TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Poluição

Dissertações: Trabalho Sobre Poluição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 5

O sentido da palavra poluição quer dizer “degradação do ambiente”.Com o aumento da população, o homem invadindo o espaço da natureza, o avanço tecnológico e crescimento industrial, começaram a surgir também problemas com o que fazer com os restos de materiais domésticos, industriais etc.

E por muitas vezes ser mais viável e fácil, começaram a deixar esses restos de materiais em qualquer lugar, fazendo assim com que iniciasse um circulo vicioso, muitas vezes também por que sabem que as autoridades não dão a atenção correta pra esse tipo de crime.

Tipos, causas e soluções

*Poluição Sonora: é causada pelo barulho emitido por carros, grandes centros urbanos, maquinas. A sociedade acabou se acostumando com esse tipo de poluição, porém é muito prejudicial a saúde. O limite permitido é de 85 dB, de acordo com o Decreto 4.882, em 18 de novembro 2003.

Existem certos cuidados que podem e devem ser tomados para prevenir esse tipo de poluição, são eles: não buzinar desnecessariamente; evitar musicas altas; motores e maquinas devem ser revisados periodicamente para que não emitam ruídos prejudiciais; quando trabalhar em lugares que emita sons altos usar protetor de ouvido; etc.

*Poluição Visual: são as imagens usadas para fazer propagandas, informar, atualizar a população. Porem seu uso exagerado pode ser considerado poluição visual, um termo novo e por isso muito controverso. Acredita-se que o problema não é só o exagero de publicidade mas sim o seu descontrole.

Algumas cidades já fizerem leis que proíbem o uso de placas exageradas e grandes anúncios, a chamada Lei Cidade Limpa publicada no Diário Oficial em 26 de setembro de 2006 (Lei Municipal n° 14.223/06- cidade de São Paulo); Lei 5.509/2011 sancionada em 29 de março de 2011 cidade de Ribeirão Pires-Sp, entre outras.

*Poluição atmosférica: afeta principalmente o ar que respiramos, suas principais fontes são as industrias e os automóveis que lançam gases causadores na atmosfera, que podem se muito prejudiciais a saúde da população, também pode ser causada através de partículas de gases sólidas, liquidas, material biológico, ou energia.

Esse tipo de poluição pode causar muitas doenças tais como: doenças respiratórias (bronquite, rinite, asma, etc); irritações na pele, lacrimação exagerada, infecção nos olhos, ardência na garganta. Por isso recomenda-se tomar muita agua, principalmente nos dias mais secos.

A poluição atmosférica pode afetar também o clima, devido a esses gases lançados no ar aumenta o efeito estufa, e assim aumentando a temperatura. Exemplo: os gases formam uma camada de poluição na atmosfera, fazendo com que o calor fique concentrado, provocando mudanças climáticas. Em nível federal, foi criada a primeira legislação mais efetiva sobre o controle de poluição do ar, a portaria do ministério interior n° 231, 27 de abril 1976. Que visava estabelecer padrões de qualidade do ar.

Mesmo parecendo impossível, existem meio de se não dissipar, ao menos diminuir esse tipo de poluição, tais como: limites nos níveis de poluição nos ambientes urbanos e rurais; rigorosidade quanto as normas de emissão de gases poluentes; monitoramento das fontes desses gases; incentivar o uso de tecnologias menos poluentes; equipamentos que reduzem o gases poluentes (catalisadores automotivos, filtros despoluidores nas chaminés das industrias, entre outros); monitorar lugares onde se armazena produtos poluentes sólidos para evitar incêndios; controle da qualidade do ar; reflorestamento de áreas devastadas; projetos preventivos ; controlar as queimadas e desmatamento; evitar agrotóxicos; etc.

*Poluição da água: desde o inicio o homem sempre procurou se instalar perto de cursos de agua, afim de que sua vida fosse facilitada, com isso acabou comprometendo as qualidade da agua, por jogar o esgoto de industrias e residências. Já existem leis que proíbem esse tipo de poluição mas não é seguida muitas vezes por falta de monitoramento. Outro agravante é que todo tipo de poluição atmosférica e do solo acaba sendo lançada na agua, isso implica mais uma série de problemas.

Estudos da Comissão Mundial de Água apontam que cerca de 3 bilhões de pessoas vivem sem o mínimo de agua necessário para viver, 1 milhão não tem acesso a agua potável. Por isso espalham-se inúmeras doenças como: diarreia,hepatite, febre tifoide, que matam mais de 5 milhoes de pessoas por ano, e também congestiona o sistema precário de saúde.

Na Legislação Federal, existe o Código de Aguas (Lei 24.6431 0 de julho de 1934), alterado por leis posteriores mas sempre para ampliar a força de seus preceitos.

Para que possamos começar a solucionar esses problemas, é necessário primeiramente que cada ser humano tenha consciência que deve fazer a sua parte por menor que seja, se cada um fizer um pouco conseguiríamos resolver boa parte do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com