TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Potassio

Artigos Científicos: Trabalho Potassio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  1.507 Palavras (7 Páginas)  •  1.585 Visualizações

Página 1 de 7

UNIESP- União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privada

São Paulo,29 de abril de 2013

Profº Aline

Fisiologia Humana

DOENÇAS RELACIONADAS AO K+

Potássio

Estudos epidemiológicos e clínicos indicam que a maior ingestão de potássio diminui a pressão arterial tanto de pessoas normotensas quanto hipertensas.

Altas ingestões de potássio reduzem o risco de acidente vascular cerebral, arritmias cardíacas em pessoas com doença isquêmica do coração, insuficiência cardíaca congestiva e hipertrofia do ventrículo esquerdo. Além disso, a maior ingestão de potássio tem ação profilática contra dano renal, em especial a lesão tubular. Altas ingestões de potássio reduzem a excreção de cálcio, a qual reduz o risco de calculose renal e ajuda a impedir a desmineralização óssea.

A dieta normal de um adulto sadio contém entre 80 a 120 mEq/dia de potássio (2500 a 4000 mg). A melhor forma de ingerir mais potássio é comer mais frutas e verduras. Alimentos ricos em potássio incluem o feijão (460 mg/100g), tubérculos como o inhame (670mg/100g), frutas como a banana (396mg/100g) e hortaliças como a couve (447/100g). Água de coco (250mg/100ml) e sucos de limão, laranja ou abacaxi (> 100mg/100ml) contém muito mais potássio que refrigerantes do tipo Cola (<2mg/100ml).

Os níveis séricos normais variam entre 3,5-5,1 mEq/l, mas sofrem influências da glicemia, hormônios (ex: insulina, glucagon), estado nutricional (menores níveis na subnutrição) e pH arterial (níveis de K+ mais elevados na acidose e menores na alcalose).

Hipercaliemia ou Hiperpotassemia é a

Hipercalemia ou potássio elevado, é uma doença grave, potencialmente fatal. O potássio é um eletrólito que é vital para os processos de todos os dias de manutenção da vida, como mantendo o batimento de coração e auxiliando a comunicação e a função do nervo. Potássio demais e não é suficiente pode causar problemas semelhantes. Muitas vezes provocada pela suplementação de potássio e uma dieta rica em potássio, hipercalemia requer assistência médica imediata. Se você acredita que você tem hipercalemia, consulte o seu médico imediatamente para tratamento e aconselhamento.

Potenciais causas de hipercaliemia

Além da disfunção renal, são potenciais causas da hipercaliemia a acidemia, hipoaldosteronismo, rabdomiólise, lise tumoral,queimaduras, hemólise, ingestão excessiva de agentes farmacológicos, tais como diuréticos poupadores de potássio, inibidores daenzima conversora da angiotensina, succinilcolina, antiinflamatórios não-esteróides, trimetoprim-sulfametoxazol, entre outros.[1

Manifestações clínicas

Palpitações cardíacas

Uma vez que o potássio é crucial para a função cardíaca, problemas cardíacos são frequentemente o primeiro sinal de que seus níveis de potássio são desligado kilter. Palpitações fará com que você tenha uma maior consciência do seu coração batendo porque ele está batendo muito rapidamente ou muito lentamente ou está ignorando batidas. Se as palpitações são severas o bastante e o nível de potássio alto o suficiente, um ataque cardíaco pode resultar. Se houver instâncias recorrentes de palpitações a qualquer momento, consulte imediatamente seu médico.

Dores no estômago

Potássio auxilia na manutenção de suaves contrações dos músculos no sistema digestivo. Quando há um acúmulo de potássio no sangue, os músculos digestivos podem contrair esporadicamente, intensamente ou mais do que o habitual. Isto causa dores no estômago e dor.

Diarréia

Diarréia é o resultado final dos problemas digestivos causados por hipercalemia. De acordo com Dr. Richard Johnson de Louisville, KY, dores no estômago e diarréia resultante de hipercalemia podem ser tão potentes que você pode sentir como se você tomou um laxante.

Espasmos musculares

Potássio regula a comunicação entre o cérebro e os músculos. Quando há demasiada potássio em seu corpo, espasmos musculares podem resultar, pois os canais de comunicação são obscurecidos.

Mudanças de humor

Irritabilidade e ansiedade podem ser sinais de hipercalemia. Muitas pessoas que não se sentem bem experimentam mudanças de humor. No entanto, demasiado causas de potássio directa shift em Humor por causa do potássio influência tem sobre o cérebro e os sistemas de comunicação interna do corpo.

Fadiga

Fadiga resultados de muito potássio como corpo desesperadamente tenta reequilibrar-se. O coração está trabalhando mais do que a normal, os músculos estão lutando para trabalhar normalmente e extremamente cansaço é muitas vezes o resultado.

Tratamento

Considera-se no RN como hiperpotassemia a concentração plasmática de K maior

do que 6,5 mEq/L. O tratamento depende da causa básica, gravidade,

concentração plasmática e das alterações ECG encontradas.

Terapêutica da Hiperpotassemia :

* Hiperpotassemia leve/moderada sem alterações ECG: a terapêutica inicial é

feita com suspensão da oferta de K+

.

* Hiperpotassemia moderada ou grave com alterações ECG: está indicada a

terapêutica imediata de diminuição do K+ que pode ser feito através do uso de:

1- Gluconato de Cálcio 10%, IV, na dose de 1-2 ml/kg em 5 a

10 minutos. Observa-se melhora imediata em 5 a 10 minutos,

mas esta é transitória com duração da ação entre 30 minutos

e 4 horas. Pode-se repetir a infusão em 5 a 10 minutos após.

Mecanismo de ação : restaura a excitabilidade da membrana

celular.

2- Bicarbonato de Sódio 3%, IV, na dose de 1 a 3 mEq/Kg em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com