DE DEMONSTRAÇÃO DE CRESCIMENTO:

CLASSE ARACHNIDA

- Principais Características:

• Corpo dividido em cefalotórax e abdômen.

• Presença de quatro pares de pata (animais octópodos).

• Ausência de antenas. (são áceros).

• Presença de palpos (apêndices semelhantes a patas, mais sem finalidade de locomoção; servem para prender vitimas e alimentos ou possuem função sexual).

• Muitas espécies peçonhentas e perigosas. Outras são parasitas (sarnas, acne “cravo”, carrapato), ocorrendo, através de algumas, a transmissão e doenças infectocontagiosas.

• Na maioria, respiração por filotraqueias (ou pulmões-livro), traqueias normais ou ambos os processos.

- Respiração:

A respiração processa-se através de filotraquéias ou “pulmões” foliáceos. Encontramos no abdômen os estigmas das filotraquéias (2 ou 4 pares de cada lado). Estas são um tipo especial de traquéia formada por 15 a 20 lâminas dispostas como as páginas de um livro, alojadas dentro de uma cavidade, que se comunica com o exterior por uma abertura chamada estigma. As lâminas são muito vascularizadas, o que permite a hematose. Quando existe apenas um par de filotraquéias, é comum existir também uma traquéia ramificada que completa a respiração.

- Circulação:

É do tipo aberta, como nos demais artrópodos, sendo o coração dorsal circundado por um pericárdio. O sangue é incolor contém corpúsculos amebóides e hemocianina dissolvida.

- Excreção

É realizada por túbulos de Malpighi pares, ligados ao intestino e por um ou dois pares de glândulas coxais situados no assoalho do cefalotórax. O principal produto de excreção é a guanina.

- Sistema Nervoso

Como nos demais artrópodes é do tipo ganglionar e posição ventral. Os orgãos dos sentidos podem ser pêlos sensitivos, olhos e fendas sensitivas. Os olhos são simples (oce-los), os pêlos são abundantes e fornecem informações sobre objetos próximos, gravidade, movimento do ar, etc.

- Reprodução

Os sexos são geralmente separados (dióicos) e a fecundação é interna. o desenvolvimento nos acarinos é indireto, isto é, aparece uma larva (hexápoda) seguida de uma ninfa (octópodo) e finalmente o adulto.

ORDEM ACARI

Os carrapatos apresentam cefalotórax e abdome fundidos, o que dá ao corpo o aspecto de um bloco único. Essa característica também é verificada nos ácaros, alguns dos quais são importantes ectoparasitas humanos, como o Demodex folliculorum, que habita o folículo piloso humano e determina o aparecimento dos "cravos". Outro ácaro, o Sarcoptes scabiei, é o agente causador da sarna. As fêmeas penetram na pele, por onde caminham fazendo túneis epidérmicos nos quais deixam seus ovos. A infestação da pele causa intenso prurido (coceira) e costuma ser acompanhada por infecções bacterianas associadas.

Ciclo Evolutivo

Os ácaros até chegarem a fase adulta passam por quatro etapas anteriores:

OVO > LARVA > PROTOLINFA > DEUTONINFA E FINALMENTE ADULTO

Tanto as ninfas como os adultos possuem 4 pares de pernas, no entanto, as ninfas ainda não possuem abertura genital, sendo esta a diferença básica entre as duas formas.

Habitat - podem ser encontrados em quase todos os habitats acessíveis à vida animal: solo, húmus, alimentos armazenados, sobre vegetais, nas águas doces e salgadas, e como ecto ou endoparasitas de vertebrados e invertebrados.

De grande interesse são os ácaros fitófagos, que se constitui em pragas importantes na agricultura.

Na área médica veterinária, temos alguns ácaros que podem ser hospedeiros intermediários de certas tênia e, alguns são transmissores de agentes patogênicos, tais como vírus, bactérias e protozoários.

SUBORDEM MESOSTIGMATA (Gamasida)

(meso - mediano; stigmata - espiráculo)

CARACTERÍSTICAS:

- Um par de estigmas respiratórios ao nível da coxa II e III abrindo-se em peritremas alongados.

- Presença de escudo dorsal.

- Hipostômio desprovido de dentes recurrentes.

- Podem ser de vida livre ou parasitas internos (vias respiratórias) ou externos de répteis, aves e mamíferos.

- Podem ser vetores de agentes patogênicos, provocar reações cutâneas e alguns podem causar anemia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com